A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Camilão

link

Ontem o excelente blog de meu amigo Jovino mostrou este maravilhoso vídeo que homenageia o grande Camillo Christófaro, ídolo de algumas gerações de fãs do automobilismo e ídolo também dos que com ele conviveram.  Pois bem enviei ao Chico Lameirão que comentou da seguinte maneira uma passagem narrada no vídeo em que eles andam com os Maverick em Interlagos.
Obrigado Jovino, posso não comentar mas acompanho sempre o MOCAMBO, um abração!

Rui Amaral Jr

O LOBO
..... , CAMILAO, outra grande figura, eu estava nesse grupo, ERNESTO não queria que entrássemos na pista pois seria muito perigoso , quando CAMILO se saiu com essa : """" que é rapaz, se algum de nos sairmos da pista, é porque já morreu"""""", olha foi uma risada geral, tinha gente se rolando de rir....!!!!!!!!

Abraco amigo de CHICO LAMEIRÃO   



quarta-feira, 29 de abril de 2015

Conta Chico

O bico by Tony Bianco.
O bico da Polar

..., pois é RUI, vi em seu blog o POLAR No 7 da MOTORADIO /// AUTO POTENT, e claro que me lembrei da força que você me deu para estar presente em algumas corridas. Já não tinha mais o esquema de outrora, tão e apenas dois ajudantes, pois CRISPIM estava a cuidar de uma oficina, a BOXER, e ELISIO CASADO já estava em outro esquema que no momento não mais lembro onde........ Sei que vejo esta foto, onde o meu POLAR esta a usar sua ultima configuração aerodinâmica, pois de um jeito ou outro eu sempre """" fucei"""" nesse importante item. O bico, como eu já comentei, tínhamos dois tipos, o STD da POLAR que é o da foto e outro que eu encomendei para o TONY BIANCO, em que em uma corrida de RAIN eu obtive minha ultima vitória nessa fantástica categoria da SUPER V, aliás a melhor até aos dias de hoje sem sombra de duvida alguma. Tínhamos quatro ou cinco pequenos fabricantes, a POLAR de RICARDO ACHCAR, os AUSTRO KAIMMAN de ALEXANDRE GUIMARÃES e OTTO KUTNER, a HEVE dos irmãos FERREIRINHA, HERCULANO e ANTÔNIO, os SUPER NOVA de AVALLONE (((( o baixinho voador , grande figura )))) e um auto de NEWTON PEREIRA que a bem da verdade ele transformou um BINO em um SUPER V......!!!!! Olhem que AUTOMOBILISMO que nós tínhamos outrora.....!!! Hoje só temos mono marcas, coisa mais sem graça não pode ter. Para finalizar , esta claro, tínhamos INTERLAGOS ORIGINAL, o VERDADEIRO....!!!!!!

BONS VELHOS TEMPOS .........!!!!!!!!!!!!!

Abraco amigo de CHICO LAMEIRÃO 

O Baixinho Voador - Antonio Carlos Avallone

o post citado-link.

O Interlagos - Autódromo José Carlos Pace - original.

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Outra vez ia escrever um montão de coisas, mas me contive e digo apenas...Obrigado Chico!

Rui Amaral Jr





terça-feira, 28 de abril de 2015

Monza 1953

Recebi hoje do Caranguejo a bela obra de Michael Turner pedindo para que postasse perguntando tudo sobre a corrida, imediatamente postei em meu perfil do Face e um minuto depois vem o João Valente e em resposta mostra o vídeo que vou mostrar abaixo. Então resolvi mostrar as fotos e o vídeo e contar um pouco da corrida e do campeonato de 1953.
Obrigado Caranguejo e João. 

Ciccio, Farina, Marimon e Fangio.

1953 - Assim como no ano anterior a Formula Um correu com os carros da Formula Dois e a Equipe Ferrari novamente com seu extraordinário modelo 500 foi imbatível correndo com quatro grandes pilotos; Gigi Villoresi, Nino Farina, Mike Hawthorn e Alberto “Ciccio” Ascari.
A Maserati bem que tentou trazendo para a equipe Juan Manuel Fangio, Froílan Gonzalez e Felice Bonetto, mas seu modelo A6GCM-53 com  o novo motor de dois litros mesmo se mostrando rápido não  era páreo para a 500.
O campeonato teve nove corridas e Ciccio só não venceu em duas sendo que em Reims venceu seu companheiro Hawthorn e em Nurburgring seu outro companheiro, o veterano Nino Farina o primeiro campeão do mundo da F.Um.
Desde a bela vitória em Bremgarten no GP da Suiça, quando depois de parar nos boxes para reparos e voltando no sexto lugar fez uma corrida espetacular ultrapassando seu companheiro de equipe Nino Farina à doze volta do final e sagrando-se bi campeão do mundo  na penúltima etapa do campeonato.

 #50 Juan Manuel Fangio-Maserati A6GCM-53, #4 Alberto Ascari-Ferrari 500, #6 Nino Farina-Ferrari 500, #54 Onofre Marimon, Maserati A6GCM-53.
 Nino Farina-Ferrari 500, Alberto Ascari-Ferrari 500, Juan Manuel Fangio-Maserati A6GCM-53, Felice Bonetto-Maserati A6GCM-53
 Fangio e Ascari.
Seu Chico com a Maserati A6GCM em Bremgarten, seu carro não tinha a evolução dos de fábrica.

Chega Monza o templo italiano da velocidade e Ciccio faz nova pole 50/100 à frente de Fangio e 1s20/100 à frente de Farina. Mas na corrida o que se viu foi uma disputa ferrenha pela vitória entre cinco pilotos; Ciccio, Farina, Fangio, Bonetto e Onofre Marimón que corria de Maserati.
Nesta batalha chegam à ultima volta e na entrada da Parabólica Ciccio vem à frente de Farina e Fangio e escapa dando uma rodada levando seu companheiro de equipe com ele, deixando a vitória na última prova do campeonato para Fangio e sua Maserati!  



Rui Amaral Jr


Alfredo Menezes de Mattos, o Carioca!

Olá, moçada!

Já faz um bom tempo que não escrevo nada sobre automobilismo. Na verdade, não trabalho mais com assessoria de imprensa, então não há mais motivo para que eu escreva profissionalmente. Mas, sempre existe uma ocasião especial ou uma circunstância que faça com que a vontade de escrever reapareça. 
Desta vez, foi o reencontro com um amigo da minha adolescência, dos anos que passei em Niterói. Sou paulistano,mas meu pai era nascido no Estado do Rio, em São Fidélis. Ele sempre quis ficar perto da sua família, então resolveu mudar para Niterói. Eu saí ganhando, porque tinha dez anos na época e fomos morar numa linda casa, muito perto da praia de São Francisco, que é um lindo lugar.
Lá arrumei vários amigos, curti muito a praia e também pude fazer o que realmente adorava, que era dirigir. Na época a fiscalização não era tão intensa e o transito muito menor, e eu podia pilotar à vontade.


Alfredo Mattos e Ingo Hoffmann, no começo de carreira!
                                                             
                                                               Vitória de Alfredo Mattos em Curitiba

Eu e os meus amigos, Nelson Policarpo, Roberto Tacão e Alfredo Mattos sempre estávamos guiando os carros de nossos pais. (nem sempre com a autorização e o conhecimento deles). Esse último não era muito próximo, ele era um pouco invocado, muito grande, mas gente boa. Ele certamente não se lembra, mas cheguei a guiar sua Vemaguete e trocar umas ideias sobre pilotagem. Eu literalmente só pensava em automóveis!
                                                          
O tempo passou, a adolescência terminou, nós voltamos para São Paulo e eu continuei louco por carros e por automobilismo. 
Frequentava regularmente o Autódromo de Interlagos, era um verdadeiro “rato de pista” e tinha vários amigos pilotos, Ingo Hoffmann, Ney Faustini, Plinio Giosa, Jozil Garcia, Julio Caio, Di Loreto e etc, todos da equipe do Giba. Eu nesse tempo não era piloto, era apenas aficionado fanático!

