1960, os novos donos do
poder, ainda flertando com o ocidente, resolvem realizar novamente a corrida. O
local do circuito muda de Havana, por causa do sério acidente de 1958, e vai
para os arredores de um campo de aeronaves militares.
Com o pomposo nome de "Gran Premio Liberdad", coisa que o povo da ilha não conquistou até hoje,
sessenta anos depois. Os novos donos do poder conseguem atrair muitas equipes,
certamente com a promessa de grandes prêmios de largada e chegada, acredito que ainda com a grana dos cassinos e turismo.
Fangio, agora
aposentado, não aparece...
Black Jack e a Cooper Monaco Climax T49 - Na corrida seu carro era branco e #18.
Mas o novo Campeão do
Mundo da Formula Um aparece. Black Jack Brabham, a caminho de seu segundo
titulo corre com uma Cooper Monaco T49 Climax de 2 litros.
Na lista de inscritos
mais de cinqüenta carros. Maserati,
Ferrari, Porsche, Corvette, Austin Healey, Cooper, Lotus...
Interessante, na lista
dos inscritos entre os carros da equipe de fábrica da Porsche, aparece o nome Bino
Heins com 356 Carrera, no Racing Sports Cars, aparece como Christian Heins e
seu número seria o 38. No livro “BINO-A TRAJETÓRIA DE UM VENCEDOR” do amigo Paulo
Scali, não há nenhuma referencia a esta corrida.
Duas novas equipes
entravam no cenário mundial, e estavam lá presentes. A CAMORADI –Casner Motor Racing
Division- de Lucky Casner e a NART –Nort American Racing Tean- da lenda Luigi
Chinetti.
Sobre a corrida, agora
com 250 Km, encontrei poucas referencias, a maioria que nada esclarecem e
nenhum vídeo.
O certo é que Stirling
Moss com a icônica Maserati Mod 61 Birdcage, liderou desde a largada, sendo pressionado
unicamente pela Ferrari 250 TR de Pedro Rodriguez, e chegaram nessa ordem.
Masten Gregory, com Porsche
718 RSK, CAMORADI, chegou em terceiro na
mesma volta do vencedor, dezesseis segundos atrás de Rodriguez. Venceu na
categoria até 2 litros.
Na categoria GT o
vencedor foi Jim Jeffords, com uma Corvette da CAMORADI, quatro voltas atrás do
vencedor.
É...a CAMORADI fez barba, cabelo e bigode!
RACING SPORTS CARS
LINK
Ainda houve uma corrida me parece que de Formula Junior, vencida por Lorenzo Bandini de Osca.
Rui Amaral Jr
PS: Ao telefone com o
Caranguejo – Carlos Henrique Mércio - comento
que estou escrevendo sobre a corrida e gostaria de colocar um titulo que
levaria a nova condição política da ilha.
Depois de alguns
minutos ele exclama “ GP Los Barbudos”! Pois era assim que eles mesmos se
denominavam, e envia a foto que mostro abaixo.
Taí Caranguejo,
obrigado.
Essa é boa: Gp los Barbudos!!
ResponderExcluirTer um Gp de Cuba, tanto na fase capitalista, quanto na comunista, mostra que a F1 não dava atenção para o tema.
Que o diga o Gp do Aprtheid, ou da África do Sul, durante décadas.
Talvez a F1 tivesse maior afinidade com a fase comunista, pois eles sempre se deram bem com as ditaduras...
Com quem pagava, ou paga com certeza Walter.
ExcluirIa esquecendo, o Chico ficou de ligar para a irmã do Bino, mas acredito que ele não foi a Cuba.
ExcluirBem falado: boa relação com quem oaga.
ResponderExcluirBoa noite
ResponderExcluirPeço desculpa mas, precisava de ajuda, se possível.
Será que me consegue dizer ou arranjar uma imagem do LOGOTIPO que está em todos os carros que correram nessa prova e que está "mal" visível entre os números da porta do carro de Bonnier (entre o 3 e o 5).
OBRIGADO!!!
Boa noite Joaquim, tenta entrar no site Racing Sports Cars, boa sorte, qq coisa avisa.
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