Dino Ferrari, na Ferrari 125 GPC
Alfredo Ferrari ou Alfredino ou simplesmente Dino, nasceu na cidade de Modena em Janeiro de 1932, filho de Enzo e sua esposa Laura Gaurello, seu nome é em homenagem ao avô paterno.
Após o seu nascimento o pai, piloto da Alfa Romeo, abandonou as pistas como piloto e se transformou no grande chefe de equipe que foi. Primeiro na própria Alfa depois na sua querida Ferrari.
Enzo esperava que Dino o sucedesse na direção da Ferrari, e para isso o preparou. Primeiro mandou à Suíça, onde Dino estudou economia e depois para Bologna onde começou a estudar engenharia mecânica. Sua doença, que tornava seus movimentos rígidos, só lhe permitiu fazer dois anos de Engenharia.
Mas isto não impedia de Enzo chamá-lo de “engenheiro”, doente, Dino voltou e na Ferrari foi trabalhar como projetista ao lado de Vitório Jano.
É creditado à ele a Ferrari 750 Monza e o desenvolvimento do motor 1,5 L DOHC V6 motor para F2.
Dino sofria de distrofia muscular, e veio a falecer em Junho de 1956, aos 24 anos, Enzo nunca mais se recuperou de sua perda.
Até 1988, o autódromo de Ímola tinha o nome de "Dino Ferrari". Com a morte do Commendatore, passou a ser "Enzo e Dino Ferrari".
Caranguejo e Rui
Aos amigos Vasco e André.
NT:Laura morreu em 1978 e só aí Enzo reconheceu publicamente que tivera um filho fora do casamento, Piero.
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125 GPC A PRIMEIRA FERRARI MONOPOSTO
post de 22 de Setembro de 2010
Nino Farina no GP da Itália em Turim 1948
A 125 F1 foi primeiro monoposto com a marca Ferrari. Na época ainda não existia a categoria Formula Um e ela corria na categoria GP. Estreou no Grande Prêmio da Itália, GP de Torino em 5 de Setembro de 1948 pilotada pelo grande campeão Giuseppe Farina, este carro usava um compressor Rooths simples em seu motor V12, mas no ano seguinte foram feitas mudanças radicais nos cabeçotes, adotando cabeçotes com comando de válvulas duplos e a adoção do compressor Rooths de duplo estágio.
A suspensão dianteira manteve-se praticamente similar aos modelos esportivos com rodas independentes , enquanto a traseiro foi originalmente formada por eixos oscilantes e depois De Dion.
Em 1949 vieram as primeiras vitórias com Giuseppe Farina, então piloto da Alfa Romeo emprestado à Ferrari, vencendo o GP de Rosário na Temporada Argentina e depois com Ascari vencendo o Grande Prêmio da Suíça, GP da Bélgica , GP da Holanda, e o Grand Prix da Itália.
Para o ano seguinte a Ferrari abandonou a configuração de motor 1.500cc com compressor, mas aí já é o começo da Formula Um e fica para outro post.
Motor: Dianteiro, longitudinal, 12V 60°
Diâmetro x curso 55 x 52,5 mm
Cilindrada unitária 124,73 cm3
Cilindrada total 1496.77 cm3
Taxa de compressão 6.5 : 1
Potencia máxima 230 CV a 7000 giros/min
Potencia especifica 154 CV/litro
Distribuição
Um comando por cabeçote, 2 válvulas por cilindro
Alimentação
Um compressor volumétrico e um carburador Weber 40 DO 3C
Lubrificação cárter seco
Fricção monodisco
Chassi: Tubular em aço
Suspensão dianteira: Independente com triângulo e mola transversal inferior. Amortecedores hidráulicos Houdaille.
Suspensão traseira: Independente, semi eixo oscilante, barra de torção.Amortecedores hidráulicos Houdaille.
Freios a tambor
Cambio 5 marchas mais ré.
Reservatório de combustível capacidade 120 l
Pneus: Dianteiro 5.50 x 15
Traseiro 7.00 x 15
Peso 710 kg com água e óleo.
Velocidade máxima 260 km/h.
Grande Rui, obrigado por mais esta aula!!!
ResponderExcluirObrigado a vc meu amigo Fabiani, é sempre bom te ver por aqui!
ResponderExcluirUm abraço