" A decisão de Sebastian Vettel em ultrapassar Mark Webber depois de a equipa ter ordenado a ambos para manterem as respectivas posições poderá ter proporções maiores do que as imagináveis. O australiano não esconde a mágoa pela atitude do companheiro e se a relação entre ambos já não era brilhante, mas era leal, esta deve ter sido a gota de água. ..."
Estamos todos nós aficionados do esporte motor assistindo à uma controvérsia extremamente danosa aos pilotos de competição, especialmente os líderes da categoria, os pilotos na Fórmula 1.
É evidente que o ocorrido no GP da Malásia e especialmente a abordagem relativa ao "justo e acertado" entre os pilotos é uma falácia monumental criada nos bastidores da estrutura que rege o automobilismo.
Qualquer piloto mediano sabe que não existe o melhor piloto, apenas o melhor momento de um piloto no meio em que disputa no plano temporal.
Portanto é necessário que a incompetência da estrutura que dirige este esporte se configure na essencialidade dos fatos e aborde a situação devidamente sentada em grupo nos assentos de simuladores.
É necessário, por exemplo, repito, por exemplo, que se defina o contexto de uma equipe considerando o campo profissional e obrigações dos pilotos como um todo. Não é possível que uma equipe encontre motivos superiores até mesmo de sobrevivência e patrocinadores estruturados sobre dispositivos que configuram os interesses da equipe e resolva numa penada o objetivo que governa a profissão de piloto de competição.
Não é possível sequer admitir que dirigentes sentados diante de uma tela discutam, opinam ou ordenam comandos que interfiram diretamente com a razão de ser, competir, vencer ou morrer, elementos que governam a profissão de um piloto de competição.
É possível e desejável que isso ocorra com uma dupla defendendo um esporte protótipo numa corrida de longo curso, onde a interação do conjunto pilotagem e equipe se encontram pela via do racional os motivos de um desempenho de rota.
Em competição de monoposto especialmente Gran Prix isto não é possível e precisa ser
berrado nas orelhas da FIA já.
Este assunto vai rachar milhões de opiniões convergentes à atuação de cada piloto. Todas serão profundamente injustas e é preciso que a massa se recupere dessa odiosa manifestação porque ela é injusta.
Webber e Vettel
Com relação ao Webber, recordemos, temos um exemplo considerado impossível quando conseguiu numa prova de Gran Prix - não estou seguro do local e pista - mas absolutamente seguro do fato que rodou vinte e seis voltas para a vitória com um jogo de pneus limitados para dezesseis voltas e condenados para o limite de engenharia para dezoito voltas, ou seja, o fabricante se eximia de responsabilidade.
Outro aspecto desse jogo de equipe que coloca o piloto numa condição completamente vulnerável ocorreu na Malásia com o Hamilton sendo solicitado economizar combustível. Se for para economizar porque não vão disputar o índice energético em Le Mans? Isto porque um Formula 1 precisa por regulamento atual FIA terminar uma prova de GP com um litro de combustível mensurável na chegada e agora, recentemente com combustível alem desse litro para completar a última volta.
Ora, por causa dessa besteira, um piloto profissional jogando sua carreira que se mede por vitórias, se vê obrigado por comando do box a diminuir o seu ritmo para economizar combustível. Mas não é óbvio que essa limitação de peso mínimo em combustível resulta em o que de interrogação de cavalo vapor a mais num motor de Formula 1?
E o quanto prejudica um piloto que por duas longas horas assumiu todos os riscos que um ser humano pode assumir para cumprir com sua função de piloto de competição em
Formula 1?
Moral da história é necessário encontrar um denominador que defina lucro, pontos, valores, objetivos que se relacionam com as equipes sem que tais regulações interfiram com o desempenho precípuo do piloto de provas em monoposto.
Uma delas é proibir dois carros por equipe porque, CONCEITUALMENTE a equipe propriamente dita não existe.
Já lá no segundo andar, nunca posso esquecer a voz cavernosa e tonitruante do Luzinho Pereira Bueno se referindo..."- Mas como se faz para administrar o acelerador numa prova de monoposto!!?..."
Esta Formula 1 caquética, fantasiosa, irreal, confusa, própria para marias chiquinhas de cozinha, só eles sabem segurar a panela e cozinha essa porcaria circense onde competem duramente com o clube do bolinha, precisa se regrar dessa hemorragia climatério - períodos dos climatérios abrangem as menopausas, que ocorrem com as
últimas menstruações espontâneas - eles merecem...
