A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 30 de novembro de 2010

ACIDENTES AUTOMOBILÍSTICOS DE PILOTOS GAÚCHOS, CONVIDADOS (PILOTOS) E CIRCUITOS GAÚCHOS, LAMENTAVELMENTE AS MORTES FORAM MUITAS - capítulo II

6˚) Circuito das Praias do Atlântico em 17 de fevereiro de 1952

Teve como resultado da prova:

1˚ lugar: Diogo Ellwanger com Ford

2˚ lugar: Catharino Andreatta com Ford

3˚ lugar: Aldo Finardi com Chevrolet

4˚ lugar: Oscar Bay com Ford

5˚ lugar: Julio Andreatta com Ford

Acidente: Antoninho Burlamaque, virtual vencedor, capotou sua carretera Cadillac #12 ferindo-se gravemente, morrendo no outro dia em hospital de Porto Alegre.

O acidente aconteceu na praia de Santa Terezinha, na sequência, esta prova passou a chamar-se Antoninho Burlamaque.

7˚) 500 km de Porto Alegre - Circuito Pedra Redonda em 11 de agosto de 1968

Resultado da prova:

1˚ lugar: Chico Landi/Jan Balder com BMW #12

2˚ lugar: Vitório Andreatta com Ford #4

3˚ lugar: Henrique Iwers com Malzoni #9

4˚ lugar: Francisco Feoli com DKW #99

5˚ lugar: Breno Freire com Simca #86

Com esta prova, encerrou-se as disputas das carreteras em circuitos de rua no Rio Grande do Sul.

Acidente: Breno Fornari feriu-se com gravidade ao derrapar seu protótipo regente (Simca) e bater na parede da delegacia de polícia.

8˚) GP Internacional de Fórmula 2 em 14 de novembro de 1971, no Autódromo de Tarumã,

reuniu vários pilotos de F1: Graham Hill, Ronnie Peterson, Jean P. Jarier, Arturo Merzario, Henri Pescarolo, Carlos Reutemann, Emerson e Wilson Fittipaldi, José Carlos Pace, Luiz Pereira Bueno,

Giovani Salvati e outros.

Classificação:

1˚ lugar: Carlos Reutemann com Brabham BT 36, Argentina

2˚ lugar: Emerson Fittipaldi com Lotus 69, Brasil

3˚ lugar: José Carlos Pace com Brabham BT 36, Brasil

Poli position: Tim Schenken com 1m 01s 110 com 178,6 Km/h – volta mais rápida, Pace com 173,6 Km/h.

Acidente: Giovanni Salvati, italiano, correndo com March 712M perdeu a vida na curva 1 quando seu March passou com a frente por baixo do guard rail. Morreu instantaneamente. A curva 1 passou a chamar-se Salvati.

9˚) Campeonato Gaúcho –Divisão 3 em 21 de outubro de 1973 - Autódromo de Tarumã

Última etapa do campeonato. Ivan conseguiu a pole com seu Opala #85, ao seu lado, Pedro Carneiro Pereira com Opala #22. Pedro, locutor esportivo, ex-presidente do Automóvel Clube do RGS, correu em várias categorias e até de carretera.

Num domingo bonito, às 14h 45min é dada a largada, os Opalas entram junto no início da reta. Raspam-se, ficam presos um no outro, desgovernam, sobem um barranco, capotam e pegam fogo.

Foto Revista Quatro Rodas, novembro de 1973

Ivan Iglesias morre instanteamente. Pedro ainda tentou sair por trás, mas morreu queimado, também. Tudo isto antes de terminar a primeira volta. Um horror!

Pedro tinha 35 anos e todo um futuro pela frente

10˚) I Rali da Integração Nacional em 04 de julho de 1971 de Fortaleza/CE a Chuí/RS, 520 km, para veículos nacionais

O Ministério dos Transportes queria demonstrar que o país já era asfaltado de norte a sul e através da Petrobras patrocinou esta mega prova.

Partiram 103 participantes, 72 chegaram depois das 5 etapas:

1ª Etapa: Fortaleza/Salvador

2ª Etapa: Salvador/Rio de Janeiro

3ª Etapa: Rio de Janeiro/Curitiba

4 ª Etapa: Curitiba/Porto Alegre

5 ª Etapa: Porto Alegre/Chuí com retorno a Porto Alegre até o parque fechado.

Resultado:

1˚ lugar: Jan Balder/Alfredo Maslowski com Puma W #39

2˚ lugar: Adolfo Goldenberg/Francisco Roemmler com Corcel #21

3˚ lugar: Sérgio Mattos/Luiz Fimondim com Corcel #5

4˚ lugar: Rene Lefevre/Péricles Ramos com Corcel #2

A largada foi dada no autódromo Virgílio Távora, Fortaleza/CE.

A BR não foi fechada para a prova, além do trânsito, tinha jegue atravessando a estrada. À noite outro grave problema foi à neblina que terminou acidentando os gaúchos Danilo Zaffari que capotou seu Dodge Dart, morrendo, no estado da Bahia.

Agradeço ao amigo Nelson Marques da Rocha, de Passo Fundo-RS, a parceria neste.

Continua na próxima semana!


3 comentários:

  1. Fabiani C Gargioni #261 de dezembro de 2010 às 10:11

    Grande Rui, este acidente dos opalas é comentado até hoje por aqui nas rodas de oficina, uma pena!!!

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  2. É Fabiani,numa pista andando forte tudo pode acontecer, vcs agora mesmo tiveram um forte acidente com um Opala do Beto Zattar. A lida do automobilismo é assim mesmo, linda mas as vezes trágica.
    Como está o Beto? Li no Francis que estava se recuperando, Graças a Deus.

    Um abraço

    Rui

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  3. Fabiani C Gargioni #261 de dezembro de 2010 às 16:16

    Grande Rui, ele bateu de gol, se fosse de opala a coisa poderia ter sido até pior.Apesar de atualmente os gols virarem quase o mesmo tempo dos opalas e omegas, mas graças à Deus ele saiu da uti e já foi transferido p/Joinville que é a sua cidade, eu fiquei realmente triste quando terminei a minha bateria e veio a notícia de nque ele estava em coma induzido na uti, nós (eu, ele e o Ike) tínhamos ficado até umas onze horas da noite do sábado conversado sobre a vida e as corridas e ele estava feliz porque o carro dele era novo e estava bem acertado,num grid de 22 carros ele estava largando em quarto. Mas deu tudo certo e ele já está bem, um abraço!!!

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