6˚) Circuito das Praias do Atlântico em 17 de fevereiro de 1952
Teve como resultado da prova:
1˚ lugar: Diogo Ellwanger com Ford
2˚ lugar: Catharino Andreatta com Ford
3˚ lugar: Aldo Finardi com Chevrolet
4˚ lugar: Oscar Bay com Ford
5˚ lugar: Julio Andreatta com Ford
Acidente: Antoninho Burlamaque, virtual vencedor, capotou sua carretera Cadillac #12 ferindo-se gravemente, morrendo no outro dia em hospital de Porto Alegre.
O acidente aconteceu na praia de Santa Terezinha, na sequência, esta prova passou a chamar-se Antoninho Burlamaque.
7˚) 500 km de Porto Alegre - Circuito Pedra Redonda em 11 de agosto de 1968
Resultado da prova:
1˚ lugar: Chico Landi/Jan Balder com BMW #12
2˚ lugar: Vitório Andreatta com Ford #4
3˚ lugar: Henrique Iwers com Malzoni #9
4˚ lugar: Francisco Feoli com DKW #99
5˚ lugar: Breno Freire com Simca #86
Com esta prova, encerrou-se as disputas das carreteras em circuitos de rua no Rio Grande do Sul.
Acidente: Breno Fornari feriu-se com gravidade ao derrapar seu protótipo regente (Simca) e bater na parede da delegacia de polícia.
8˚) GP Internacional de Fórmula 2 em 14 de novembro de 1971, no Autódromo de Tarumã,
reuniu vários pilotos de F1: Graham Hill, Ronnie Peterson, Jean P. Jarier, Arturo Merzario, Henri Pescarolo, Carlos Reutemann, Emerson e Wilson Fittipaldi, José Carlos Pace, Luiz Pereira Bueno,
Giovani Salvati e outros.
Classificação:
1˚ lugar: Carlos Reutemann com Brabham BT 36, Argentina
2˚ lugar: Emerson Fittipaldi com Lotus 69, Brasil
3˚ lugar: José Carlos Pace com Brabham BT 36, Brasil
Poli position: Tim Schenken com 1m 01s 110 com 178,6 Km/h – volta mais rápida, Pace com 173,6 Km/h.
Acidente: Giovanni Salvati, italiano, correndo com March 712M perdeu a vida na curva 1 quando seu March passou com a frente por baixo do guard rail. Morreu instantaneamente. A curva 1 passou a chamar-se Salvati.
9˚) Campeonato Gaúcho –Divisão 3 em 21 de outubro de 1973 - Autódromo de Tarumã
Última etapa do campeonato. Ivan conseguiu a pole com seu Opala #85, ao seu lado, Pedro Carneiro Pereira com Opala #22. Pedro, locutor esportivo, ex-presidente do Automóvel Clube do RGS, correu em várias categorias e até de carretera.
Num domingo bonito, às 14h 45min é dada a largada, os Opalas entram junto no início da reta. Raspam-se, ficam presos um no outro, desgovernam, sobem um barranco, capotam e pegam fogo.
Foto Revista Quatro Rodas, novembro de 1973
Ivan Iglesias morre instanteamente. Pedro ainda tentou sair por trás, mas morreu queimado, também. Tudo isto antes de terminar a primeira volta. Um horror!
10˚) I Rali da Integração Nacional em 04 de julho de 1971 de Fortaleza/CE a Chuí/RS, 520 km, para veículos nacionais
O Ministério dos Transportes queria demonstrar que o país já era asfaltado de norte a sul e através da Petrobras patrocinou esta mega prova.
Partiram 103 participantes, 72 chegaram depois das 5 etapas:
1ª Etapa: Fortaleza/Salvador
2ª Etapa: Salvador/Rio de Janeiro
3ª Etapa: Rio de Janeiro/Curitiba
4 ª Etapa: Curitiba/Porto Alegre
5 ª Etapa: Porto Alegre/Chuí com retorno a Porto Alegre até o parque fechado.
Resultado:
1˚ lugar: Jan Balder/Alfredo Maslowski com Puma W #39
2˚ lugar: Adolfo Goldenberg/Francisco Roemmler com Corcel #21
3˚ lugar: Sérgio Mattos/Luiz Fimondim com Corcel #5
4˚ lugar: Rene Lefevre/Péricles Ramos com Corcel #2
A largada foi dada no autódromo Virgílio Távora, Fortaleza/CE.
A BR não foi fechada para a prova, além do trânsito, tinha jegue atravessando a estrada. À noite outro grave problema foi à neblina que terminou acidentando os gaúchos Danilo Zaffari que capotou seu Dodge Dart, morrendo, no estado da Bahia.
Agradeço ao amigo Nelson Marques da Rocha, de Passo Fundo-RS, a parceria neste.
Grande Rui, este acidente dos opalas é comentado até hoje por aqui nas rodas de oficina, uma pena!!!
ResponderExcluirÉ Fabiani,numa pista andando forte tudo pode acontecer, vcs agora mesmo tiveram um forte acidente com um Opala do Beto Zattar. A lida do automobilismo é assim mesmo, linda mas as vezes trágica.
ResponderExcluirComo está o Beto? Li no Francis que estava se recuperando, Graças a Deus.
Um abraço
Rui
Grande Rui, ele bateu de gol, se fosse de opala a coisa poderia ter sido até pior.Apesar de atualmente os gols virarem quase o mesmo tempo dos opalas e omegas, mas graças à Deus ele saiu da uti e já foi transferido p/Joinville que é a sua cidade, eu fiquei realmente triste quando terminei a minha bateria e veio a notícia de nque ele estava em coma induzido na uti, nós (eu, ele e o Ike) tínhamos ficado até umas onze horas da noite do sábado conversado sobre a vida e as corridas e ele estava feliz porque o carro dele era novo e estava bem acertado,num grid de 22 carros ele estava largando em quarto. Mas deu tudo certo e ele já está bem, um abraço!!!
ResponderExcluir