A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Dino

Dino Ferrari, na Ferrari 125 GPC

Alfredo Ferrari ou Alfredino ou simplesmente Dino, nasceu na cidade de Modena em Janeiro de 1932, filho de Enzo e sua esposa Laura Gaurello, seu nome é em homenagem ao avô paterno.
Após o seu nascimento o pai, piloto da Alfa Romeo, abandonou as pistas como piloto e se transformou no grande chefe de equipe que foi. Primeiro na própria Alfa depois na sua querida Ferrari.
Enzo esperava que Dino o sucedesse na direção da Ferrari, e para isso  o preparou. Primeiro mandou à Suíça, onde Dino estudou  economia e depois para Bologna onde começou a estudar engenharia mecânica. Sua doença, que tornava seus movimentos rígidos, só lhe permitiu fazer dois anos de Engenharia. 
Mas isto não impedia de Enzo chamá-lo de “engenheiro”, doente, Dino voltou e na Ferrari foi trabalhar como projetista ao lado de Vitório Jano.
É creditado à ele a Ferrari 750 Monza e o desenvolvimento do motor 1,5 L DOHC V6 motor para F2.
Dino sofria de distrofia muscular, e veio a falecer em Junho de 1956, aos 24 anos, Enzo nunca mais se recuperou de sua perda. 
Até 1988, o autódromo de Ímola tinha o nome de "Dino Ferrari". Com a morte do Commendatore, passou a ser "Enzo e Dino Ferrari".

Caranguejo e Rui

Aos amigos Vasco e André.

NT:Laura morreu em 1978 e só aí Enzo reconheceu publicamente que tivera um filho fora do casamento, Piero.


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125 GPC A PRIMEIRA FERRARI MONOPOSTO
post de 22 de Setembro de 2010

Nino Farina no GP da Itália em Turim 1948


A 125 F1 foi primeiro monoposto com a marca Ferrari. Na época ainda não existia a categoria Formula Um e ela corria na categoria GP. Estreou no Grande Prêmio da Itália, GP  de Torino em 5 de Setembro de 1948 pilotada pelo grande campeão Giuseppe Farina, este carro usava um compressor Rooths simples em seu motor V12, mas no ano seguinte foram feitas mudanças radicais nos cabeçotes, adotando cabeçotes com comando de válvulas duplos e a adoção do compressor Rooths de duplo estágio.
A suspensão dianteira manteve-se praticamente similar aos modelos esportivos com rodas independentes , enquanto a traseiro foi originalmente formada por eixos oscilantes e depois  De Dion. 
Em 1949 vieram as primeiras vitórias com Giuseppe Farina, então piloto da Alfa  Romeo emprestado à Ferrari, vencendo o GP de Rosário na Temporada Argentina e depois com  Ascari vencendo o Grande Prêmio da Suíça, GP da Bélgica , GP da Holanda, e o  Grand Prix da Itália. 
Para o ano seguinte a Ferrari abandonou a configuração de motor 1.500cc com compressor, mas aí já é o começo da Formula Um e fica para outro post. 




Motor: Dianteiro, longitudinal, 12V 60° 
            Diâmetro x curso       55 x 52,5 mm 
            Cilindrada unitária    124,73 cm3 
            Cilindrada total         1496.77 cm3 
            Taxa de compressão  6.5 : 1 
            Potencia máxima       230 CV a 7000 giros/min 
            Potencia especifica    154 CV/litro 

            Distribuição
            Um comando por cabeçote, 2 válvulas por cilindro 
            Alimentação 
            Um compressor volumétrico e um carburador Weber 40 DO 3C 

            Lubrificação cárter seco
            Fricção monodisco
    
Chassi: Tubular em aço 

Suspensão dianteira: Independente com triângulo e mola transversal inferior. Amortecedores hidráulicos Houdaille. 

Suspensão traseira: Independente, semi eixo oscilante, barra de torção.Amortecedores hidráulicos  Houdaille.

Freios a tambor
             
Cambio 5 marchas mais ré.

Reservatório de combustível capacidade 120 l 

Pneus: Dianteiro  5.50 x 15 
            Traseiro     7.00 x 15 

Peso 710 kg com água e óleo. 

Velocidade máxima 260 km/h.






2 comentários:

  1. Fabiani C Gargioni #272 de agosto de 2012 às 21:10

    Grande Rui, obrigado por mais esta aula!!!

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  2. Obrigado a vc meu amigo Fabiani, é sempre bom te ver por aqui!

    Um abraço

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