A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 29 de novembro de 2011

MATRA MS650

Ontem ao mostrar o Porsche de Rindt/Soler-Roig nos 1.000 KM de Buenos Aires 1970, pudemos ver que a vitória foi da Matra-Simca MS630/650 de Beltoise/Pescarollo. Hoje recebo do Caíque Pereira o video dela restaurada, dando um show.
Obrigado Caíque, um abraço. 







segunda-feira, 28 de novembro de 2011

ANTOLÓGICAS

Escrever com meu amigo e parceiro Caranguejo é no mínimo desafiante, cada vez que proponho a ele algum post, logo vem uma enxurrada de informações e fotos. As vezes após postar algum texto dele, logo em seguida chega um e-mail com mais fotos e informações, “Rui achei mais isto” as vezes quando ele acha que exagerou me chama de Ruizão.
De qualquer forma é sempre um prazer, agora o dia que ele se tocar e aprender a fazer o post, eu é que vou a cada dez minutos enviar um novo e-mail com outras informações!
Outro dia ele me enviou essas fotos do Jochen Rindt nos 1.000 KM de Buenos Aires. Rindt correu no Porsche 908/2 em dupla com o espanhol Alex Soler-Roig. Chegaram em segundo lugar, atrás da Matra Simca MS630/650 de Jean Pierre Beltoise e Henry Pescarolo. Era o começo do ano de 1970. Em que Rindt finalmente se tornaria o primeiro do mundo, e infelizmente pereceria em Monza.
Ao Grande Campeão Rindt e a meu amigo Caranguejo.

Rui

 Rindt e o 908/2 
Soler-Roig
Beltoise e Pescarolo, Matra Simca MS630/650
Beltoise, neste ano a vitória, no seguinte a tragédia.
No link um exelente site argentino que conta a história da corrida.


Ferrari no GP Brasil 2011

Alonso 4º

Em sua Newsletter a Ferrari, quase em tom de queixume, comenta o quarto lugar de Alonso e o quinto de Massa. O que acontece na Casa de Maranello?

domingo, 27 de novembro de 2011

GP do Brasil 2011

O Canguru.
Webber e Hamilton
Vettel, Webber e Buton. Os três primeiros também no campeonato. 

FINAL

1: Mark Webber (AUS/Red Bull) - 71 voltas em 1h32min17s434
2: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - a 16s983
3: Jenson Button (ING/McLaren) - a 27.638
4: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - a 35s048
5: Felipe Massa (BRA/Ferrari) - a 1h06min733s
6: Adrian Sutil (ALE/Force India) - a uma volta
7: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - a uma volta
8: Paul di Resta (ESC/Force India) - a uma volta
9: Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - a uma volta
10: Vitaly Petrov (RUS/Renault) - a uma volta
11: Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - a uma volta
12: Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - a uma volta
13: Sergio Perez (MEX/Sauber) - a uma volta
14: Rubens Barrichello (BRA/Williams) - a uma volta
15: Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - a uma volta
16: Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - a duas voltas
17: Bruno Senna (BRA/Renault) - a duas voltas
18: Jarno Trulli (ITA/Lotus) - a duas voltas
19: Jerome d'Ambrosio (BEL/Virgin) - a três voltas
20: Daniel Ricciardo (AUS/Hispania) - a três voltas

FOTOS: Getty Images



Rubens


Gosto ou não de Rubens Barrichello?
Certamente não gosto muito, principalmente quando em algumas entrevistas desfila um monte de barbaridades, ou quando levado por um certo locutor, decidiu que era o salvador da pátria.
Barrichello não é um talento natural como hoje vemos em Tião ou Luizinho, e mesmo em Alonso, e principalmente não é o talento natural que vimos e nos acostumamos, até nos viciamos, em nossos grandes campeões.
Sem duvida alguma foi um bom piloto, venceu onze corridas na Formula Um, fora as que a Ferrari jogou fora enquanto ele liderava, e para mim sua carreira foi brilhante.
Ontem assisti uma entrevista em que ele chora e conta sua paixão pelas pistas.
Ora é a mesma paixão de alguns de nós, e bem sabemos como é difícil ficar longe dela.
Então Barrichello, torço hoje por uma grande corrida sua, e principalmente, gostaria imensamente de vê-lo o ano que vem novamente tocando um F I, fazendo o que gosta e sabe...

Rui Amaral Jr


sábado, 26 de novembro de 2011

GP do Brasil 2011 - Classificação

Tião voou
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Barrichello

OS TEMPOS

1. Sebastian Vettel (Red Bull Renault): 1min11s918
2. Mark Webber (Red Bull Renault): 1min12s099
3. Jenson Button (McLaren Mercedes): 1min12s283
4. Lewis Hamilton (McLaren Mercedes): 1min12s480
5. Fernando Alonso (Ferrari): 1min12s591
6. Nico Rosberg (Mercedes GP): 1min13s050
7. Felipe Massa (Ferrari): 1min13s068
8. Adrian Sutil (Force India Mercedes): 1min13s298
9. Bruno Senna (Lotus Renault GP): 1min13s761
10. Michael Schumacher (Mercedes GP): sem tempo no Q3
11. Paul di Resta (Force India Mercedes): 1min13s584
12. Rubens Barrichello (Williams Cosworth): 1min13s801
13. Jaime Alguersuari (Toro Rosso Ferrari): 1min13s804
14. Sebastien Buemi (Toro Rosso Ferrari): 1min13s919
15. Vitaly Petrov (Lotus Renault GP): 1min14s053
16. Kamui Kobayashi (Sauber Ferrari): 1min14s129
17. Sergio Perez (Sauber Ferrari): 1min14s182
18. Pastor Maldonado (Williams Cosworth): 1min14s625
19. Heikki Kovalainen (Team Lotus Renault): 1min15s068
20. Jarno Trulli (Team Lotus Renault): 1min15s358
21. Vitantonio Liuzzi (Hispania Cosworth): 1min16s631
22. Daniel Ricciardo (Hispania Cosworth): 1min16s890
23. Jerome d'Ambrosio (Virgin Cosworth): 1min17s019
24. Timo Glock (Virgin Cosworth): 1min17s060


FOTOS: Getty Images, EFE





sexta-feira, 25 de novembro de 2011

GP do Brasil 2011 - Treinos

Hamilton

Tião. Sei não, mas acho que esse cara é brasileiro!
Webber
A Ferrari comemora o centésimo GP de Massa na equipe.

