Nino Vacarella pilota na sua vitória em dupla com Toine Hezemans na Targa Florio 1971.
A bela tomada de ar para os carburadores rendeu o apelido de "IL PERISCOPIO".
A Alfa Romeo 33 foi produzida por mais de dez anos a partir de 1967, eram carros feitos para principalmente as corridas de longa duração. Sua fabricação e desenvolvimento foi entregue à Autodelta de Carlo Chitti e Ludovico Chizzola que era o departamento de competições semi oficial da Alfa, a idéia inicial era colocar no carro o motor quatro cilindros em linha das Alfas GT/GTA que eram preparados pela Autodelta. Carlo Chitti tinha outros planos, um motor V8 com quatro comandos de válvulas e a partir do final de 67 esse motor foi construído, tinha 1.995cc 78mm x 50,4mm, quatro válvulas por cilindro, e já desenvolvia 200 HP à 6.500 rpm.
O chassi tubular como era a tradição da Alfa foi projetado por Orazio Satta Puliga engenheiro chefe de projetos da Alfa e de grande prestigio na marca já que fora responsável por grandes carros desde as Alfettas 158 até as Alfa Romeo GTV.
O chassi era de tubos de magnésio fundidos e a carroceria de fibra de vidro e o peso do protótipo era de apenas 580 kg. Era apelidada na Italia de IL PERISCOPIO por conta da tomada de ar para os carburadores sobre o motor, bem antes de qualquer carro de Formula Um.
A T33/2 correu em 1967/68 e venceu muitas corridas, mas já corria contra os Porsches de 3 litros e vencer apenas na categoria não era a idéia da Alfa.
Ainda em 1968 começaram os testes do motor V8 de 3 litros e a aparência da T33/3 já mudara muito.
Rolf Stommelen em Brands Hacth 1971.
O motor V8 de 3 L.
Em 1971 seu motor já bem desenvolvido tinha a potencia de 450 HP seu peso total com o novo motor era de 650 kg. Esse carro venceu algumas corridas importantes como a Targa Florio, 6 Horas de Watikins Glen e as 6 Horas de Brands Hatch.
Na Targa Florio 1971 uma vitória empolgante do ídolo italiano Nino Vacarella em dupla com Toine Hezemans.
Em 1972 foi desenvolvido o motor 12 cilindros flat estreando em 73 na Targa Florio, tinha 2.995cc com curso de 77mm x diâmetro de 53,6mm. Esse motor equipou alguns Formula Um como a Lola de Grahan Hill em 74 , a March 721X de 72 e a MacLaren em 1970, era beberão para F I e produzia 530hp à 12.000 rpm.
Andrea de Adamich TT33 nos 1.000 KM de Brands Hacth 1972.
Arturo Merzario na TT 33/3 12 cilindros.
Rolf Stommelen nos 1.000 KM de Nurburgring 1973.
Andrea de Adamich em Brands Hatch 1971.
A Alfa Romeo já com problemas financeiros entregou a equipe ao alemão Willy Kausen e no ano de 1975 foi campeã do Campeonato Mundial de Marcas. Nesse ano já corria com o motor flat 12 com a cilindrada reduzida para 2.134cc e com a ajuda de um turbo a 1.4 atmosferas de pressão . Esse motor tinha 640 HP de potencia a 11.000 rpm e a denominação do carro era 33TT12 e pesava 770 kg. TT significava Telaio Tubulare - chassi tubular.
Uma grande geração de carros que ficou na lembrança de que acompanhou o automobilismo de competição da época.
Targa Florio 1971
Alfa 33, um dos protótipos mais carismáticos de todos os tempos. E acima de tudo um Alfa Romeo.
ResponderExcluirBela aula de automobilismo mestre Rui.
Obrigado Mauricio.
ResponderExcluirUm abraço
Rui
Bela matéria, completa e bem ilustrada.
ResponderExcluirA Alfa Romeo merece um trabalho deste nivel.
Abs,
Fernando
Lindona....he, he
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