Os nossos pilotos do Giba, começaram a falar de um piloto estreante, que estava incomodando bastante, era um tal de Carioca, piloto da Autozoom, equipe fortíssima na época, liderada pelo grande Alfredo Guaraná! O Guaraná era o inimigo número um dos meus amigos pilotos. Era o concorrente direto e mais aguerrido!

O Carioca já chegou andando na frente, com um Fusca laranja igual ao do Guaraná, disse a que veio. Veio para vencer! Me lembro que venceu na geral uma prova em Curitiba, na frente de carros duas vezes mais potentes, como os poderosos Opalas. Era um estreante cabeludo, invocado e vencedor!

Eu não sabia quem era esse tal de Carioca, nos boxes de Interlagos nem chegava perto da Autozoom para olhar a cara dos pilotos. Nós amigos e pilotos do Giba, não olhávamos para o pessoal da Autozoom, por um misto de respeito e antipatia! Até que um belo dia pude ver que aquele estreante que acelerava muito, o Carioca, era o meu amigo Alfredo, irmão do Maninho e do Flavio, de São Francisco! Agora 10 anos mais velho maior e mais compenetrado e se tornando um piloto famoso e respeitado. Não me lembro de ter falado com ele em Interlagos.

                                                                           
                                                                                         O super bravo fusca da Autozoom

                                                                    
O tempo passou, o Alfredo Menezes de Mattos continuou acelerando muito e fez seu nome na Divisão 3. Todos os grande pilotos da época ficaram surpresos com a rapidez com que ele se projetou e venceu corridas, numa categoria tão difícil e competitiva. É só pensar no nome de Ingo Hoffmann, ex formula Um e doze vezes campeão de Stock Car, para se entender o nível da Divisão 3! Até hoje o Alfredo Mattos é lembrado pelos admiradores da categoria e do forte automobilismo dos anos 70!
                  
Alguns anos depois, em 1979, eu estava participando como piloto, numa prova da Stock Car no Autódromo do Rio de Janeiro, quando fui visitado por um cara grandão, boa pinta, que eu não reconheci, que na verdade era o Alfredo Mattos, meu amigo de adolescência que tinha ido me cumprimentar! Fiquei muito feliz e nunca mais me esqueci desse encontro.

Stock Car Rio  Paulo Valiengo

Graças ao Facebook, 35 anos depois, pude reencontrar meu amigo e ex-grande piloto Alfredo Menezes de Mattos, o Carioca, e matar a saudade da nossa velha amizade, que já dura mais de 50 anos!

                                          
Eu, Julio Barbero e Ingo Hoffmann




Nos vimos pouquíssimas vezes, mas sempre estivemos ligados pela mesma paixão, o automobilismo. Parece que os nossos caminhos se cruzaram para sempre, porque alguns anos depois, eu corri com o Ingo e com o Guaraná, seus grandes adversários e companheiros de disputa nas pistas.





Largada das Mil Milhas - Eu, Guaraná e Aldo Pugliese.
(Giba em pé na porta)


                                                              
Alfredo Mattos

Nunca me esqueci dos meus amigos de Niterói, e sinceramente foi um tempo muito bom. Fiz este texto para homenagear o meu amigo Alfredo Mattos, e, para selar definitivamente nossa longa amizade. Qualquer hora dessas, vou visitá-lo e colocar nossa conversa sobre corridas em dia! Desejo a todos um Feliz 2015. É isso aí. Até a próxima.

Paulo Valiengo


segunda-feira, 27 de abril de 2015

Conta Adauto

Boa tarde, Rui.

