A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Conta Ricardo...

Torneio BUA de Formula Ford 1970
Eu participei da primeira prova  ocorrida no Rio de Janeiro.

Vou te narrar por enquanto somente este trecho dessa epopeia
. O Antonio -Ferreirinha- estava junto.


No sábado de classificação encontramos um parafuso cravado num pistão depois que ficou impossível fazer o motor rodar regularmente. A LOLA só tinha me mandado 1 motor. O Emerson tinha 5 motores Hollbay na equipe Lotus e todos mais no mínimo 3 a 4 motores. A LOLA havia resolvido inscrever o carro DEPOIS, ela veio no transporte aéreo fretado do grupo que organizou o torneio BUA, mas veio desmontado. Eu e Antonio montamos o carro e depois a LOLA mandou um mecânico de lá para acompanhar o assunto. Foi a partir daí que nos fodemos por completo.
No sábado de classificação, como o meu motor estava impedido de rodar até o Antonio reparar para o dia seguinte eu fui ao Amadeo Girão -diretor de prova- e propus a pedido do Norman Casari que eu acertasse o carro dele que estava rodando 1:35. Propusemos igualmente que eu me classificaria com o carro do Norma Casari. Girão concordou e eu em meia dúzia de voltas coloquei o carro rodando na minha mão 1:30/6. O Norman montou na máquina e rodou 1:32 ficando se não me engano em 5º na largada da primeira bateria (eram duas baterias) feliz da vida....
Diante deste resultado o Emerson e o Luiz Bueno foram reclamar com o Girão e ganharam causa. Eu tive que largar em último lugar. Cheguei no entanto em 12º na primeira bateria.


Largada #1 Emrson e #11 Luizinho




 Emerson e Ricardo

 Ricardo e Emerson, Antonio Ferreirinha acena...
Ricardo abre um boqueirão de Emerson...

Na segunda bateria eu passei o Emerson que liderava a prova na 9º volta, abri um retão dele, quebrei o recorde da pista em 1:27.0 durante sete voltas consecutivas até chegar a essa marca que ficou como o recorde do Autódromo do Rio de Janeiro, pista inicial.

Na 18º volta acabou a gasolina...

Ricardo Achcar

NT: Voltando ao boxe comigo Marcos Sacoman estava se roendo do fato quando percebeu que era apenas a gasolina que não "haviam" completado depois da primeira bateria ou completaram de menos.

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Ilusão
" E de novo acredito que nada do que é
importante se perde verdadeiramente.
Apenas nos iludimos, julgando ser dono das 
coisas, dos instantes e dos outros.
Comigo caminham todos os amores que amei,
todos os amigos que se afastaram,
todos os dias felizes que se apagaram.
Não perdi nada, apenas a ilusão 
de que tudo podia ser meu para sempre."

( Miguel Sousa Tavares- escritor português)



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Este texto em que Ricardo conta parte de sua história no Torneio BUA de Formula Ford, disputado no Brasil em Fevereiro de 1970, faz parte de uma intensa troca de e-mails e conversas entre nós. É apenas um pedaço, um pequeno pedaço, de uma grande história que logo vamos mostrar à vocês.
Tomo a liberdade de oferecer este post à duas grandes figuras, simplesmente dois amigos, o Antonio -Ferreirinha- e ao Marcos -Sacoman- que nos deixou à pouco.

Rui Amaral Jr   

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8 comentários:

  1. O Sacoman está fazendo falta na nossa troca de e-mails diários e principalmente nos finais de semana de fórmula 1.

    Legal esse texto. Se não me engano o Senhor Ricardo tem uma história com os radiadores Bongotti.

    Abraço Rui.

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    1. É o Malfeitor lançando seus raios de lá de cima Milton!
      Vc certamente vai me contar.

      Um abração

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  2. Enfim Ricardo, vc deu o show, foi impedido pelo português (Girão) a ordem era o Emerson aparecer ? e vc c/ seu motorzinho único virou "27", só não venceu por destinos outros!!! O verdadeiro vencedor nem sempre é aquele que chega em 1º!

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  3. Tarcísio...la se vão 43 anos!
    Obrigado pelo seu comentário. O Rui vai acabar me fazendo contar toda a história e, acredite, ela não é bonita e muitos que participaram já estão no segundo andar. No entanto, aquele que acena da beira pista o Antonio Ferreirinha, estes que ficam nos bastidores e que são os alicerces da festa, merecem um pouco mais. Um dia eu acho que vou contar.
    Forte abraço

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  4. Mais um "CAMPEÃO" e pioneiro injustiçado . Tenho a honra de ser amigo e poder conversar com esse doutor em acerto de carro . Benjamin(BIJU) Rangel

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  5. Pessoal, hoje em dia não é difícil escrever e publicar um livro. Esse patrimônio que chega até nós de forma picada não pode se perder. Por incrível que possa parecer, não é um patrimônio apenas pessoal, mas de toda uma imensa comunidade de entusiastas pelo automobilismo (principalmente dos tempos românticos). Pensem nisso e contem com muitos de nós para ajudar nessas empreitadas de tantos azes...

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  6. Caro Fernando, como disse o Biju acima temos a honra de mostrarmos um pouco do que grandes amigos fizeram e continuam à fazer e estou providenciando seu pedido, aguarde!

    Um abraço

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Rui Amaral Jr