Jochen Rindt, 1970 Nurburgring, Lotus Cosworth FVA
Alberto "Ciccio" Ascari e a Ferrari 500, bi campeão da F.Um 52/53 e bicho papão da F2.
Graham Hill, Brabham BT16-BRM e Jim Clark Lotus 35-BRM disputam em Snertteton, 1965
Criada em 1947 como uma opção à caríssima categoria GP e depois em 1950 à Formula Um, a F2 foi celeiro de grandes campeões e belas disputas até seu final em 1984 quando foi substituída pela F.3000.
Durante a sua duração e principalmente nas décadas 50, 60 e 70 eram muitos os campeonatos pelo mundo, em 1967 a FIA introduziu o Campeonato Europeu de Pilotos da F2. Além dos campeonatos muitos torneios, como vimos o Internacional realizado em 1971 com Brasil e Argentina e 72 apenas no Brasil. Eram muitas as corridas extra campeonato, quando grandes nomes da F I e outras categorias eram convidados, nos anos de 1952/53 a Formula Um correu com carros da F2 (não vou comentar aqui os motivos) e Ciccio Ascari foi campeão com a bela Ferrari 500, alem disso ele venceu inúmeras corridas de F2 com esse carro. Também Jim Clark corria sempre na F2 e foi num desses carros que nosso campeão nos deixou.
Emerson Fittipaldi, Lotus
1968, François Cevert, Tecno 68-Cosworth FVA, GP de Pau, França
Bruno Giacomelli, March 782-BMW
Cevert
1984, o final da Formula 2, #2 Roberto Moreno, Ralt RH16 Honda-Mugen, e Phillipe Streiff, AGS JH19C BMW-Mader largam na ponta em Brands Hatch.
1967, Jackie Ickx, Matra MS5 Cosworth-FVA
Carlos Reutman, Brabham BT16
1973, Emerson Fittipaldi, Lotus Texaco Star
1968, Jarama, #10 Jean-Pierre Beltoise, Matra MS7 Cosworth-FVA e Jochen Rindt, Brabham BT 23C Cosworth-FVA
Wilson Fittipaldi Jr e Tim Schenken
1979, Zandvoort, #4 Teo Fabi e Stefhen South, ambos de March 792 BMW-Mader
1957, Nurburgring, na Formula Um para completar o grid alguns F2 entre eles o Porsche 550 Spyder de Carel Godin de Beaufort.
1972, Interlagos, Chco Lameirão, March 722 BDA-Hart
1965 Outon Park, Denis Hulme, Brabham BT16 SCA
1965, Black Jack larga na ponta com a Brabham BT16 SCA
1976, Alex Dias Ribeiro, March 762 BMW-Rosche
1968, Jochen Rindt testa um pequeno aerofólio em sua Brabham!
1968, Jochen Rindt testa um pequeno aerofólio em sua Brabham!
Um pouco do regulamento, chassi monoposto, apesar de alguns Porsche 550 Spyder correrem na categoria.
De 1947 à 53 os motores eram livres, obedecendo o limite de 2.000cc ou 500cc sobrealimentados.
1954 à 56 o mesmo regulamento, mas apenas algumas corridas européias foram realizadas.
1957 à 60 motores de 1.500cc.
1961 à 63 as corridas foram disputadas com os carros da Formula Junior.
1964 à 66 motores de 1.000cc.
1967 à 71 os blocos dos motores de 1.600cc tinham que vir de marca em que pelo menos 500 unidades haviam sido fabricadas no ano anterior, com no máximo seis cilindros e preparação de cabeçotes livre.
1972 o bloco do motor de 2.000cc tinha que vir de uma marca com no mínimo 1.000 unidades produzidas, a preparação continuava livre.
1973 à 75 o bloco do motor 2.000cc tinha que vir de uma marca em que pelo menos 100 unidades haviam sido fabricadas.
1976 à 84 eram permitidos os motores de corridas especialmente feitos para categoria.
Campeonato Europeu
1967-Jacky Ickx-Tyrrell Racing-Matra–Cosworth
1968-Jean-Pierre Beltoise-Matra Sports-Matra–Cosworth
1969-Johnny Servoz-Gavin-Matra International-Matra–Cosworth
1970-Clay Regazzoni-Tecno Racing Team-Tecno–Cosworth
1971-Ronnie Peterson-March Engineering-March–Cosworth
1972-Mike Hailwood-Team Surtees-Surtees–Cosworth
1973-Jean-Pierre Jarier-March Engineering-March–BMW
1974-Patrick Depailler-March Engineering-March–BMW
1975-Jacques Laffite-Ecurie Elf-Martini–BMW
1976-Jean-Pierre Jabouille-Equipe Elf-Elf 2J–Renault
1977-René Arnoux-Ecurie Renault Elf-Martini–Renault
1978-Bruno Giacomelli-Polifac BMW Junior Team-March–BMW
1979-Marc Surer-Polifac BMW Junior Team-March–BMW
1980-Brian Henton-Toleman Group-Toleman–Hart
1981-Geoff Lees-Ralt Racing Ltd.-Ralt–Honda
1982-Corrado Fabi-March Racing Ltd.-March–BMW
1983-Jonathan Palmer-Ralt Racing Ltd.-Ralt–Honda
1984-Mike Thackwell-Ralt Racing Ltd.-Ralt–Honda
Jimmy
Rui Amaral Jr