OS TEMPOS

1: Lewis Hamilton (ING/McLaren) - 1min13s392
2: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) - 1min13s587
3: Mark Webber (AUS/Red Bull) - 1min13s587
4: Fernando Alonso (ESP/Ferrari) - 1min13s598
5: Michael Schumacher (ALE/Mercedes) - 1min13s723
6: Felipe Massa (BRA/Ferrari) - 1min13s750
7: Jenson Button (ING/McLaren) - 1min13s787
8: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) - 1min13s872
9: Adrian Sutil (ALE/Force India) - 1min14s144
10: Paul di Resta (ESC/Force India) - 1min14s807
11: Vitaly Petrov (RUS/Renault) - 1min14s856
12: Bruno Senna (BRA/Renault) - 1min14s931
13: Sergio Pérez (MEX/Sauber) - 1min14s970
14: Kamui Kobayashi (JAP/Sauber) - 1min15s019
15: Nico Hulkenberg (ALE/Force India) - 1min15s178
16: Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso) - 1min15s264
17: Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso) - 1min15s388
18: Romain Grosjean (FRA/Lotus Renault) - 1min15s547
19: Rubens Barrichello (BRA/Williams) - 1min15s663
20: Pastor Maldonado (VEN/Williams) - 1min15s679
21: Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) - 1min16s052
22: Jarno Trulli (ITA/Lotus) - 1min16s298
23: Heikki Kovalainen (FIN/Lotus) - 1min16s338
24: Luiz Razia (BRA/Team Lotus) - 1min17s595
25: Jerome D'Ambrosio (BEL/Virgin) - 1min18s031
26: Timo Glock (ALE/Virgin) - 1min18s051
27: Daniel Ricciardo (AUS/Hispania) - 1min18s367
28: Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania) - 1min18s476
29: Jan Charouz (TCH/Hispania) - 1min19s577


FOTOS: GETTY IMAGES e FERRARI





Tazio Nuvolari e a Cisitalia

A Cisitalia na Autoclasica 2011- Foto: Vasco

Ao postar ontem as fotos de Tazio, recebo logo a seguir um e-mail de meu amigo Vasco com a foto acima e dois links em que o Mantuano aparece pilotando a Cisitalia, a seguir o e-mail do Vasco e os dois videos.
Ele escreve o exelente blog  Lauburu43

Saludos Vasco e muito obrigado!


 "Rui!!! he visto la entrada de Nuvolari en la que está con una Cisitalia:
Te comento que en la Argentina, se restauró una Cisitalia y toda la documentación da a suponer que era la de Tazio.
Te dejo un video donde se ve a Nuvolari probando.
Otro video donde se ve la Cisitalia ya restaurada y en el final del mismo se repite el video del gran Tazio probando.
Y también te mando una foto (perdón por la calidad) de la Cisitalia que estamos hablando, que fue galardonada en la Autoclásica 2011."

Saludos!!!!!!!

Vasco


quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Curva 3




                                                     
O Ricardo - Ricardo Mallio Mansur - me envia essa foto e conta um pouco da satisfação dele, em ter corrido na Divisão 3, e ainda mais de ter deixado sua marca na Curva 3 de Interlagos, em uma pancada com o Beto Fanucchi.
Felizes fomos nós Ricardo, que tivemos oportunidade de pilotar nesta grande pista, que hoje é apenas uma sombra do que foi. Junto com Jacarepaguá soçobrou, a idéias idiotas de nossos politiqueiros.
Hoje sobrou apenas a desafiante Tarumã.
Pois bem os VW D3 mais rápidos chegavam ao fim do Retão de Interlagos a 200/205 km/h, aí era a freada da 3. Os mais rápidos esperam a chegada da placa dos 50m e só depois freavam. Aí conforme o cambio engatavam 3ª marcha, pendurados nos alicates, a tangencia dela era um pouco antecipada, pois logo se saía para fazer a tomada da 4 e entrar no Miolo.
Ineeeesssssqueeeeeciiiivelllllllllllllllll...


ANTOLÓGICAS

Tazio

"Ao mais veloz animal da face da terra, o mais lento" 

Tazio recebeu do  poeta italiano Gabriele D'Annunzio, uma tartaruga de ouro, e ela se transformou em seu símbolo. Ao entrega-la a Tazio, o poeta escreveu essa frase. 

O sorriso cativante do Grande Campeão
Coppa Ciano de 1937, com Alfa-Romeo 12C-36
Com a Cisitalia em 1950


Caranguejo e Rui

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Cezar Fittipaldi

Muitos de nós tentaram, batalharam, para alcançar seus sonhos, alguns conseguiram outros não, mas que foi uma bela batalha, isso lá foi! Entre eles está meu amigo Cezar Fittipaldi, foi para Inglaterra com a cara e a coragem, e lá viveu seu sonho. Se chegou ou não ao topo isso pouco importa, o que importa é que foi lá e fez!
Abaixo um texto seu, para o blog que escreve, e o link em que conta sua batalha nas pistas inglesas.
Valeu Cezare!!!
Um abração, Rui

Padock em Brands Hatch.

