A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 14 de maio de 2013

BOAC 1.000 - Brands Hacth 1970


Porsche 917K John Wyer Automotive #10 de Pedro Rodriguez/ Vic Elford o vencedor e #9 de Jo Siffert/Brian Redman acidentado.   

1970 a Porsche vinha dominando o World Sportscar Championship, desde o ano anterior, a terceira etapa do campeonato em Brands Hatch trazia uma forte dose e emoção, pois a Porsche vencera a primeira etapa em Daytona e a Ferrari a segunda etapa em Sebring depois da espetacular corrida de Mario Andretti pilotando a 512S com Ignazio Giunti e Nino Vacarella.
Eu aos 17 anos esperava sempre avidamente os resultados, os jornais brasileiros às vezes mostravam algumas linhas sobre as corridas, a AutoEsporte só contaria a corrida muito depois e a AutoSprint, que lia toda semana, só chegaria ao final da semana. Porsche ou Ferrari, Ferrari ou Porsche quem venceria a terceira etapa?

 Ferrari 512S de Jacky Ickx/Jackie Oliver segunda no grid e 13ª na corrida.
 A bela Lola T70 MK3 da equipe Bonnier de Jo Bonnier/Reine Wissel, 7ª colocada.
 Matra-Simca MS670 de Henri Pescarolo/Johnny Servoz-Gavin 6ª, e o Porsche  980/2 de Gijs van Lennep/Hans Laine quarto colocado.
O belo 917K segundo colocado de Vic Elford/Denny Hulme

Novamente a Ferrari  512S Spyder foi a pole com a #2 de Chris Amon/Arturo Merzario, tendo a outra de #1 de Jacky Ickx/Jackie Oliver em segundo e o Porsche 917 #11 de Vic Elford/Denny Hulme em terceiro. Na categoria até 3.000  Matra Simca MS650 largaria em ótimo quarto com a #51 de Jack Brabham/Jean-Pierre Beltoise. Seguiam o Porche 917K #9 de Jô Siffert/Brian Redman e a outra Matra Simca de #52 de Henri Pescarolo/Johnny Servoz-Gavin.
Massss em Brands a corrida sob chuva foi novamente da Porsche, que fez os quatro primeiros lugares com a vitória do 917K #10 de Pedro Rodriguez/Leo Kinnunen da John Wyer tendo em segundo e terceiro outros 917K o #11 de Vic Elford/Denny Hulme seguido do 917 K de Richard Attwood/Hanns Herrmann, seguido do Porsche 908/2 de  Gijs van Lennep/Hubert Lamine e apenas em quinto a 512S de Chris Amon/Arturo Merzario.
A Porsche venceu “apenas”  9 da 10 corridas do campeonato de 1970...


Rui Amaral Jr    

9 comentários:

  1. Fabiani C Gargioni #2714 de maio de 2013 às 16:04

    Grande Rui, estes eram os mais belos protótipos!!!

    ResponderExcluir
  2. Rui, você sabe que não dá para ganhar todas, né. Dá uma olhada nesses números e veja se te lembra alguma Scuderia. rsrsrs

    16 títulos de construtores
    15 títulos de pilotos
    221 vitórias
    222 vitórias do motor fabricado pela Scuderia

    Isso só na fórmula 1. Nas outras categorias, só o commendatore sabia.

    Abracci!

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Miltão, acredito em suas palavras,vc que é piloto/escritor/fotografo, ninguém reúne essas três grandes virtudes com tão grande competência, masssss as Ferrari 512S e depois M levaram uma sova muito grande!!!rsrsr

    Um abração.

    ResponderExcluir
  4. Rui,

    digamos que elas nasceram em época errada. rsrsrs

    Abração.

    ResponderExcluir
  5. Rui,

    outro ótimo post... e estes protótipos são de "encher os olhos"...

    abraços...

    ResponderExcluir
  6. Esse filme do John Wyer é simplesmente fantástico......ver uma retrospectiva desse Mundial de 1970 é incrível. E como guiava esse Pedro Rodriguez...dominar o 917 na chuva de Brands Hatch.....slide nas saídas de curva.......é para poucos. Obrigado por compartilhar esse valioso material Rui !!! Abraço

    ResponderExcluir
  7. Ese Lola T70... un auto hermoso Rui.
    Abrazos!
    http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Rui! O post retrata a época de ouro do automobilismo em geral.As imagens são perfeitas para trazer boas recordações.






    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr