Agradeço a meu amigo Orlando Belmonte Jr a digitalização e envio da reportagem, sei que deu muito trabalho. Resolvi mostrar a matéria completa pois se trata da entrada do automobilismo Brasileiro nas grandes competições internacionais, com o grande Luiz Antonio Greco e Wilsinho levando um carro feito por Toni Bianco a enfrentar o automobilismo de ponta mundial.
Agradeço tambem a meus amigos Romeu e Fernando os depoimentos na postagem anterior e vou anexa-los abaixo. São importantes na medida que os dois são profundos conhecedores de nosso automobilismo e o Fernando na época era estagiario na FORD.
F250GTO disse...
Lembrando que esse nosso Fomula 3, que foi pilotado pelo Wilson na Argentina, tambem tinha o nome de Willys Gavea.
Orlando Belmonte Jr. disse...
Rui , é isso mesmo ,essa materia é da Revista AUTO ESPORTE numero 17de Março de 1966, tenho essa revista inteira ..
Hiperfanauto disse...
Este Formula 3 foi lançado com o nome de Willys Gavea no ano de 1965 estreando com vitoria nos 500 Km de Interlagos. Segundo os cronistas especializados da época, foi o primeiro carro de corrida totalmente projetado e construído no Brasil com o patrocínio da Willys e as mãos do T.Bianco (para mim continua sendo o Formula Jr.da Tubularte, de 1961 com motor PORSCHE 1500 do Landi e Gimenez). Este carro tinha tudo para deslanchar na Europa nas mãos do W. Fittipaldi, mas também segundo "fontes" (eu ainda não era estagiário lá ) o esquema foi melado por um tal de Jean Redelé da Renault Francesa que era quem fornecia a mecanica.
F250GTO disse...
O Redèlé foi tambem um dos responsaveis pelo acordo Renault/Willys para o lançamento do Alpine A 108 por aqui, que foi batizado de Willys Interlagos, pelo grande Mauro Salles.
Romeu
Hiperfanauto
ResponderExcluirVocê se enganou ao afirmar que o Wilsinho estreou com o Gávea nos 500 Kms de Interlagos de 1965 com vitória . Quem ganhou aquéla prova foi o Jayme com Simca Abarth . o Wilsinho fez 2º .
Outra coisa , talvez
alguèm puder me exclarecer uma dúvida . Os motores Renault , tinham a ADMISSÃO do lado esquerdo e ESCAPAMENTO do lado direito . Como néssa foto do Gávea de perfil , os CARBURADORES estão do lado DIREITO ?
Abraço a todos
Mike
Cadê vc Mike?
ResponderExcluirUma coisa me deixava confuso qd garoto, note que eles usavam os Weber duplos, que era o que de molhor havia na época, mas era permitido só um carburador então usava-se sómente um dos difusores, aproveitando-se o corpo do carburador.
Abs
Prezado Mike,
ResponderExcluirCorrigindo o "engano" ou melhor
"completando a informação e deixando a mais clara, para não gerar mal entendidos, informação distorcida e até mesmo a desinformação", segue:
O monoposto Willys Gavea foi apresentado pela primeira vez no Rio de Janeiro por ocasião do GP IV Centenário no ano de 1965. Fez a sua estréia oficial em competições, na oitava edição dos 500 Km de Interlagos em 31 de outubro daquele mesmo ano (não 7 de setembro como era a data tradicional) com uma participação vitoriosa (não quer dizer o primeiro colocado). Foi o primeiro colocado na categoria força livre com 149 voltas a frente da Ferrari Corvette de Eduardo Celidonio e do Chevrolet Corvette de Antonio Carlos Aguiar. Na classificação geral, obteve o segundo lugar, atrás de Jayme Silva com uma berlineta Simca Abarth com 154 voltas em 3h28min05s. Segundo a imprensa especializada e alguns cronistas, a grande vitoria deste Formula 3 "nacional" foi a de chegar a frente de máquinas com motores com mais do dobro de potência. Algumas reportagens enaltecem ainda mais esta vitória, como a vitória de um pequeno motor nacional contra consagrados motores importados. Eu particularmente (minha opinião pessoal face as informações da época) não compartilho desta ótica, pois o projeto e a execução eram nacionais, mas grande parte da sua mecanica era também embarcada tal como a do Simca Abarth vencedor e demais carros da categoria força livre. (Parte desta informação referente ao Willys Gavea esta numa reportagem da AE de titulo - Meia Centena de vitorias em Temporada de Gala - maio de 1966).
Abs
Se ajudar a duvida:
ResponderExcluirTenho a foto da estréia do Willys Gavea, quando ele apresentava o numeral 77. Do lado direito (olhando o bicho de frente)
da para ver a saida de tres cornetas de carburação com uma abertura maior na carenagem. Caso queiram conferir de uma olhada no meu blog em uma materia muito antiga de titulo "Anos Dourados"
O blog encontra-se na barra lateral, ou www.hiperfanauto.blogspot.com/
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