"Amigos, eu fui mexer no vespeiro e agora saí picado! Comecei lá atrás uma despretensiosa seçãozinha “Cezar Fittipaldi – carreira de piloto na Inglaterra” onde narro minhas (des)venturas na Ilha de Sua Majestade, pelos anos 80, em busca de um lugar ao sol. Que fui fazer? Santo Deus, buscar o sol num lugar que só chove? Oras....
Bom, percebi que a seção estava engolindo o blog, e dei um tranco nela. Mandei largar de ser metida, ficar na sua, que o blog era para outras coisas: fazer amigos, palpitar, opinar, trocar experiências. Que esta seçãozinha não se metesse a besta comigo! Mas não tem jeito, volta e meia alguém me manda um e-mail reclamando da falta de atualização. O último foi o amigo André Canário, que cantou: poxa, Cezar, entro todos os dias no blog e nada de atualização!

Na chuva em Brands Hacth.
Bem, bem, regressamos ao ano da glória de 1984 – título aliás do ótimo livro do George Orwell, que inspirou a expressão “Big Brother”. O Wham! Do George Michael e Andrew Ridgley estava surgindo com “Careless Whisper”, tínhamos Duran Duran, as lindas moçoilas do Bananarama, Frankie Goes to Hollywood, com Reflex, Sheena Easton. Muitas memórias. Frio, lareira, trabalhando em dois lugares. Dono de um carro de corrida, um trailler, dois motores, um monte de peças de reposição inúteis e pagando caro pelo privilégio de usar uma garagem dentro do circuito de Brands Hatch, a cerca de 35 minutos de carro de minha casa.
Resolvi procurar outro lugar e como sempre, nos classificados da Autosport achei. Que azar! O cara se chamava Keith alguma coisa, tinha uma oficina num bairro do sul de Londres que se chama Elephant & Castle. Cara de pinguço, oficina grande e desorganizada, no entanto tinha ótimos resultados: havia feito o “running” (preparação) de pilotos como Rob Wilson (neozelandês gente boa, mistura de músico de rock e piloto, que chegou a Formula 2) e Johnny Dumfries, além de outros menos conhecidos. Combinei com ele que ele faria a manutenção do carro, além de abrir e verificar o estado dos meus dois motores. Transportei toda a minha tralha para a oficina do cara e fiquei muito feliz, pois o acordo financeiro era bem razoável.


Foi aí que começou meu calvário. Eu ligava toda semana, com esperanças de participar de algumas provas ainda no primeiro semestre de 84, e sempre ouvia a mesma desculpa: o Keith estava muito ocupado e não tivera tempo de trabalhar no meu carro, ou motores. Que droga! Quando podia eu ia assistir ás corridas em Brands Hatch e ficava morrendo de inveja daqueles que podiam competir. Eu tinha carro, mesmo velho, era meu, e muita vontade, mas as circunstâncias não ajudavam. Para piorar, como eu não tinha grana, não podia pressionar muito o infeliz. Nessa altura fiz uma certa amizade com o Johnny Dumfries, que dois anos depois foi o companheiro de Ayrton Senna na equipe Lótus. O cara é o Barão de Dumfries, um lugar na Escócia, e tem muita grana, mas era a simplicidade em pessoa, no modo de falar, no modo de vestir-se. Pagamos boas cervejas um ao outro!
Nessa altura, desolado e para baixo, recebo um telefonema deveras estranho. Um sujeito (não me lembro o nome, mas ainda tenho o cartão dele em algum lugar) se dizendo executivo de uma agência de publicidade que representava a Talbot, queria falar comigo. Não adiantou muito o assunto, mas disse tratar-se de algo relacionado à moribunda Formula Talbot – categoria de monopostos, movidos a etanol, que na altura tinha apenas 6 ou 7 carros no grid. Eles queriam resgatar a categoria. Ótimo! Marcamos uma reunião e eu fui. No interior, lugar lindo, digno de filme de James Bond, uma espécie de castelo, com aquele pátio de cascalhos na frente e uma loira espetacular na recepção. As aparências enganam....." Cezar Fittipaldi




ANTOLÓGICAS

Dov'è il mantovano.
Chueco piensa.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

SALÃO INTERNACIONAL DE VEICULOS ANTIGOS

Nosso automobilismo II


As fotos que tenho usado nestes posts, em que tento mostar um pouco de nosso automobilismo, são antigas, de uma época de ouro. Essa por exemplo é de meu amigo João Carlos Bevilacqua. É o VW Divisão 3 da Equipe Gledson/Amador, pilotado por Fabio Sotto Mayor.

 
Ontem escrevi sobre algumas coisas de nosso automobilismo que a meu ver estão erradas, e com boa vontade poderiam ser melhoradas.
Vejam bem não sou contra essas categorias que usam o mesmo equipamento, como a Stock, Montana e o Brasileiro de Marcas, sendo que este ultimo usa o monobloco do carro original.
Tenho assistido boas corridas, e o nível de profissionalismo deles é alto. Lá tenho visto bons pilotos, e alguns grandes pilotos, aqueles que realmente fazem a diferença.
O melhor exemplo disso é o Thiago Camillo, Valdeno Brito e outros. Nesta última corrida de marcas Julio Campos substituiu o Galid Osman e fez uma grande corrida, chegando no segundo lugar.
Pilotos nós temos, o que temos é que dar oportunidade de mais aparecerem.
Acredito que apenas criticar, sem oferecer uma solução ao menos exeqüível, seria leviandade de minha parte.
Pois bem, sei que temos algumas boas categorias que correm pelo Brasil afora. No Sul, temos um automobilismo forte e bastante regional, no Paraná também e aqui em São Paulo.
Gostaria de criar aqui um espaço, onde pudéssemos dar nossas opiniões e sugestões, para de alguma forma tentarmos mudar todo panorama atual.
Uma idéia que tive hoje, seria a CBA, em cada uma das grandes categorias, F. Truck, Marcas, GT3 e quem sabe até na Stock, obrigar os promotores a ter no mesmo dia de suas corridas, provas de categorias regionais, ou quem sabe até uma categoria nacional. E junto com suas divulgações, promover a categoria que fosse correr no mesmo dia. Dar a pilotos e equipes que hoje vivem sem publico ou incentivo, um pequeno espaço junto às grandes.
Em alguns casos, até obrigar um vídeo, de 10 minutos que fosse, na programação televisiva. Certamente que muitas equipes e pilotos, que hoje correm sem publico ou divulgação, poderiam ter a chance de vender espaços em seus carros.
Vejam bem, este é apenas um começo, e espero contar com a ajuda de todos, para juntarmos nossas idéias e quem sabe levá-las a alguém que se interesse por elas.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Nosso Automobilismo

