Nino Vacarella pilota, em sua vitória em dupla com Toine Hezemans na Targa Florio 1971
A bela tomada de ar para os carburadores rendeu o apelido de "IL PERISCOPIO"
O chassi tubular como era a tradição da Alfa foi projetado por Orazio Satta Puliga engenheiro chefe de projetos da Alfa e de grande prestigio na marca, já que fora responsável por grandes carros desde as Alfettas 158 até as Alfa Romeo GTV.
O chassi era de tubos de magnésio fundidos e a carroceria de fibra de vidro e o peso do protótipo era de apenas 580 kg. Era apelidada na Italia de IL PERISCOPIO por conta da tomada de ar para os carburadores sobre o motor, bem antes de qualquer carro de Formula Um.
A T33/2 correu em 1967/68 e venceu muitas corridas, mas já corria contra os Porsches de 3 litros e vencer apenas na categoria não era a idéia da Alfa.
Ainda em 1968 começaram os testes do motor V8 de 3 litros e a aparência da T33/3 já mudara muito.
Rolf Stommelen em Brands Hacth 1971
O motor V8 de 3 litros
Em 1971 seu motor já bem desenvolvido tinha a potencia de 450 HP, seu peso total com o novo motor era de 650 kg. Esse carro venceu algumas corridas importantes como a Targa Florio, 6 Horas de Watikins Glen e as 6 Horas de Brands Hatch.
Na Targa Florio 1971 uma vitória empolgante do ídolo italiano Nino Vacarella em dupla com Toine Hezemans.
Em 1972 foi desenvolvido o motor 12 cilindros flat, estreando em 73 na Targa Florio, tinha 2.995cc com curso de 77mm x diâmetro de 53,6mm. Esse motor equipou alguns Formula Um como a Lola de Grahan Hill em 74 , a March 721X de 72 e a MacLaren em 1970, era beberão para F I e produzia 530hp à 12.000 rpm.
Andrea de Adamich em Brands Hatch 1971
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Arturo Merzario na TT33/3 12 cilindros
Rolf Stommelen nos 1.000 KM de Nurburgring 1973
Andrea de Adamich TT33 nos 1.000 KM de Brands Hacth 1972.
A Alfa Romeo, já com problemas financeiros, entregou a equipe ao alemão Willy Kausen, e no ano de 1975 foi campeã do Campeonato Mundial de Marcas. Nesse ano já corria com o motor flat 12 com a cilindrada reduzida para 2.134cc e com a ajuda de um turbo a 1.4 atmosferas de pressão. Esse motor tinha 640 HP de potencia a 11.000 rpm e a denominação do carro era 33TT12, pesava 770 kg. TT significava Telaio Tubulare - chassi tubular.
Uma grande geração de carros que ficou na lembrança de que acompanhou o automobilismo de competição da época.
Targa Florio 1971
Post de 13 de Novembro de 2010
El Tipo 33 creo que es el Alfa Romeo Sp más famoso en la historia.
ResponderExcluirY el más bello.
Abrazos!
Excelente el T33!!!!!
ResponderExcluirQue lindos que eran los Sport de esos años, como se los extraña...
Saludos!!!!