Como falei, vou contar uma historinha que aconteceu em uma mil milhas, se não me engano de 1986 ou 1987.

Um amigo meu, já falecido, Carlos Roberto Barreiro ia correr junto com o Chupeta e eu ia ser o cronometrista da equipe.

Faltando meia hora para a largada, entrei no trailler para pegar os cronômetros que estavam dentro de um armário, sobre a cama, onde estava dormindo o chupeta, que era quem iria largar.

Abri a porta e tinha uma mala na frente da minha. Peguei a mala e coloquei no chão. Quando levantei para pegar a outra mala, a porta tinha fechado um pouco e esbarrei meu ombro, e a porta caiu.

A fechadura da porta, pegou bem na testa do chupeta e logo o sangue jorrou. Fiquei apavorado sem saber o que fazer, uma vez que ele levandou igual a um touro bravo. A namorada dele entrou assustada com os gritos e perguntou se tinha machucado. Ele respondeu que estava batendo punheta.
Saí correndo e me escondi até a hora da largada. Obs. Ele não fez a largada pq. estava no ambulatório tomando belos quatro pontos!!

Passei a corrida inteira fazendo a cronometragem embaixo da casinha de cronometragem e passando todos os tempos para o meu amigo Carlos, evitando ficar cara a cara com o chupeta.

No final, acabamos com um podium , e , a primeira coisa que o chupeta falou depois do podium foi " Queria saber quem foi o filho da puta que derrubou a porta na minha testa". Fiquei bem quietinho kkkkkkkk.

Abraço

Adauto Costa Silva

Na foto de meu amigo Mike Mercede o DKW de Adalberto "Chupeta" Ayres e Waldomiro Pieski capotado nas Mil Milhas de 1966, conheci Chupeta na década de 1970, uma figura, foi piloto de motos e carros.

Valeu Adauto, ainda bem que você se escondeu, um abração!

Rui Amaral Jr 

domingo, 26 de abril de 2015

R.I.P Tché



É com pesar que comunico o falecimento de Tché - Lúcio Pascual Gascon - A Lenda. Nestes últimos tempos estive várias vezes com ele, no Velocult em Limeira e numa longa conversa que tivemos em sua oficina onde em mais de três horas me contou muita, mas muita coisa mesmo, do mundo do kart e do automobilismo, histórias que iriamos transformar em depoimentos e que agora se vão com ele. 
Foi um gênio, um mestre em sua arte, à sua família meu sincero pesar.

Rui Amaral Jr  

Em Limeira sendo entrevistado por meu amigo Marcos Guida Ponce, a certa altura quando conversávamos ele me disse "não esquece de mostrar meu neto que já está pilotando!"
foto Cassio Toledo
 João Vitor o neto!

 No Velocult 2015 recebendo a homenagem de Paulo Solariz.
No Velocult Tché, Paulo Viscardi, Águia, Emerson, Tucano e Wilsinho.

PS: Obrigado Victor Chiarella, que me avisou agora sobre o falecimento e se não posso transcrever aqui tudo que o Tché me contou ao menos posso contar que ele ao saber que somos amigos desde criança rasgou muitos elogios à você e seu trabalho!  

Um abração

Rui

sábado, 25 de abril de 2015

GP Brasil 1977 - Interlagos

Hoje à noite quando liguei o computador e entrei no Face vejo as três fotos P&B, que vou mostrar abaixo, postadas por meu amigo Claudio Cavallini em meu perfil, tenho tantas coisas à dividir com vocês, um post completo do Paulinho Valiengo um texto ótimo do Adauto sobre uma Mil Milhas e Adalberto "Chupeta" Ayres, um e-mail do Chico como sempre contando algo interessante e ainda aguardo um texto surpresa do Caranguejo, mas confesso que ando um pouco devagar, talvez preocupado com outros assuntos...massss como gosto demais de estar aqui com vocês e apesar escrever desta maneira atabalhoada de sempre, vamos lá!
Um abração aos amigos que com tanto carinho me privilegiam ao dividirem suas memorias, fotos e escreverem neste espaço e um abração à todos vocês que nos honram com sua atenção.



