A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 11 de março de 2011

Dan Gurney

Dan na Maserati Birdcage da Equipe Camoradi vitória nos 1.000 KM de Nurburgring de 1960 que correu em dupla com Stirling Moss.
Pilotando uma MacLarem F I , foi um dos primeiros pilotos a usar o capacete integral, um Bell Star.

Certa vez Jimmy Clark disse a seu pai “Dan é o único piloto tão rápido quanto eu” li esta frase muitos anos atrás, talvez quando ela foi divulgada, e nunca saiu de meu pensamento. As vezes brinco com o Caranguejo sobre ela pois ele e eu achamos difícil que naquele começo dos anos 60 fosse impossível alguém ser tão rápido quanto o Escocês Voador e depois também.
O certo é que Dan foi um grande piloto, venceu muitas corridas com os mais variados carros, foi e ainda é muito respeitado no mundo automobilístico.

Dan e Jimmy.

Venceu sete vezes na Formula Um, quatro corridas validas pelo mundial e três extra campeonato. 
Pelo mundial a primeira foi no GP da França em Rouen no ano 1962 pilotando um Porsche da equipe oficial de fabrica, na tentativa da marca alemã de entrar na Formula Um com um projeto totalmente desenvolvido por ela. A segunda e terceira vitórias viriam no ano de 1964 pilotando um Brabham e foram nos Gps do México e França em Rouen.

A vitória em Spa 1967 com o Eagle-Weslake.

E a quarta e mais importante para ele foi pilotando um carro construído por ele, o Eagle, empurrado por um motor também desenvolvido por ele o Weslake em Spa na Bélgica.
As corridas extra campeonato foram em 1960 o Ballarat Victória na Austrália com BRM. O GP de Solitude na Alemanha em 1962 pilotando um Porsche e por fim a Corrida dos Campeões disputada em Brands Hacth na Inglaterra no ano de 1967 pilotando sua criação o EagleWeslake. Na época a corrida dos campeões apesar de ser extra campeonato era talvez a mais badalada e disputada da temporada.
Venceu cinco corridas na Nascar e sete na Indy, três na CanAm fora outras em categorias diferentes.
Com os carros esporte entre os Protótipos e Gts venceu dez corridas com carros tão diferentes quanto os Shelby-Cobra e a Maserati Birdcage.
Dono de equipe que nestes longos anos venceu centenas de corridas, Dan é certamente um nome de respeito a ser lembrado e reverenciado. 
      
Aqui ele pilota o Mark IV na vitória em Le Mans 1967 em dupla com A.J. Foyt, o ressalto sobre a cabeça do piloto foi feito pois Dan é muito alto, vejam no post de Foyt a diferença entre eles pilotando o mesmo carro.
Com o Porsche Formula Um foram duas vitórias, em Rouan na França válida para o mundial de F I e Solitude na Alemanha, ambas em 1962.
Na CanAm pilotando uma Lola.
Nos EUA com um Eagle.
Na Inglaterra vencendo de Galaxie em Oulton Park.
Revista Autosporte Abril de 1963.
Com sua criação o Eagle-Weslake.



2 comentários:

  1. Rui,

    Fotos maravilhosas, texto empolgante. Dá pra imaginar a adrelina desse pessoal correndo com meio corpo pra fora do carro, rente ao chão, com verdadeiros foguetes e freios rudimentares, com Santo Antônio que dependia muito mais da proteção do Santo que da capacidade de realmente evitar uma tragédia em caso de capotamento.

    Abraços,

    Danilo Kravchychyn
    Ponta Grossa - PR

    ResponderExcluir
  2. Fabiani C Gargioni #2612 de março de 2011 às 18:53

    Grande Rui,obrigado por mais esta aula!!!

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr