Terça-feira, 1 de Setembro de 2009
AUTO UNION
Tazio Nuvolari Auto Union Tipo D 1938 .
Alguns anos após o fim da Iª Guerra mundial , a Alemanha totalmente quebrada , unem-se quatro industrias automobilisticas com o símbolo dos Quatro Aros , eram a DKW , Audi , Horch e a Wanderer . Elas se fundem sob a denominação Auto Union . Não quero entrar aqui em celeumas , problemas políticos e quetais , o certo é que o novo governo apoiou o projeto da nova industria de entrar na categoria GP . Com a entrada de recursos é contratado o estúdio de Ferdinand Porsche , que à época tinha quase pronto um projeto de um carro de GP . Como vemos na foto do chassi abaixo , seu motor V 16 era colocado entre eixos , caixa de cambio de cinco marchas , suspensão independente nas quatro rodas . O motor V 16 com compressor tinha 68mm de diâmetro x 75mm de curso tendo assim 4.358 cc e desenvolvia 295 hp à 4.500 rpm . Seu tanque de combustível era entre o motor e o piloto . Nos primeiros testes , os pilotos demoram a se acostumarem a nova configuração , alem disso queixam-se da suspensão traseira com eixos oscilantes que provocam mudanças repentinas na cambagem assim provocando um grande sobresterço . Só que o carro era rapidíssimo e logo nos primeiros testes já podia mostrar seu potencial .
Hans Stuck num belissimo sobresterço num Tipo A 1934 .
Hans Stuck larga na dianteira no Circuito da Gavea , Trampolim do Diabo .
Mesmo com o problema da difícil saída de traseira Hans Stuck vence no primeiro ano algumas corridas como o GP da Alemanha em Nurburgring , de Berna na Suíça e alguns outros mais . Sem duvida Stuck foi o primeiro grande vencedor com esse carro mesmo tendo outros grandes pilotos na equipe a rivalizar , como o grande piloto Italiano Achille Varzi . Tudo mudou um pouco com a chegada em 1935 de Bernd Rosemeyer sem duvida alguma mais rápido que seus parceiros e alem disso queridissimo na Alemanha . A esta altura já correm com o Tipo B , com o mesmo motor V 16 tendo sua cilindrada aumentada para 4.951 cc com o aumento do diâmetro dos pistões para 72,5mm , girava esse motor à 4.800 rpm e ganhava quase 100 hp gerando 375 hp . Com esse carro Bernd venceu muito , alem de tudo era o piloto de exibição da fabrica e com ele ao volante foram quebrados muitos recordes de velocidade . Em 1936 o novo modelo Tipo C tem sua cilindrada aumentada para 6.005 cc com o aumento do diâmetro dos pistões para 75 mm x um curso de 85 mm gerando assim 520 hp à 5.000 rpm . Bernd , Stuck e Varzi continuam a vencer , concorrendo principalmente com as Mercedes e Alfa Romeo .
Bernd Rosemeyer e o Tipo C 1936 .
Bernd Rosemeyer
No ano de 1938 cria-se uma nova formula para os carros de GP , os motores passam a ter no máximo 3.000 cc e um limite mínimo de peso . Porsche deixa a Auto Union e o engenheiro Eberan von Eberhorst cria um novo carro tendo como base o antigo , o Tipo D de 1938 , seu motor agora era um V 12 com 2984 cc tendo o diâmetro de seus pistões 65 mm x 75 mm de curso . Com um compressor mais potente gerava esse motor 485 hp à 7.000 rpm . O novo carro tem os tanques de combustível laterais para tentar diminuir a saída extrema de traseira e encontra muitas dificuldades para vencer os rivais .
Tipo D 1938 , simplesmente lindo , só que já não era capaz de vencer seus adversários .
Dedico esta postagen a meus amigos Vera e Ricardo Bock , ele um grande admirador desse carro .
1938 começa difícil para Auto Union , o novo carro pouco competitivo frente aos adversários e seu grande piloto , que era chamado para bater todos recordes de velocidade , um habito constante para divulgação da marca , sofre um grave acidente com um dos Auto Union aerodinamicos , numa das rodovias expressas da Alemanha bate seu carro numa ponte a mais de 440 km/h eu escrevi quatrocentos e quarenta kilometros hora , vindo a falecer instantaneamente .
Bernd Rosemeyer num dos Auto Union aerodinamicos .
Outro dos modelos aerodinamicos .
Hans Stuck já não consegue fazer frente a seus adversários , com melhores carros e vence algumas corridas de menor importância . A morte de Bernd era muito sentida sob todos aspectos , quando ninguém menos que Tazio Nuvolari é chamado para tentar alguma reação . O Grande Tazio testa o carro já quase no fim da temporada , e vence triunfalmente o GP de Monza dando novo animo a equipe . Vence também outro GP e algumas corridas sem a mesma importância . Em 1939 com a Europa já tomada pela 2ª Guerra , Tazio vence uma ou duas corridas . Com o cancelamento das corridas de GP acaba-se também a grande marca , que em cinco anos , perpetuou seu nome na história do automobilismo .
O belo chassi do Auto Union Tipo C , o motor V 16 e o grande radiador dianteiro .
Dedico esta postagen a meus amigos Vera e Ricardo Bock , ele um grande admirador desse carro .
Feliz Dia dos Pais, grande Rui!
ResponderExcluirGrande abraço