Nada melhor para ilustrar este texto que Divisão 3. Em 1982 no Campeonato Paulista colocavámos 25/28 carros na pista. 

Minha vontade é sempre escrever sobre nosso automobilismo, o de ontem e de hoje. Reverencio como vocês, que estão sempre aqui, nossos ídolos do passado e sei que temos hoje aqui no Brasil, grandes pilotos, mas...
Ora a estrutura de nosso automobilismo é um espelho do que acontece hoje em nosso país. Que é rico, forte e poderia ser uma potencia, mas é dominado por um grupelho, que apenas pensa em seu proveito próprio.
Um comentário aqui, de meu amigo Fernando Fagundes - Hiperfanauto - e um post de meu amigo Ferraz em seu blog, um post do Carlos tempos atrás, e o editorial da nova revista digital Esporte a Motor, me fizeram sair da letargia e escrever sobre.
Neste mundo de incompetência, apadrinhamento e sujeira que é nosso automobilismo, temos algumas boas coisas, entre elas um exemplo que poderia e deveria ser seguido por nossos dirigentes, a Formula Truck. Particularmente ela não me atrai muito, gosto mais de ver os carros e motos na pista, mas sua organização é exemplar. Lá vemos todas as montadoras de caminhões que aqui estão, desenvolvendo e ajudando pilotos a desenvolverem. Um ótimo esquema de mídia, com televisionamento e isso atrai verdadeiros patrocinadores.
Outras categorias também mostram boas corridas, como essa novo Campeonato de Marcas, mesmo a Stock, a GT3 e por aí vai. Acontece que a Stock é um campeonato de cartas marcadas, sempre os mesmos pilotos e equipes, sem que haja a possibilidade de uma equipe nova se aventurar. Mesmo as que vem da Copa Montana.
Outro erro que vejo é na Copa Montana, até concordo que ela seja monomarca, mas deveria usar o monobloco do próprio veiculo, não este que usam dos Stock antigos.
Parece que o Campeonato de Marcas, usando o monobloco dos carros originais está em um bom caminho, apesar de usar em todos carros o mesmo motor e fornecido por apenas um mesmo fornecedor.
Precisaríamos de um Campeonato de Marcas forte, com total apoio das montadoras, para que amanhã quando em uma corrida em Fortaleza, por exemplo, alguma equipe de lá pudesse se inscrever e quem sabe se dar bem na categoria.
Não culpo nisso os pilotos e donos de equipe, pois eles estão fazendo o que sabem e dentro do esquema que existe.
Alem disso precisamos de uma categoria de Formula de verdade, com um regulamento serio, e de acordo com nossa realidade, para trazer novos construtores e gente que possa desenvolver carros e equipes.
Tudo isso é apenas um sonho, pois desde que comecei, no longínquo 1971, as montadoras aqui instaladas, sempre que tiveram que lidar com a direção de nosso esporte, levaram a pior. Aí ou montavam uma categoria mono marca ou ficavam nas mãos de nossos jabaculezeiros mandatários.
Segue os depoimentos do Fernando, Ferraz, Carlos e Miguel.

Rui Amaral Jr


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Oi Rui, boa noite
Enquanto aguardava o almoço aqui em casa, acabei assistindo pela TV (de susto pois nem sabia que a corrida seria transmitida) a 2a corrida do campeonato brasileiro petrobrás de "marcas" que apesar de não ter sido de toda ruim (já vi coisa melhor) ... deu para pasar o tempo.
Agora é de assustar a situação que chegou o nosso automobilismo brasileiro heim.
Hoje no Campeonato Argentino de Marcas ( com várias marcas de verdade, não com alguns tipos de monoblocos... como é o brasileiro petrobras de marcas)o grid foi de mais de 40 carros (ainda dizem que a Argentina, esta em crise) representando; Fiat Linea, Chevy Astra, Citroen C4, Ford Focus, Honda New Civic e Leon, enquanto aqui em Londrina (num Brasil que empresta dinheiro para o FMI) um grid de 18 carros com os mesmos pilotos da estoque etc e etc.
Será que "se este " campeonato brasileiro petrobras de marcas" fosse um campeonato "multimarcas de verdade" e consequentemente com aquisição mais democrática de carros por todos pilotos e equipe nós não teriamos um grid com mais de 40 carros como nossos hermanos ?

Abs


Fernando Fagundes - Hiperfanauto

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“Hoje chegou às minhas mãos, ou melhor, à minha tela, o regulamento das 24 Horas de Interlagos, prevista para janeiro de 2012.
Com muita expectativa, li o dito cujo. Inicialmente, fiquei feliz com a proposta de corrida, para fazer lembrar a época de ouro das provas de longa duração em Interlagos. Nada melhor do que abrir a prova para carros de turismo de diversas marcas, esperando-se, obviamente, uma razoável diversificação no dia do evento. De fato, poderão participar da tal corrida (se houver), 22 modelos de 8 fabricantes diferentes.
Não vou mencionar a ortografia tchu-tchu usada para identificar a marca Renault logo na página 4. Errar é humano e alguns são mais humanos do que os outros. Nem tampouco vou mencionar os erros de regência aqui e ali. O documento deve ter sido redigido com muita empolgação!!!
A TAXA TÉCNICA, o item 45.10, escondidinha na página 31 do verborrágico documento, teve direito a cabeçalho em letras maiúsculas, e negrito. Não é a toa - a tal taxa é R$ 30.000 (sim, trinta mil reais).”