INTERLAGOS 1977
 Na curva Três bateram oito pilotos Mass, Regazzoni, Peterson, Brambilla, Lafitte, Depailler, Watson e Carlos Pace. Foto Claudio Cavallini.


Para muitos um criador de casos nas pistas, para mim um grande piloto, um batalhador, Clay e lá atrás o muro da curva Três onde deixou seu Ensign N177 na 11ª volta. Foto Claudio Cavallini.


No Pinheirinho Carlos Pace lidera Hunt, Lole o vencedor, Mass e Laffite. Foto Claudio Cavallini.
  Emerson o quarto colocado e o Fittipaldi FD04 à frente de John Watson de Brabham BT45 Alfa Romeo.
Carlos Pace com o bico de seu carro destruído após um choque com Hunt na disputa pela ponta na curva Três na sexta volta, ainda lidera Lole, Mass, Mario e Clay na curva da Ferradura.


Interlagos ainda era Interlagos, seu traçado original ainda permanecia intacto, só  com reformas na pista, tínhamos um Bi Campeão Mundial de F.Um e outro grande campão que apesar de ter apenas uma vitória na F.Um e nenhum titulo, sabíamos, esperávamos que sua hora chegaria, infelizmente esta foi sua penúltima corrida na categoria pois logo depois um acidente de avião o levaria junto com seu amigo Marivaldo Fernandes e hoje aquela pista que o consagrou desde muito tempo antes quando pilotava um simples Gordini leva seu nome.

Rui Amaral Jr


    
Fevereiro 1977
coleção digitalizada - link


PS: Ontem como hoje a inépcia de nossos dirigentes se torna cada vez mais clara, em 1977 com um recapeamento mal feito e hoje com a destruição do autódromo para reformas que ninguém sabe onde irão chegar e que deixa milhares de profissionais do automobilismo de braços cruzados! 

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Formula Um

 1998 Damon Hill, Jordan Mugen-Honda e Jacques Villeneuve,  BAR-Honda 
Jacques e Hill.  
 1987 Stefan Johansson na McLaren.  
1985 Stefan Johansson na Ferrari.

Maurício Morais

Meu filho e eu à bordo de meu Dart. 
 O Passat de Niltão Amaral



Meu amigo Mauricio passa por um momento delicado depois de um acidente, mas mais do que nunca está preparado para fazer um dessas belas obras para seu carro, seja de corrida ou de rua, templates para seu blog, assim como para camisetas. Suas obras são entregues aos interessados em alta resolução ou em quadros, para contatos e encomendas acessar sua página no Facebook ...
link

Um abração Maurício,


Rui Amaral Jr

terça-feira, 21 de abril de 2015

GP do Bahrein 2015

Lewis, soberbo, a maturidade de um grande piloto! Foto Getty Images
Depois de algum tempo uma grande corrida de Kimi! Foto Ferrari

RESULTADO FINAL

1º - Lewis Hamilton (ING/Mercedes), 1h35min05s809
2º - Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 3s380
3º - Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 06s033
4º - Valtteri Bottas (FIN/Williams), a 42s957
5º - Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), a 43s989
6º - Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull), a 1min01s751
7º - Romain Grosjean (FRA/Lotus), a 1min24s763
8º - Sergio Perez (MEX/Force India), a 1 volta
9º - Daniil Kvyat (RUS/Red Bull), a 1 volta
10º - Felipe Massa (BRA/Williams), a 1 volta

