É gratificante e super prazeroso saber e ver que esse tradicional autódromo foi ressuscitado e revitalizado com muito empreendorismo e boa vontade daqueles que realmente gostam e sabem discorrer sobre automobilismo, enfim um ato de muita coragem e heroísmo de todos os envolvidos nessa empreitada, que sem duvida nenhuma deve servir de exemplo a todos os demais Estados, e administradores dos autódromos deste Pais, e que jamais façam o que está sendo feito no autódromo do Rio de Janeiro, que agoniza e já está condenado por essa corja de cartolas inúteis e ávidos de lucros, sem escrúpulos, sem memória e até sem sentimentos, enfim sem moral e sem vergonha. Ficaria aqui horas e horas descrevendo adjetivos para essa cambada e eles poderiam até pensar que eu os estava elogiando.
Enfim essa era uma prova aonde corriam com todos os tipos de veículos , de varias categorias e de vários estilos, desde o mais antigo até o mais moderno. Em uma mesma prova podia-se ver desde o piloto profissional, até o amador, desde que devidamente documentado, é claro, e quero dizer que tanto o amador (que não participava regularmente de campeonatos), quanto o profissional tinham a mesma atenção e o mesmo valor por parte dos organizadores e diretores de prova. Enfim era uma verdadeira festa de confraternização, era um espetáculo digno do nome "Cascavel de Ouro".
Portanto quando se fala de uma prova desse porte parece que a saudade é muito maior, pois nessa época que eu participava, contava-mos os dias para estar lá presente nesse espetáculo, e ainda mais gratificante era saber que fazíamos parte desse espetáculo.
A preparação para essa prova começava muitos meses antes, com treinos esporádicos e com revisões constantes nos carros para que nada de errado acontecesse, enfim era trabalho duro muito tempo antes da prova, pois sempre queria fazer o melhor possível, já que a prova era de muita importância e muito destaque não só na mídia como também na Cidade, que nos recebia calorosamente e com muita hospitalidade.
Em uma edição que no momento não sei exatamente precisar o ano se foi 1993 ou 1994, fui participar com o meu protótipo, e tenho algo a lhes contar bastante interessante e também bastante trágico para mim, pois passei por um acidente incrível e inesquecível, enfim um fantástico acidente que para mim ficou marcado como trágico e humorístico ao mesmo tempo.
Para quem não conhece ou nunca andou no traçado de Cascavel (que felizmente foi preservado, ao contrario de Interlagos que infelizmente foi destroçado), a pista é sensacional com retas curtas mas fantásticas (apesar de poucas) e curvas maravilhosamente desenhadas e bastante desafiadoras, destacando-se a curva do Bacião, sendo a mais desafiadora curva de todos os demais autódromos do Pais, basta dizer que é preciso ter muita coragem e fé para fazê-la bem feita, ou melhor quase que com o pé embaixo, pois ela apresenta três tangencias numa mesma curva, o que é simplesmente fantástico pois exige uma concentração fora do comum para fazê-la bem feita.
Pedro ajuda seu filho Rodrigo |
Pedro Garrafa
_______________________________________________________________
Pedrão, meu amigo, muito obrigado, todo de bom e um forte abraço!
Rui
Eu sempre sonhei em correr uma edição da "Cascavel de Ouro"
ResponderExcluirOi Pedrão, não sabia dessa passagem de pilotar protótipos, parabéns! Só uma pergunta! Depois dessa lixada no asfalto, que medida ficou seu "bloco'... Kkkkkk! Brincadeira! Abs!
ResponderExcluirMeu caro amigo Ricardo Mansur.....meu bloco continua STANDARD....tá certo que bem usado claro, e bem esquentado.Mas que a lixada foi inesquecivel isso foi....
ResponderExcluirUm abraço para todos....
Bela história Pedrão, e muito bom saber que Cascavel está de volta, esperamos pela Cascavel de Ouro. No Brasil é complicado, poderíamos ter um campeonato de Endurance regional em todas as regiões do país culminando com as 1000Milhas em Interlagos p/ sabermos o campeão Brasileiro é apenas um devaneio meu mas que se os dirigentes quisessem dava p/ realizar. Pedrõa gostaria de saber que protótipo é este das fotos??? Achei muito bonito!!!
ResponderExcluirMeu caro amigo Fabiani.Esse é um legitimo Proton , que significava Prototipo do Nordeste, depois passou a se chamar Espron, quando por inicitiva de Nelson Piquet, eles passaram a usar motorização BMW, e tinham até uma categoria formada apenas com esses carros com motorização BMW, o que era um show tambem, porem durou pouco a categoria e então passaram a utilizar os motores AP,que reinam até os dias de hoje em algumas unidades que ainda estão nas pistas.Nessa versão das minhas fotos o meu ainda usava mecanica a ar com duas weber 48 IDA e o motor tinha mais de 1.800 cc, o que o tornava um verdadeiro carro de corridas....
ResponderExcluir