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“Meus amigos mais uma prova de endurance que á muito tempo não é realizada.Esta prova de velocidade sempre foi realizada nos velhos tempos e muitas saudades traz aos pilotos e preparadores desses tempos, provas como Mil Milhas que deram fim de vez.As ultimas 24 horas foi em 1970, de lá para cá tantas outras foram inventadas e falidas por não terem a capacidade de fazerem as coisas certas, ou melhor ( melhorarem as que existem ) foi sempre o que falei. Infelizmente o Automobilismo virou de vez...é categoria para poucos, ou seja, uma dúzia que conseguiu sobreviver do Automobilismo aqui no País financiados pelos pais, e esses mesmos que andam em todas as categorias. É por tudo isso que as categorias vivem falindo, por exemplo as categorias de formula já morreram , a F3 com oito nove carros, a Linea com dez , e o quê mais...não tem.Pessoal se forem analisar as coisas vão ver que o que estou falando tem sentido...as categorias que criaram nos últimos anos, foi um absurdo, fizeram uma categoria chamada de Marcas que são carros monopolizados e feitos na época pelo Berta na Argentina, hoje são feitos aqui no Brasil pelo mesmo cara se não me falha a memoria...o Zéca Giafone, tem a Mercedes também, a Linea, tem a GT, Porsche Cupe , Stock, Montana, Maseratte que nem sei se existe mais.Então minha gente, precisaria tantas categorias de turismo para quê, e os formulas que são realmente carros de corrida de verdade que levam os pilotos a almejar o topo maior do automobilismo, não sei dizer porquê tudo isso, se é por dinheiro ou por idiotice.Bom o que eu tenho a dizer desta prova, as 24 Horas pelo regulamento, é que sinto ser uma boa para as montadoras, mas para quem pilota fica a falta de máquinas mais fortes, era assim que sempre foi nos tempos passados, por isso que tinha bastantes carros e também publico.Hoje fazem categorias, em dois anos não existem mais, sendo categorias livres ainda vai, mas se for monopolizadas e tendo que comprar tudo do mesmo fabricante, e também montar uma equipe bem estruturada com equipamentos de ponta, e em dois anos ter que enfiar tudo naquele lugar...dói muito, é por isso que não se deve criar mais categorias a rodo, e sim fortalecer as que existem, sempre falei isso.Bom vou postar algumas coisas a respeito das 24Horas, e veremos como vai ser o resultado como eu já falei, esta prova não era realizada desde 1970.”

José Manuel Ferraz - Ferraz Competições


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Em outubro, Mato Grosso do Sul foi palco de mais dois grandes eventos, o Itaipava GT Brasil e Pro Tork Brasileiro de Motocross. Com estrutura e organização profissionalizada, esses eventos serviriam de exemplo e fomentar o esporte a motor em MS. Gerar feedbacks aos organizadores locais. Mas, pelo visto, salvo exceções, não têm sido seguido.
 O presidente da Federação de Automobilismo de MS Valdemir Terra alegando falta de verba, diz que não divulga os eventos estaduais, por ter poucos participantes. Dito isso passaram 3 anos e nada muda.
 Ora, caro presidente, se a sua estratégia fosse a mais correta, estaríamos com grid cheios há algum tempo. Se atualmente temos poucos participantes é devido que eles tem pouco incentivo.
O que um piloto ganha ao disputar o estadual de kart ou de carro, alem de troféu? Nada. Para correr de carro ou kart hoje, gasta se R$1000,00 a R$4000,00 por corrida. É obvio que se pelo menos tivessem ajuda das empresas, a historia seria outra. Mas quem vai patrocinar um evento que ninguém sabe, quem, quando nem onde são as corridas?

Eu não devia, mas vou dizer o que deveria ser feito para encher o grid de pilotos:Sortear e ou premiar quem participa;
Apoiar com uma mídia promocional que tenha boa audiência;
Enviar mala direta para as empresas saberem que o automobilismo existe, e quem são os pilotos;
Seguir um calendário fixado no final do ano anterior ou no máximo no inicio do referido ano;
Formar parceria com as imprensas locais;
E outras coisas mais.
E quanto à verba para isso? A federação tem recebido verba da Fundesporte, é só reservar uma parte para a promoção.
Feito isso garanto que dias melhores virão.

Um abraço e até a próxima.”

Por Mauro Takashi - Esporte a Motor


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NT. Fernando, Carlos e Ferraz são três amigões, que aqui compartilham seus conhecimentos e amor pelo esporte. Amigos pessoais por eles tenho grande estima. O Mauro começou a escrever a revista digital e parece lutar por nossos mesmos ideais .
Como sempre deixo aqui o espaço para quem quer que seja se manifestar, responder e contradizer. Colocarei no mesmo espaço de um post.
Apenas  que sejam pessoas com e-mails, telefones e nomes completos.