Somam-se a isso os fabricantes de pneus.
A última descrição dos pneus da Pirelli num texto técnico com "desenhinos" e fotografias lindas proclama essa besteira: (traduzido do inglês sem perda de tempo:)
"Rápida evolução da tecnologia de pneus na Pirelli permitiu que o novo pneu duro – o PZero Orange – ser mais ou menos equivalente ao composto do pneus médio do ano passado. As paredes laterais do pneu são mais macias, este ano, mas os ombros são mais fortes. O efeito disto é mais rápida a degradação térmica enquanto a faixa a de desempenho de pico do pneumático é estendida. Tração também é melhorada, que se traduz em tempos mais rápidos, especialmente na saída dos cantos e áreas de tração combinada, de frenagem para a aceleração e vice-versa. A diferença de desempenho entre os diferentes compostos é agora superior a 0,5 segundos por volta, ao contrário do ano passado, quando a diferença foi muitas vezes menor: particularmente na segunda metade da temporada. Degradação térmica mais rápida e uma maior diferença de desempenho entre os compostos incentivará as ultrapassagens ao longo de cada competição."
Quem no mundo consegue aferir essa besteira?
Pois isso é a Formula 1 atual.
"... As paredes laterais do pneu são mais macias, este ano, mas os ombros são mais
fortes..."
Isso o Chico Lameirão já havia descoberto e constatado na pista nos idos dos anos 70/80 com calotas falsas em fibra de carbono que dava suporte às laterais dos ombrinhos dos pneus. Eu sou testemunha.
Alguém tem idéia do quanto isso melhorou em tudo a performance de um monoposto?
Melhorou em tudo, absolutamente tudo, mas tivemos que mudar as molas, alterar o CG dianteiro, o angulo do pino mestre nos deu um trabalho inacreditável e nos deixou endividados com o fornecedor de pneus, porque enquanto não acertamos o coeficiente de pouso da banda de rolagem no chão, ficamos careca nos bolsos e na cabeça. Eu pelo menos na cabeça. O Chico é doente. Parece um porco espinho.
E mais um detalhe. Só fechamos o resultado no campo do totalmente positivo quando alteramos o Ackermann somados a três milímetros de convergência estática a frente e dois no eixo traseiro. Tudo isso sem auto blocante.
O fato é que na F-1 com boa porcentagem de blocante, daqui a pouco eles estão usando pressão de 5 libras por polegada quadrada nos pneus dianteiros para compensar a ausência da suspensão dianteira que de há muito jogou para a lata de lixo o conceito de CG no eixo frontal para criar aquele buraco elevado sob o nariz gigante, prancha da famigerada "down force". Revoltante.
Quando me viro para trás, e isso é raro, e vejo essa porcaria de Stockcar percebo que ninguém aprendeu nada. O treco só curva se freia. Você não aprende muito, mas passa o tempo... Pelo menos a F-1 com motor traseiro entre-eixos....baixando mais a pressão dos pneus...já está fazendo curva de baixa, digamos melhor. Olhem a deformação do pneu em imagem frontal. Até carrinho de caixote de sabão e rolimã se resolve melhor.
O que a f-1 está mostrando nesse início de temporada é que os construtores entenderam melhor o translado técnico necessário da Bridgestone para Pirelli...ou ficavam a pé. O resto é mentira.
O clube do Bolinha das equipes, ficou menos bolinha entre equipes. É só.
Voltando à espuma que me escorre da boca.
Que raio de conceito de equipe essa formula exclusiva circense administra?
Não bate na lógica de cada um de que uma dita equipe com dois carros tem que necessariamente ter dois chefes de equipe que se matem dentro do box?
Mas que deixem o Vettel, o Ayrton, o Bird, o Prost, o Caracciola,o Nuvolari atropelarem o Galvão Bueno, pelo amor de Deus!
Não nos seria muito mais do apetite ouvir o Galvão narrar a porradaria dentro do Box da Red Bull e o Luciano Burti distribuir Red Bull para acalmar o ânimos explicando no detalhe porque o botão do volante a esquerda não foi feito para entupir o estabilizador?
Depois, quando tudo acabar, ai sim, podem chamar o Lito Cavalcanti para botar ordem na casa.