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Antigos em Limeira




Com a Regina Calderoni passei um final de semana em Limeira de lavar a alma, fiz novos amigos e encontrei antigos e queridos amigos de uma vida toda...e eu que por motivos óbvios nunca corri de kart fiquei encantado com o espetáculo que essa turma empolgada faz com os karts das décadas de 50/60/70/80 e 90 do seculo passado. Não vou entrar em polemicas envolvendo o nome do Kart Vintage e quem de direito o representa, mas assisti à um espetáculo que merece ser visto por todos neste Brasilzão e mundo afora para mostrar à todos de onde saíram nossos campeões e espero que na próxima veja muita gente que faltou.
Nosso muito obrigado, da Regina e meu, pelo carinho e amizade de todos, um forte abraço à cada um!

DESTAS PEQUENAS MÁQUINAS SAÍRAM DOZE TÍTULOS MUNDIAIS DE AUTOMOBILISMO PARA O BRASIL!

Emerson Fittipaldi - Bi campeão mundial de F.Um
Nelson Piquet -  Tri campeão mundial de F. Um

Ayrton Senna - Tri campeão mundial de F. Um

Raul Boesel - Campeão mundial de Esporte Prototipos

Guga Ribas - Campeão mundial de Kart

Gastão Fráguas - Campeão mundial de Kart

Rubens Carrapatoso - Campeão mundial de Kart



À você caro Tché, cujas mãos fizeram muitos dos campeões acima citados.
Sendo entrevistado por meu amigo Marcos Guida Ponce do programa Hot Garage.
E à você minha querida amiga Regina, sempre incentivando e apoiando à todos, com Carlão Gorski, Marcos e um amigo.

 Guga Ribas e Marcos
 Guga e Tite Catapani
Diana Ribas ao lado de Edson Bico observa o marido na pista.
  Os queridos Eliana e Vitor Chiarela.
Vitão!

O espetáculo e seus participantes.

 Fernando Ribeiro
Além do volante pesadíssimo o pendulo para fazer a curva!
Regina e Fernando
 Xuxa e Tite Catapani



 Com um casal de amigos no centro Fernando Ribeiro sua esposa e Ricardo Vieira Guimarães.
 Dá-lhe Samuca!
Duas épocas e 30 anos separam os karts de Fernando e Ronaldo.
 Marcos Guida Ponce entrevista Guga.
 Guga e Tite.
 Regina e Tite.
Ricardo Vieira Guimarães.
Alexandre Rezende no kart de Ricardo Vieira Guimarães.
Joselei Rodrigues
 Regina e Fernando.
 Edson Bico.
 Gulherme Klocke, Samuel"Samuca"Gross e Ricardo Vieira Guimarães. Guilherme seu pai Walter e Ricardo foram amigos que fiz em Limeira e Samuca correu comigo na Divisão 3.
Samuca emagrece um pouco por favor, assim da próxima vez fica mais fácil empurrar seu kart!rs
Enquanto Alexandre Rezende arruma as luvas me preparo para empurrar o Samuca!
Ronaldo Marques.
 Carlos "Xuxa" Ebeling, alguém que vale à pena conhecer!
 Fernando
 Carlão Gorski, Regina e Marcos Guida Ponce e seu camera. Marcos chegou no domingo com meu amigo Cassio Toledo, abaixo o programa em que eles mostram a bela festa de Limeira. 
 Regina e Eliana Chiarela.

João Vitor neto de Tché a lenda viva. 
João na pista!
 Marcos e Regina. Também recebi um troféu igual e agradeço à querida Regina e ao amigo Marcelo Afornalli.
 Regina e Carlão.
 Tite e Xuxa.
Marcos e Xuxa.
O carro da Regina com seu kart na capota!
Guga mostrando sua arte!





Fotos: Cassio Toledo e Bruno Gorski.

Quero deixar aqui um abraçalhão muito especial aos meus amigos Victor, Marcos e Cassio e um beijão à minhas queridas amigas Regina e Eliana e como contei acima à todos novos amigos que lá fiz.

Rui Amaral Jr