Colin Chapman era sem duvida alguma um gênio, em 1962 seus carros eram sucesso nas pistas, embora ainda não tivesse o titulo mundial da Formula Um, já tinha feito vários carros vencedores nas pistas e o Lotus Elite um pequeno carro esporte com motor de 1.200cc que fora um destaque entre os pequenos esportivos ingleses.
A partir da experiência do Elite, Chapman queria um chassi leve e com muita resistência à torção, já que a primeira versão do carro seria conversível. Sua ideia eram molas de longo curso e macias e amortecedores com grande carga para segurar firmemente o carro a pista.
Assim surgiu em 1962 o Elan, um conversível de dois lugares, chassi com coluna central em X alongado, suspensão independente nas quatro rodas, e freios a disco na dianteira e traseira. Seu motor Ford de 1.558cc preparado na Lotus tinha duplo comando no cabeçote e dois carburadores Weber 45 duplos. Tinha aproximadamente 105 HP o que levava o pequeno Lótus a uma velocidade máxima de 180 km/h. A carroceria de fibra de vidro e seu peso total apenas 670 kg.
O Elan foi produzido por doze anos e várias foram suas versões, Serie 2, S 2 Plus com teto rígido,S 3, S4, Serie 4 Sprint e o 25R a versão de pista.
Este Serie 3 era equipado com o motor Ford com algumas outras modificações e produzia 126 HP e 15,6 mkgf de torque o que fazia o pequeno bólido acelerar de 0 a 100 km/h em 7s e ir a uma velocidade máxima de 195 km/h.
O belo ELAN PLUS 2S da última série fabricado em 1974.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.
Rui Amaral Jr