Rui Amaral Jr
  






domingo, 20 de novembro de 2011

Marcas em Londrina - Thiago Camilo em primeiro e Julio Campos em segundo



Paulo Valiengo Comunicação

PAULO VALIENGO comunicação e marketing
Bruno Terena/Vicar
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Julio Campos (esq) e Thiago Camilo, juntos no podio

Alta | Web
Duda Bairros/Vicar
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O Astra 21 subindo no rampa do pódio

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Bruno Terena/Vicar
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O competente Carlão Alves

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Duda Bairros/Vicar
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Na bandeirada, Camilo em primeiro e Julio em segundo

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Duda Bairros/Vicar
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Camilo, Julio e Maurício, na segunda corrida do dia

Alta | Web
Marcas: Dobradinha da Carlos Alves em Londrina - Thiago Camilo em primeiro e Julio Campos em segundo
Camilo venceu pela sexta vez e Julio Campos chegou em segundo na estréia
Londrina (PR) - 20/11/2011 - O time oficial Chevrolet, Carlos Alves Competition Team, dos pilotos Thiago Camilo Astra 21 e Julio Campos Astra 44, dominou de ponta a ponta a segunda corrida do dia e seus dois carros receberam a bandeirada em primeiro e segundo lugares, na sétima etapa do Campeonato Brasileiro de Marcas, que aconteceu neste domingo, no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR).

Na primeira corrida deste domingo, Thiago Camilo largou na quarta posição e já estava em segundo logo na primeira volta, quando foi tocado por um concorrente no curvão no final da reta oposta, escapou da pista e voltou nas últimas posições do pelotão.

Com o carro muito pesado, por causa do "lastro de sucesso" de cinqüenta quilos, em função de ocupar o primeiro lugar no torneio, Camilo aos poucos foi fazendo importantes e difíceis ultrapassagens, até encostar no vice-líder do torneio, o paulistano Daniel Serra. Travaram uma férrea disputa que foi assim até a bandeirada final, com Serra em sétimo e Camilo em oitavo. A vitória foi de Valdeno Brito.

Na segunda corrida, em função do sistema de inversão do grid, Camilo ocupou a primeira posição, ao lado de Daniel Serra, com Ricardo Maurício em terceiro e o paranaense Julio Campos em quarto. Camilo largou muito bem e manteve a ponta, sendo bastante pressionado por Ricardinho que não dava sossego ao líder do campeonato. Até que numa espetacular manobra, o terceiro colocado Julio Campos, deu um mergulho sobre Maurício e conquistou a segunda colocação da prova.

Os ponteiros continuaram assim até a bandeirada final, com mais uma vitória de Camilo e com Julio Campos em segundo e Maurício em terceiro. Camilo ainda conquistou a melhor volta da segunda corrida.

"Eu já estava em segundo na primeira corrida, quando fui tocado na traseira do meu Astra por outro concorrente e acabei saindo da pista no fim da reta oposta. Voltei no fim do pelotão e tive que lutar muito para conseguir chegar em oitavo, o que foi fundamental para largar em primeiro na segunda corrida", contou Camilo

"Fiquei muito feliz com mais esta vitória que foi muito importante para abrirmos distância no campeonato (55 pontos de Daniel Serra). O meu carro está muito pesado por causa do lastro e eu tinha que aproveitar as descidas e as freadas. Quero agradecer ao Julio Campos que me ajudou muito nessa corrida. Quero também agradecer a todos da equipe e mandar um abraço ao meu companheiro Galid Osman que está em casa vendo a corrida", finalizou Thiago Camilo.

Para o paranaense Julio Campos, que nunca havia pilotado um carro de tração traseira, o resultado do fim de semana foi muito animador e de certo modo surpreendente, porque além de ter liderado o segundo treino no sábado, chegou na quinta colocação na primeira corrida e ainda fez a melhor volta da prova.

Como se não bastasse, Campos largou em quarto na segunda corrida e logo na primeira freada ultrapassou Daniel Serra e "colou" em Ricardo Maurício. Algumas voltas depois, fez uma belíssima ultrapassagem por fora em Maurício e conquistou a segunda colocação da corrida, logo atrás de Thiago Camilo, posição que soube manter até a bandeirada final.

"Eu nunca tinha pilotado um carro de tração dianteira, então foi uma experiência muito diferente para mim. Foi bom ter terminado a primeira corrida em quinto, porque pude largar em quarto na segunda corrida e acompanhar o ponteiro que era o meu companheiro Thiago Camilo", disse Campos.

"O meu carro estava muito bom, e andava bem, mas foi esquentando um pouco no meio da segunda corrida. Como eu não conheço nada desse carro, fiquei preocupado e pensei que não iria conseguir chegar ao final. Mas felizmente deu tudo certo e pude terminar em segundo", finalizou Julio Campos.

Quem ficou extremamente satisfeito com o resultado desta sétima etapa, foi o ex-piloto de Stock Car Carlão Alves, o titular da equipe responsável pela preparação dos dois Chevrolet Astra 21 e 44.

"O nosso fim de semana não começou bem, porque o Galid Osman não pode participar, por causa da garganta inflamada e teve que ir embora. Chamei as pressas o Julio Campos, que vai pilotar o nosso Stock Car na próxima temporada, que veio na hora para correr com o Astra 28 do Galid" disse Carlão.

"O Julinho me disse que nunca tinha pilotado um carro de corridas com tração dianteira, mas não me importei porque acredito no seu talento. Não me enganei, ele fez duas ótimas provas, ajudou muito no nosso acerto com boas informações e colaborou para a vitória do Thiago Camilo na segunda corrida", contou Carlão Alves.

"Quanto ao Camilo, não tenho muito que falar, porque ele é um piloto espetacular que a gente pode confiar. Ele não decepciona, sabe o que faz e nunca desiste de lutar por uma vitória. Já conquistou seis vitórias nesta temporada e é favorito ao título de campeão. Também estou muito alegre porque os nossos carros fizeram as duas melhores voltas do dia, isto é, o Julinho ficou com a melhor volta na primeira prova e o Thiago Camilo fez a melhor volta na segunda corrida," concluiu o sorridente Carlão Alves.

O time liderado por Carlão Alves, vai revisar totalmente os dois Astra para a etapa derradeira do torneio, que será realizada no autódromo de Curitiba no dia 04 de dezembro e aguardar e torcer pela plena recuperação do seu piloto, o paulistano Galid Osman.

