Clay voa para a vitória em Nurburgring no GP de 1974
Recebo de meu compadre Homero, o link para essa Ferrari 312 B3 que está sendo vendida no EBay. Reenviei a meu amigo Chico - Francisco Pellegrino - e recebo uma resposta do M - Marcos Sacomam - que já faz algum tempo que ela está a venda. Seu preço hoje está na casa dos US$ 1.250.000, alguém se habilita? Então resolvi mostrar algumas fotos dela em ação e dar os detalhes técnicos, retirados das paginas da própria Ferrari. Com este carro Clay foi vice-campeão no Mundial de Formula Um de 1974, perdendo apenas para um certo Rato!
Lauda e a 312 B3
Lauda vence em Jarama
Lauda em Mônaco
O carro à venda
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SUSPENSÃO DIANTEIRA
TRASEIRA
Minha tradução
"As dificuldades encontradas no desenvolvimento do carro em 1973 foram muitas, tantas que levaram o novo diretor esportivo Luca di Montezemolo dizer que com carros assim era melhor não correr! Trabalho dificílimo mas que mostrou a que veio o futuro Presidente. Forghieri reclamava do monocoque de construção Inglês. Renovou praticamente tudo, encurtando, mudou a distribuição de peso, os radiadores foram colocados nas laterais e melhorou o periscópio de entrada de ar. Os carros foram testados por muito tempo para melhorar a confiabilidade e para este fim Ferrari decidiu abandonar os Esporte Protótipos e dedicar-se somente à Formula 1.
Em 1974, juntou-se a Clay Regazzoni um jovem austríaco, piloto em ascensão. A temporada marca o retorno da Ferrari ao topo. Clay Regazzoni quase vence o Campeonato Mundial, que foi para Emerson Fittipaldi, enquanto no Campeonato de Construtores a equipe chega em segundo. A 312 B3-74 é uma máquina altamente competitiva, como mostram as 10 pole positions, mas não tão confiável. Com três vitórias (Lauda, Espanha e Holanda, Regazzoni na Alemanha), mas ficou um sentimento de oportunidade perdida."
Em 1974, juntou-se a Clay Regazzoni um jovem austríaco, piloto em ascensão. A temporada marca o retorno da Ferrari ao topo. Clay Regazzoni quase vence o Campeonato Mundial, que foi para Emerson Fittipaldi, enquanto no Campeonato de Construtores a equipe chega em segundo. A 312 B3-74 é uma máquina altamente competitiva, como mostram as 10 pole positions, mas não tão confiável. Com três vitórias (Lauda, Espanha e Holanda, Regazzoni na Alemanha), mas ficou um sentimento de oportunidade perdida."
CHASSI
MOTOR
Só faltou o preço...
ResponderExcluirTá lá US$1.250.000,
ResponderExcluirGrande Rui,mais uma vez obrigado pela aula,aquela primeira imagfem do Clay é simplesmente um ícone para mim e para todos os FERRARISTAS do mundo,valeu!!!
ResponderExcluirE o Tohmé operou a miopia heheheheh
ResponderExcluirYa estoy organizando una colecta.....
ResponderExcluirNo debería estar en algún museo? O a lo sumo en una subasta????
Belíssimo carro com muita história que penso deveria estar no Museo da fabrica, mas já tem muitas outras por lá.
ResponderExcluirPrezado Rui, uma grandíssima postagem, excelente matéria, parabéns. Eu era jovem, tinha 16 anos em 1974 e acompanhei a temporada e via-se, logo, que Niki Lauda seria, mais cedo ou mais tarde, campeão do mundo. Ele praticamente perdeu o título de 1974 por causa de erros estúpidos, talvez tenha sido mal orientado. Emerson ganhou com muita competência, mas com muitíssisma sorte também, competência que teria em 1975 mas lhe faltou sorte, pois Niki Lauda simplesmente esmagou a concorrência em 1975 e por pouco não ganhou cinco vezes seguidas. Montezemollo diria que Emerson não ganhou o título, foi a falta de comando da Ferrari que o deu. Abraços, excelente postagem.
ResponderExcluirObrigado Renato, o Lauda enfim decolou, sou fã dele, um abraço.
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