Como todas corridas em que participei, preparei minha mala de vestimenta com meu macacão, minha sapatilha, minhas luvas, meu capacete e minha roupa antichama.
Participei de todos os treinos sempre protegido por aquele que sempre esteve comigo, minha armadura, minha segunda pele quando entro dentro carro de corrida.......Durante o briefing dessa 2a Etapa da FVee, tivemos uma inspeção de vestimenta orientativa por parte do pessoal da FASP e logicamente constataram que meu macacão estava " vencido" !!! Hoje em dia vem bordado nos gola dos macacões a data de fabricação e o prazo de validade é de 5 anos..... Quando o fiscal veio procurar o tal " bordado" logicamente não achou...já achou estranho....aí me perguntou onde estava a data de fabricação do macacão....eu disse que não sabia, mas que não adiantava procurar porque ele tinha com certeza mais de 5 anos.....uns 30 para ser mais exato.......ele me disse que eu não deveria usa-lo, embora não fosse me impedir de correr nessa etapa, na próxima eu não poderei participar se não trocar por um dentro das especificações... Logo pensei.....é a corrida de despedida desse macacão...temos que fechar em GRAN FINALE !!!!
Fiquei pensando nisso...esse macacão foi dado a mim pelo meu Tio Junior Lara Campos em 1986, quando iniciei no kart e ele me disse na época que gostava muito dele e embora já tivesse parado há algum tempo, não havia se desfeito dele pois significava muito para ele e só estava me dando porque gostava muito de mim e queria que o macacão ajudasse a me proteger assim como protegeu a ele que nunca teve nenhum acidente grave usando esse macacão....
Pois bem usei durante toda minha " carreira " no kart e nos primeiros anos das corridas de carro. Ai por força das circunstâncias acabei parando de correr em 1992 e guardei ele com o mesmo cuidado que meu Tio Júnior havia guardado quando parou também.
Quando abri, lá estava ele , limpo , pronto para ser usado, parecia que tinha sido guardado ontem.... corri para tirar a roupa e exprimentar o macacão... PUTZ..tá meio justo !!! Eu tinha subido quase 10 kg desde que parei.
Fiz essa primeira corrida, gostei muito e decidi montar meu próprio carro com a ajuda de um preparador, o Humberto Guerra. E utilizando muitos dos conhecimentos que adquiri participando durante 15 anos nas corridas de automodelismo, tendo participado de Campeonatos Brasileiros ( Campeão em 2006) , Sudamericanos ( Campeão em 2005) e Mundiais.
Iniciei um programa de treinamento....corrida...musculação....alimentação regrada... e fui voltando.... perdi 2.....3.....5.....8 kilos !!!! Em quatro meses eu tinha voltado praticamente ao meu peso de 1992 e agora o macacão servia como uma luva !!!
Na minha cabeça, eu " estava de volta " !!! Agora vamos pra cima !!!!! Tinha de volta minhas memorias de bons resultados e meu equipamento iria me proteger...
Fui para a corrida e disputei o primeiro lugar até a penúltima volta, contudo por erro meu rodei na junção e acabei finalizando em quarto. Não iremos ao degrau mais alto, mais ainda assim ele sai por cima, se despede das pistas onde ele mais esteve..no Pódium !!!!
Heitor e a filha Julia |
Heitor Nogueira Filho
Enfim a aposentadoria!
Obrigado pelo espaço para prestar uma dupla homenagem, ao Tio Junior Lara Campos e ao macacão em si.
ResponderExcluirTodos que são ou que algum dia foram pilotos sabem qual o significado do macacão para o piloto, é sua armadura, sua segunda pele....algo bem pessoal....
Como toda despedida que se preze , essa também não foi fácil, mas foi muito legal.....valeu a pena. A aposentadoria veio em festa de gala !!!
Agora vamos começar um novo capítulo, cientes que o passado foi muito bom e será preservado....
Grande Abraço
Heitor
Heitor, não tinha visto essa matéria, ficou muito boa, que bom que aproveitamos esse macacão até sua aposentadoria....
ResponderExcluir