Resultado da primeira corrida:
1 77 Valdeno Brito XCMG Astra
2 10 Alceu Feldmann Fertipar Civic
3 20 Fabio Carbone Full Time Sports Civic
4 6 Juliano Moro Auto Racing Civic
5 44 Julio Campos Carlos Alves Competições Astra
6 90 Ricardo Mauricio Officer ProGP Focus
7 29 Daniel Serra Serra Motorsport Civic
8 21 Thiago Camilo Carlos Alves Competições Astra
9 1 Thiago Marques Navegador 4 Rodas Astra
10 9 Giuliano Losacco Bassani Racing Corolla
11 37 Lorenzo Varassin AMG Motorsport Astra
12 47 Claudio Caparelli Amir Nasr Racing Focus
13 82 Willian Freire Bassani Marcas Corolla
14 12 Carlos Eduardo Padovan Serra Motorsport Civic
15 05 Wilson Pinheiro Auto Racing Civic
16 71 Marcelo Lins Amir Nasr Racing Focus
17 3 Denis Navarro Bassani Racing Corolla
18 23 Duda Pamplona Officer ProGP Focus
Melhor volta da prova: Julio Campos Astra 44 - Carlos Alves Competition 1:17.811

Resultado da segunda corrida:
1 21 Thiago Camilo Carlos Alves Competições Astra
2 44 Julio Campos Carlos Alves Competições Astra
3 90 Ricardo Mauricio Officer ProGP Focus
4 20 Fabio Carbone Full Time Sports Civic
5 29 Daniel Serra Serra Motorsport Civic
6 9 Giuliano Losacco Bassani Racing Corolla
7 37 Lorenzo Varassin AMG Motorsport Astra
8 10 Alceu Feldmann Fertipar Civic
9 77 Valdeno Brito XCMG Astra
10 3 Denis Navarro Bassani Racing Corolla
11 82 Willian Freire Bassani Marcas Corolla
12 1 Thiago Marques Navegador 4 Rodas Astra
13 47 Claudio Caparelli Amir Nasr Racing Focus
14 12 Carlos Eduardo Padovan Serra Motorsport Civic
15 05 Wilson Pinheiro Auto Racing Civic
16 71 Marcelo Lins Amir Nasr Racing Focus
17 6 Juliano Moro Auto Racing Civic
18 23 Duda Pamplona Officer ProGP Focus
Melhor volta: Thiago Camilo Astra 21 - Carlos Alves Competition

Os 10 primeiros colocados no campeonato de pilotos
1 21 Thiago Camilo Astra 225
2 29 Daniel Serra Civic 170
3 1 Thiago Marques Astra 155
4 77 Valdeno Brito Astra 153
5 10 Alceu Feldmann Civic 139
6 20 Fabio Carbone Civic 126
7 26 Juliano Moro Civic 122
8 28 Galid Osman Astra 77
9 72 Fábio Fogaça Focus 70
10 52 Átila Abreu Astra 67

Os 10 primeiros colocados no campeonato de equipes:
1 Carlos Alves Competition Team 334
2 AMG Motorsport 272
3 Full Time Sports 265
4 Serra Motorsport 222
5 Mico’s Racing 182
6 Auto Racing 175
7 Amir Nasr Racing 155
8 Officer ProGP 117
9 Bassani Racing 108
10 Bassani Marcas 104

Resultado do campeonato de Marcas:
1 Chevrolet 546
2 Honda 435
3 Ford 238

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sábado, 19 de novembro de 2011

Campeonato Brasileiro de Marcas - Londrina - Classificação




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Camilo

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Carlão Alves e Thiago Camilo

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Os dois Chevrolet Astra da Carlos Alves

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Julio Campos

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Campeonato Brasileiro de Marcas: Thiago Camilo larga em quarto e Julio Campos na sexta colocação
Camilo vai lutar por mais uma vitória
Londrina (PR) 19/11/2011 - Após dois treinos livres cronometrados com duração de 45 minutos cada um, aconteceu a tomada de tempo com duração de apenas 10 minutos, para definir o grid de largada, da rodada dupla da sétima etapa do Campeonato Brasileiro de Marcas, que será realizada neste domingo 20/11, no Autódromo Internacional de Londrina (PR).

O paulistano Thiago Camilo, piloto do Chevrolet Astra 21, líder absoluto do campeonato de pilotos, embora esteja carregando um "lastro de sucesso" de cinqüenta quilos, treinou muito bem e ficou em terceiro no primeiro treino livre e repetiu a dose no segundo treino.

Na hora da classificação, onde todos os pilotos dão o máximo de si nessas poucas e importantes voltas, fica nítido que o Astra 21 de Camilo está mais pesado que os demais carros, porque perde o desempenho nas retas e nas fortes subidas do circuito paranaense. Ainda assim Camilo conseguiu um ótimo quarto lugar, o que lhe garante largar na segunda fila do grid.

Já o paranaense Julio Campos, piloto do Chevrolet Astra 44, que está substituindo o paulistano Galid Osman, que retorna na próxima e última etapa do torneio que será realizada no dia 04 de dezembro no autódromo de Curitiba, gostou muito de pilotar o Astra da Carlos Alves Competition Team, e conseguiu surpreender a todos fazendo o melhor tempo no segundo treino, depois de ter obtido a quinta colocação no treino da manhã.

Campos nunca havia pilotado um carro de tração dianteira, mas demonstrou muita facilidade em se adaptar e já estava cotado para fazer a pole position na classificação, mas infelizmente foi atrapalhado por um concorrente e teve que se conformar em largar na sexta posição do grid.

O ex-piloto de Stock Car, Carlão Alves, titular da equipe avalia o desempenho de seus pilotos nos treinos deste sábado:

"Os dois pilotos estão muito tranqüilos, tanto o Thiago Camilo como o Julio Campos. Ambos gostaram do acerto dos carros e acreditam que vão fazer uma boa corrida amanhã. O Camilo está com muito peso no seu Astra, o que sem dúvida atrapalha o rendimento nas restas e nas subidas. Mas, vai largar na segunda fila logo atrás do ponteiro, o que lhe dá até esperança de vitória," disse Carlão.

