A PRIMEIRA VITÓRIA NO MUNDIAL DE FORMULA UM
O cenário não poderia ser outro senão a mítica Spa, o carro uma Lotus 25. Jimmy já corria a dois anos na Formula Um, com dezessete corridas, suas melhores colocações até então eram três terceiros lugares, em Portugal 1960, Holanda e França em 1961.
A Lotus 25 era um projeto de Colin Chapman e seu diretor de engenharia Mike Costin, seu chassi monocoque era impulsionado pelo novo motor Climax V8 de um litro e meio. Dela Chapman dizia “era o carro mais despojado e mais bonito que já tínhamos construído...”.
Havia estreado em Zandvoort na Holanda, a vitória nesta primeira corrida do campeonato foi de Graham Hill com a BRM P57. Na corrida seguinte em Mônaco a vitória foi de Bruce MacLarem com o Cooper T60, tendo Jimmy feito a melhor volta.
Agora chegava Spa e Jimmy largava na 12ª posição tendo Graham Hill feito a pole seguido de Bruce MacLaren e Trevor Taylor com outra Lotus.
Na primeira volta Hill lidera seguido de Taylor e Jimmy já vem na quarta posição, brigando com a Ferrari Shark Nose de Willy Maraisse. Até a quarta ou quinta volta briga nesta posição, inclusive com Hill. Daí em diante começa a andar cada vez mais rápido, faz a melhor volta com 3.55.60/100, e a partir da oitava volta assume de vez a ponta, andando mais de dois segundos mais rápido que todos, e vence com 44s de vantagem para Graham Hill.
E assim começava a história de vitórias de nosso Grande Campeão.
Ofereço este post ao meu amigo Caranguejo.
NT: Jimmy venceu mais três vezes em Spa 1963/64/65
ELA
links
Grande Rui, esta LÓTUS é um dos maiores clássicos dos carros de corridas de todos os tempos!!!
ResponderExcluirGrande Rui, obrigado pela menção.
ResponderExcluirO curioso é que Clark não gostava de correr em Spa. Imagina se gostasse...
Caranguejo
Ótimo post. Esse filme é histórico, o início de uma era. Clark para mim é o maior ícone de uma época romantica da F1, onde
ResponderExcluiras estrelas do volante não eram excessões.