1957, a corrida
venezuelana se transforma, mudam o circuito para um com cerca de dez quilômetros,
sinuoso, com alguns trechos apertados, perigoso, e a distancia é de mil quilômetros.
A nova denominação para
o GP da Venezuela é “1,000 KM de Caracas”, prova válida para o “F.I.A. World
Sports Car Championship”, sendo sua sétima etapa.
Válida para o mundial
quarenta e um carros se inscreveram e largaram trinta e oito.
A 335 Sport de Collins/Phil Hill, 1º lugar .
A Ferrari com nove
carros, quatro da equipe, duas 335 Sport para as duplas Hawthorn/Musso e Phil
Hill/Collins. Duas 250 TR-58 para Von Trips/Seidel e Trintgnat/Gendebien.
450S de Moss/Brooks.450S de Behra/Brooks.A bela 200S de 2.000cc de Sergio Gonzalez/Alberto Gutierrez, inscrito por equipe venezuelana.
A Maserati também com nove carros, quatro da equipe, duas 450S para Behra/Moss/Schell com Brooks de reserva e a outra Moss/Brooks com Behra e Schell na reserva. Duas 300S Bonnier/Scarlatti/Brooks e Gutierrez/Godia-Sales/Scarlatti/Brooks.
Masten Gregory/Duncan com
outra 450S, da equipe Bueli.
Porsche seis carros.
Corvette quatro
AC seis.
Osca três.
Um Aston Martin DB3S e uma Lotus Seven.
Três mulheres
inscritas, Isabelle Haskell com Alessandro de Tomaso numa Osca MT4. Ruth Levy e
Denise McCluggage de Porsche 550 RS que chegaram em décimo terceiro lugar,
quarto na categoria até 1.500cc.
A grande ausência foi
Juan Manuel Fangio, recém coroado com seu quinto Campeonato Mundial de Formula
Um.
GRID
Nos treinos Moss detona os cronômetros, as Maserati 450 S são mais rápidas que as Ferrari 335 Sport. Na classificação Moss crava a pole com 3`41``100/1.000 segundos, média de 161 km/h, meio mais rápido que seu companheiro Tony Brooks e quatro e meio mais rápido que a Ferrari de Hawthorn/Musso os terceiros.
O circuito é rápido e
perigoso...
A CORRIDA
Masten Gregory.Masten Gregory toma aponta com a 450S, para logo ao final da reta dar a primeira do que seria uma série de pancas! Saiu rápido do carro que já ameaçava pegar fogo.
Hawthorn toma a ponta.Depois Behra, provavelmente dando volta no 550 RS de Edgar Barth/von Hanstein, 5º colocado e vencedor na categoria até 1.500cc.
Hawthorn e Collins com as 335 Sport tomam a ponta com Behra na 450S vindo logo atrás. Moss que caiu para último na largada já vem em décimo. Na volta trinta e um Moss crava 3”39””449/1.000 a melhor volta da corrida, quase dois segundos abaixo da pole, vem no segundo lugar, atrás de Collins, para logo a seguir encontrar o AC-Ace de Dressel, e numa bobeada do inglês e talvez dele mesmo, batem numa freada!
Algumas volts depois Behra trás sua 450S para reabastecer, e numa cena de arrepiar, quando Behra dá a partida uma chama começa a arder na traseira do carro, ele pula e cai se machucando, o mecânico chefe da Maserati se queima gravemente. O chefe da Maserati manda Moss tomar o lugar de Behra, o inglês ainda meio atordoado por causa da panca, sai com o carro para na volta seguinte parar...seu traseiro queimava com alguma brasa do fogo. Schell assumiu a 450S para em algumas voltas tomar a ponta.
A Maserati de Binnier no poste e a de Shell no muro...e pega fogo!
Vinte três voltas
depois Schell vem ponteando soberbamente sobre as Ferrari, e ao colocar volta
sobre seu companheiro de equipe Jo Bonnier, com uma 200S de 2.000cc. Estoura um
pneu de Bonnier e os dois batem, segundo o relato da Wikipédia, ambos conseguem
pular de seus carros antes das batidas, em artigo que li talvez décadas atrás e
que não encontrei, o autor afirma que foram lançados. A 200S de Jo se parte ao meio
na batida com um poste, tendo ele se ferido. A 450S de Harry bate num muro e
felizmente ele saiu ileso.
Fim da corrida para a
equipe da Maserati, as 335 Sport, que não eram páreo para as 450S, nadaram de
braçada...
RESULTADO
A Maserati que havia
chegado a Caracas com uma mão no titulo mundial, agora via sua arqui rival colocando
quatro carros nos quatro primeiros lugares. A Ferrari vencia o mundial, apenas
cinco pontos à frente.
A equipe Ferrari cruza a linha de chegada com os quatro carros alinhados, como fez cerca de dezoito anos depois em Daytona! Pena que não encontrei a foto.
Depois dessa corrida a Maserati, leia-se família Orsi, resolveu acabar com a equipe de fábrica, havia vencido o mundial de Formula um com Fangio, e este seria seu segundo campeonato sobre a equipe de Enzo.
Continuou fabricando
carros de corrida, apenas que agora apenas os vendia a equipes particulares. Um
grande exemplo foi a Mod 61-Birdcage, uma sucessora à altura das grandes 250F e
450S.
Rui Amaral Jr
Fontes de pesquisa e fotos:
WIKIPEDIA https://en.wikipedia.org/wiki/1957_Venezuelan_Grand_Prix
Racing Sports Cars https://www.racingsportscars.com/race/Caracas-1957-11-03.html