A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 5 de junho de 2012

Jim Clark - Spa 1962


A PRIMEIRA VITÓRIA NO MUNDIAL DE FORMULA UM 


O cenário não poderia ser outro senão a mítica Spa, o carro uma Lotus 25. Jimmy já corria a dois anos na Formula Um, com dezessete corridas, suas melhores colocações até então eram três terceiros lugares, em Portugal 1960,  Holanda e França em 1961. 
A Lotus 25 era um projeto de Colin Chapman e seu diretor de engenharia Mike Costin, seu chassi monocoque era impulsionado pelo novo motor Climax V8 de um litro e meio. Dela Chapman dizia “era o carro mais despojado e mais bonito que já tínhamos construído...”.
Havia estreado em Zandvoort na Holanda, a vitória nesta primeira corrida do campeonato foi de Graham Hill com a BRM P57. Na corrida seguinte em Mônaco a vitória foi de Bruce MacLarem com o Cooper T60, tendo Jimmy feito a melhor volta.

Agora chegava Spa e Jimmy largava na 12ª posição tendo Graham Hill feito a pole seguido de Bruce MacLaren e Trevor Taylor com outra Lotus.
Na primeira volta Hill lidera seguido de Taylor e Jimmy já vem na quarta posição, brigando com a Ferrari  Shark Nose de Willy Maraisse. Até a quarta ou quinta volta briga nesta posição, inclusive com Hill. Daí em diante começa a andar cada vez mais rápido, faz a melhor volta com 3.55.60/100, e a partir da oitava volta assume de vez a ponta, andando mais de dois segundos mais rápido que todos, e vence com 44s de vantagem para Graham Hill.
E assim começava a história de vitórias de nosso Grande Campeão.

Ofereço este post ao meu amigo Caranguejo.

NT: Jimmy venceu mais três vezes em Spa 1963/64/65     



ELA







links 



3 comentários:

  1. Fabiani C Gargioni #275 de junho de 2012 às 22:09

    Grande Rui, esta LÓTUS é um dos maiores clássicos dos carros de corridas de todos os tempos!!!

    ResponderExcluir
  2. Grande Rui, obrigado pela menção.
    O curioso é que Clark não gostava de correr em Spa. Imagina se gostasse...
    Caranguejo

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post. Esse filme é histórico, o início de uma era. Clark para mim é o maior ícone de uma época romantica da F1, onde
    as estrelas do volante não eram excessões.

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr