Jimmy
Jimmy e a Lotus 25
Jimmy e Hill na Lotus 49 antes da Gold Leaf
Hill em Mônaco
Jimmy na Tasmânia
Andretti largando na pole em Watkins Glem 1968
Emerson na vitória em Watkins Glem 1970
Eram os primórdios do automobilismo com o apoio de empresas não necessariamente ligadas à indústria automotiva. No começo, o espaço para propaganda nos carros era reduzido, medido com régua se fosse o caso. E obrigatoriamente, tinham de ser fabricantes ligados aos automóveis: pneus, auto-pecas, carburantes e por aí vai. Mas o desenvolvimento dos carros de competição, exigia quantias cada vez maiores. Em 1968, a Equipe Gunston, da Rodésia (atual Zimbabwe) tornou-se a primeira a inscrever seus carros em um GP, no caso o da África do Sul, pintados nas cores de uma embalagem de cigarros. Colin Chapman viu abrir-se aí uma grande oportunidade e firmou contrato com a Imperial Tobacco, uma multinacional tabagista britânica, para divulgar um de seus produtos, o cigarro Gold Leaf. Os Lotus, que até então usavam a cor oficial da Grã-Bretanha nas pistas, o verde, passaram a ser vermelho, branco e dourado, a cor das embalagens e tudo começou. A Lotus apareceu com a novidade na disputa da Tasman Series de 1968 e mesmo os oceânicos torceram o nariz. Mas foi na Corrida dos Campeões que os puristas ingleses ficaram mesmo indignados e ameaçaram com o boicote. Colin resolveu o impasse com um símbolo acima de qualquer suspeita: cobriu a cabeça do lobo-do-mar com a Union Jack, a célebre bandeira do Reino Unido. E a prova foi ao ar; vencida por Bruce McLaren e todos viveram felizes.
*Sim, é uma referência à canção da banda inglesa Iron Maiden.
CARANGUEJO – automobilista e roqueiro.
Rui, vc traz cada história....cada minúcia......é um baú de conhecimento automobilistico !!!! Grande Abraço !!
ResponderExcluirObrigado Heitor, essa é do Caranguejo. Um abração!
ExcluirO Automobilismo é cheio de histórias maravilhosas ...... Curti de montão ..... Abçs.
ResponderExcluirObrigado Marco, um abraço.
ExcluirSensacional!
ResponderExcluirNão sou nem nunca fui fumante, por isso tenho a curiosidade: ainda existem as marcas Gold Leaf e John Player Special no mercado?
A Gold Leaf não sei, mas a JPS sim, um abraço Irapuã.
ExcluirPra mim foi novidade. Vivendo e aprendendo! Abs!
ResponderExcluirRicardo, coisas do Caranguejo, e cá para nós acredito que ele seja bem mais velho que nós para lembrar de tudo!rsrsr
ExcluirUm abração
Senhores, só lhes digo que lá pelos idos de 1974, quando o piloto Ricardo Mansur
ResponderExcluirera o primeiro a chegar a Goiânia com seu Magnum Kaimann, para a disputa da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Super Vê (e marcava o tempo de 1m e 45s) tinha eu 12 anos.
Abç
Caranguejo
Pensei que vc não fosse ver!rs
ResponderExcluirCaranguejo, brincadeiras à parte vc é a memória viva de tantos acontecimentos que descreve para nós de forma brilhante que parece que estava lá.
Obrigado meu amigo.
Sem stress Ruizão. É bom a gente desfrutar dessa forma de convivência
ResponderExcluircom pessoas que se conhecia (e que não nos conheciam)e mostrar que seus
feitos ainda estão por aí,vivos na memória de alguém.
Caranguejo
Grande Rui, vc e o Caranguejo tem que escrever um livro, adoro estas Histórias!!!
ResponderExcluir