"Já o Julio se adaptou rapidamente ao carro e nós pensamos que ele fosse fazer a pole, mas foi atrapalhado e vai ter que largar em sexto. Por outro lado quero mandar um grande abraço para o Galid e nós todos da equipe vamos torcer muito pela sua rápida recuperação, para estar pronto para a última corrida em Curitiba" finalizou Carlão Alves.

A prova deste domingo, terá transmissão ao vivo da REDETV!, a partir das 13,00hs.

Resultado oficial do primeiro treino livre:
1 - Valdeno Brito 1:18.397
2 - Juliano Moro 1:18.513
3 - Thiago Camilo 1:18.871
4 - Fabio Carbone 1:18.922
5 - Julio Campos 1:18.967
6 - Alceu Feldmann 1:19.031
7 - Ricardo Mauricio1:19.346
8 - Denis Navarro 1:19.474
9 - Thiago Marques 1:19.483
10 -Giuliano Losacco 1:19.617
11 - Duda Pamplona 1:19.937
12 - Daniel Serra 1:20.146
13 - Andre Bragantini 1:20.392
14 - Lorenzo Varassin 1:20.620
15 - Claudio Caparelli 1:20.951
16 - Willian Freire 1:21.212
17 - Carlos Eduardo 1:21.871
18 - Wilson Pinheiro 1:23.312
19 - Marcelo Lins 1:29.327

Resultado oficial do segundo treino:
1 44 Julio Campos 1:18.769
2 77 Valdeno Brito 1:19.156
3 21 Thiago Camilo 1:19.403
4 20 Fabio Carbone 1:19.452
5 10 Alceu Feldmann 1:19.562
6 3 Denis Navarro 1:19.695
7 6 Juliano Moro Civic 1:19.887
8 90 Ricardo Mauricio 1:20.308
9 1 Thiago Marques 1:20.317
10 29 Daniel Serra Civic 1:20.384
11 9 Giuliano Losacco 1:20.527
12 23 Duda Pamplona 1:20.576
13 37 Lorenzo Varassin 1:20.983
14 82 Willian Freire 1:21.129
15 13 André Bragantini 1:21.145
16 47 Claudio Caparelli 1:21.487
17 12 Carlos Padovan 1:23.047
18 71 Marcelo Lins 1:29.006
19 05 Wilson Pinheiro 1:29.797

Resultado oficial da classificação
1 20 Fabio Carbone 1:18.499
2 77 Valdeno Brito 1:18.849
3 10 Alceu Feldmann 1:18.865
4 21 Thiago Camilo 1:18.901
5 6 Juliano Moro 1:18.926
6 44 Julio Campos 1:18.978
7 3 Denis Navarro 1:19.171
8 9 Giuliano Losacco 1:19.206
9 29 Daniel Serra Civic 1:19.464
10 90 Ricardo Mauricio 1:19.484
11 82 Willian Freire Corolla 1:19.945
12 47 Claudio Caparelli 1:20.158
13 1 Thiago Marques 1:20.302
14 37 Lorenzo Varassin 1:21.144
15 12 Carlos Eduardo 1:22.191
16 05 Wilson Pinheiro 1:25.412
17 23 Duda Pamplona 1:25.850
18 71 Marcelo Lins 1:30.089

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Campeonato Brasileiro de Marcas - Londrina

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Carlão Alves (dir) e Julio Campos (2009)

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O Astra 28 de Galid

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Galid Osman e Thiago Camilo no pódio

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Campeonato Brasileiro de Marcas: Julio Campos vai substituir Galid Osman na etapa de Londrina
Galid Osman vai participar da etapa final do Campeonato dia 04 em Curitiba
Londrina (PR) 19/11/2011 - O paranaense Julio Campos, piloto da Carlos Alves Competition Team no Campeonato Brasileiro de Stock Car para 2012, vai substituir o paulistano Galid Osman nesta sétima etapa do Campeonato Brasileiro de Marcas, que será realizada neste fim de semana, no Autódromo Internacional Ayrton Senna em Londrina (PR).

O paulistano Galid Osman, piloto do Chevrolet Astra 28, foi surpreendido por uma amigdalite, que causa dor de garganta e dores difusas pelo corpo, que obviamente impossibilitam o piloto de participar desta etapa paranaense do Brasileiro de Marcas.

Galid já está medicado e em repouso, para se recuperar e participar da etapa final do campeonato, que vai ser realizada no dia 4 de dezembro, no Autódromo Internacional de Curitiba (PR).

O paranaense Julio Campos, preocupado e torcendo pela rápida recuperação do amigo, agradece a oportunidade de pilotar o Astra 28 de Galid Osman, e embora nunca tenha guiado um carro de tração dianteira, vai dar tudo de si para fazer uma boa corrida e marcar pontos importantes para manter a liderança da Carlos Alves Competition Team no campeonato de equipes.

A corrida de Londrina do Campeonato Brasileiro de Marcas, terá transmissão ao vivo da REDETV!, a partir das 13,00hs do domingo.

Abaixo os horários do fim de semana:

Sábado, 19 de novembro
9h15 às 10h - 1º treino - grupo A (máx. 23 voltas) -
10h10 às 10h55 - 1º treino - grupo B (máx. 23 voltas) -
12h45 às 13h30 - 2º treino - grupo A (máx. 23 voltas) -
13h40 às 14h25 - 2º treino - grupo B (máx. 23 voltas) -
16h às 16h10 - treino de classificação -

Domingo, 20 de novembro
11h10 - largada da prova 1 -
13h23 - largada da prova 2 -

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