Agora, botar os pilotos para se odiarem num começo de temporada, permitir que se forme uma torcida desigual, tendenciosa embasada em informação falsa, transformar uma arena onde somente os pilotos são de fato punidos, estes que nos trazem momentos de glória, especialmente quando nos sentimos em condição de achar que faríamos melhor se estivéssemos no lugar deles...
É Covardia doublé de Irresponsabilidade por Negligência da condição humana.
A FIA consegue ela também ser uma merda.
Ricardo Achcar
Vettel vai para cima de Webber.
Hamilton x Rosberg
http://globoesporte.globo.com/formula-1/videos/t/provas/v/sebastian-vettel-vence-o-gp-da-malasia-de-formula-1/2477715/
O texto inicial, entre aspas, foi extraido do site:
autOportal
NT: Depois da corrida da Malasia resolvi nada escrever sobre a Formula Um, Indy ou outras categorias atuais, masssss eis que ontem recebo de meu amigo Ricardo sua visão da atual F.Um em um texto que nos mostra bem o estado de tudo na categoria do técnico ao desportivo e outras cositas más.O texto inicial, entre aspas, foi extraido do site:
autOportal
Valeu Ricardo, um abração!
Rui Amaral Jr
FOTOS: AP
Muito bom este post, concordo com quase tudo, ou dito de outro modo, concordo com as questões de fundo mas em relação à atribulada ultrapassagem dos homens do "dá-me asas" penso que se não tivessem dado a ordem o Webber tinha-se acautelado e dificilmente o Vettel faria a ultrapassagem.
ResponderExcluirAbraço
Caro Domingos, obrigado por seu comentário, e como bem disse o Ricardo cada um de nós, que conhecemos a lida do esporte, temos um própria opinião e a sua é muito válida!
ExcluirUm abraço
Muito bom o post do Ricardo Achcar ...... Até quando vai durar essa droga ?????
ResponderExcluirCaro Rui,
ResponderExcluirTudo esbarra na " ultra-profissionalização" do automobilismo que hoje temos na F1.
Qualquer um sabe, que hoje um piloto ganha X vêzes mais do que os pilotos ganhavam antigamente, não precisa ir nem muito longe, Piquet mesmo não ganhava tão bem assim, mesmo sendo tricampeão do mundo !!!!
Os valores de uma forma geral elevaram-se a níveis estratosféricos e os pilotos passaram a ser engrenagens do sistema, a oferta(de pilotos) é grande e os bons lugares ( equipes) são muito poucos, então vale-se o ditado " quem pode mais chora menos " e não há nenhuma perspectiva de mudança no horizonte, o 2o piloto de uma equipe grande, aceita de bom grado continuar lá, ganhando muito bem e tendo a chance de fazer boas corridas ( quando o 1o piloto vai mal) tendo em troca, que algumas vezes submeter-se às ordens da equipe.... Simples assim. Infelizmente o romantismo deu lugar ao BUSINESS !!!!
Abraço
Veja Heitor, vc que agora está brilhando numa categoria de base que é a F.Vee, sabe quanto está sendo prejudicial ao esporte a enorme interferência das equipes através da comunicação, imagine-se o tempo todo ouvindo aquilo, assim como foi impedida a telemetria via box, acredito que se a comunicação fosse restringida à assuntos sérios, como um acidente ou carro lento à frente do piloto, o esporte agradeceria.
ExcluirUm abração e dia 6 estou lá!
Destampou a panela e soltou a bicharada toda.. No que fez bem. Se tiver como encaminhar pros que comandam o "esporte", e, se lerem, talvez aprendam que abaixo do Equador tem gente que entende da bagaça e sabe pensar. Pior ainda depois de td o que RA escreveu é lembrar do campeonato onde os 'peneis'' tinham que durar a prova toda e na volta de chegada os bólidos trabalhando como garis, varrendo a porcariada para ganhar uns 2 quilos e passar na balança. A gente assiste essa porra por vício. Abração Rui.
ResponderExcluirVerdade Regi, é por vicio, vamos ver quem vai ler, sei que muitas pessoas, inclusive algumas que dou umas bela cacetadas nos acompanham e não comentam!
ExcluirUm abração
nada a acrescentar, ou melhor,a que horas é pra estar no autodromo meu piloto.Parabéns sr Ricardo,seus ensinamentos nos anos 60 ainda me são uteis e essa é a diferença pois em sequência só tive bons pilotos e melhores amigos e não estranhei sua indignação pois tive escola vip nesse ramo de competição
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