Torneio BUA de Formula Ford 1970
Eu participei da primeira prova ocorrida no Rio de Janeiro.
. O Antonio -Ferreirinha- estava junto.
No sábado de classificação encontramos um parafuso cravado num pistão depois que ficou impossível fazer o motor rodar regularmente. A LOLA só tinha me mandado 1 motor. O Emerson tinha 5 motores Hollbay na equipe Lotus e todos mais no mínimo 3 a 4 motores. A LOLA havia resolvido inscrever o carro DEPOIS, ela veio no transporte aéreo fretado do grupo que organizou o torneio BUA, mas veio desmontado. Eu e Antonio montamos o carro e depois a LOLA mandou um mecânico de lá para acompanhar o assunto. Foi a partir daí que nos fodemos por completo.
No sábado de classificação, como o meu motor estava impedido de rodar até o Antonio reparar para o dia seguinte eu fui ao Amadeo Girão -diretor de prova- e propus a pedido do Norman Casari que eu acertasse o carro dele que estava rodando 1:35. Propusemos igualmente que eu me classificaria com o carro do Norma Casari. Girão concordou e eu em meia dúzia de voltas coloquei o carro rodando na minha mão 1:30/6. O Norman montou na máquina e rodou 1:32 ficando se não me engano em 5º na largada da primeira bateria (eram duas baterias) feliz da vida....
Largada #1 Emrson e #11 Luizinho
Emerson e Ricardo
Ricardo e Emerson, Antonio Ferreirinha acena...
Ricardo abre um boqueirão de Emerson...
Na segunda bateria eu passei o Emerson que liderava a prova na 9º volta, abri um retão dele, quebrei o recorde da pista em 1:27.0 durante sete voltas consecutivas até chegar a essa marca que ficou como o recorde do Autódromo do Rio de Janeiro, pista inicial.
Na 18º volta acabou a gasolina...
Ricardo Achcar
NT: Voltando ao boxe comigo Marcos Sacoman estava se roendo do fato quando percebeu que era apenas a gasolina que não "haviam" completado depois da primeira bateria ou completaram de menos.
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Ilusão
" E de novo acredito que nada do que é
importante se perde verdadeiramente.
Apenas nos iludimos, julgando ser dono das
coisas, dos instantes e dos outros.
Comigo caminham todos os amores que amei,
todos os amigos que se afastaram,
todos os dias felizes que se apagaram.
Não perdi nada, apenas a ilusão
de que tudo podia ser meu para sempre."
( Miguel Sousa Tavares- escritor português)
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Este texto em que Ricardo conta parte de sua história no Torneio BUA de Formula Ford, disputado no Brasil em Fevereiro de 1970, faz parte de uma intensa troca de e-mails e conversas entre nós. É apenas um pedaço, um pequeno pedaço, de uma grande história que logo vamos mostrar à vocês.
Tomo a liberdade de oferecer este post à duas grandes figuras, simplesmente dois amigos, o Antonio -Ferreirinha- e ao Marcos -Sacoman- que nos deixou à pouco.
Rui Amaral Jr
link
O Sacoman está fazendo falta na nossa troca de e-mails diários e principalmente nos finais de semana de fórmula 1.
ResponderExcluirLegal esse texto. Se não me engano o Senhor Ricardo tem uma história com os radiadores Bongotti.
Abraço Rui.
É o Malfeitor lançando seus raios de lá de cima Milton!
ExcluirVc certamente vai me contar.
Um abração
Enfim Ricardo, vc deu o show, foi impedido pelo português (Girão) a ordem era o Emerson aparecer ? e vc c/ seu motorzinho único virou "27", só não venceu por destinos outros!!! O verdadeiro vencedor nem sempre é aquele que chega em 1º!
ResponderExcluirVerdade Tarcisio, vou encaminhar ao Ricardo.
ExcluirAbs
Tarcísio...la se vão 43 anos!
ResponderExcluirObrigado pelo seu comentário. O Rui vai acabar me fazendo contar toda a história e, acredite, ela não é bonita e muitos que participaram já estão no segundo andar. No entanto, aquele que acena da beira pista o Antonio Ferreirinha, estes que ficam nos bastidores e que são os alicerces da festa, merecem um pouco mais. Um dia eu acho que vou contar.
Forte abraço
Mais um "CAMPEÃO" e pioneiro injustiçado . Tenho a honra de ser amigo e poder conversar com esse doutor em acerto de carro . Benjamin(BIJU) Rangel
ResponderExcluirPessoal, hoje em dia não é difícil escrever e publicar um livro. Esse patrimônio que chega até nós de forma picada não pode se perder. Por incrível que possa parecer, não é um patrimônio apenas pessoal, mas de toda uma imensa comunidade de entusiastas pelo automobilismo (principalmente dos tempos românticos). Pensem nisso e contem com muitos de nós para ajudar nessas empreitadas de tantos azes...
ResponderExcluirCaro Fernando, como disse o Biju acima temos a honra de mostrarmos um pouco do que grandes amigos fizeram e continuam à fazer e estou providenciando seu pedido, aguarde!
ResponderExcluirUm abraço