Graham Hill - Lotus 72
Em seu relato sobre a vitória na 5ª etapa da Formula VEE o Heitor conta como para substituir a ventoinha usou uma tomada de ar NACA.
Sobre a retirada da ventoinha, que refrigera principalmente as camisas nos motores VW Boxer, seu tio Jr Lara tentou fazer o mesmo em seu VW D3, mas os resultados não foram os mesmos, aquecendo demais, outros pilotos nos VW tentaram várias alternativas, mas acredito que sem muito sucesso, eu mesmo nunca tentei. Usávamos as ventoinhas em corridas curtas apenas para refrigeração, já que retirávamos o induzido do alternador e balanceávamos o conjunto. Creio que sua retirada e substituição por uma tomada de ar traga um ganho de potencia de algo em torno de 2 à 4 Hps.
A NACA -National Advisory Committee for Aeronautics / Comitê Consultivo Nacional para a Aeronáutica- foi criada nos EUA no começo do século passado para ajudar no desenvolvimento aerodinâmico dos aviões e muitos de seus projetos são utilizados até hoje, como a tomada de ar. No final da década de 50 foi dissolvida e seus projetos, ativos e pessoal técnico foi transferido para NASA -National Aeronautics and Space Administration.
Rui Amaral Jr
Nas duas fotos o VW D3 do Jr Lara sem a ventoinha.
A nova tomada de ar do carro do Heitor
Lamborghini Countach
Bugatti Veyron Super Sport 3
Seu uso na aviação.
Grande Rui, vc ou alguém aí sabe tecnicamente qual o funcionamento desas tomadas NACA???
ResponderExcluirSim meu amigo Fabiani, apenas não detalhei tudo, mas existe uma relação entre tamanho e vazão, vou pedir ao Ricacdo Bock me ajudar e depois escrevo outro post.
ExcluirPutabração!
Las famosas tomas Naca, tan famosas en los años setenta.
ResponderExcluirLucían muy bien con sus formas triangulares en los autos de carrera.
Abrazos amigo Rui!
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