Escrevi esta postagem quando conheci o Fabio Poppi, agora que estamos junto com os amigos nos preparando para correr uma longa prova de autorama com as réplicas de nossos carros, achei que valeria à pena vermos novamente.
Parece impossível mais o pessoal da Paperslotcar, consegue fazer essas réplicas de papelão, o Fábio seu pai Nelson e outros "malucos" fazem Fuscas, formulas, caminhões e principalmente carreteras, todos recortados de papelão e o melhor é que andam em pistas de Autorama e andam forte, eles promovem corridas só de replicas ,à noite com faróis ligados é uma maravilha .
Tenho outros amigos que correm ou lidam com slot car., o Homero seu filho Chico, o Jacob Kouronzan e outros, só que para mim é AUTORAMA mesmo, escrevendo deles lembrei de um fato.
No começo dos anos 1960 eu tinha uma pista de quatro fendas, feita toda de madeira como estas de agora, em 64/65 entrei no Colégio Paes Leme, na esquina da Augusta com a Paulista e lá conheci o Júlio Caio de Azevedo Marques que também tinha uma pista igual a minha, só que a reta da dele era maior. E começamos a realizar competições. O grande problema é que elas sempre terminavam em briga, invariavelmente.
Certa vez na casa do Júlio, ele morava na R Banibas perto da Praça Panamericana e eu na R Morro Verde no Pacaembu, fizemos uma competição com carreteras, eu tinha uma DKW feita num chassi COX de GT 40, parecia a MICKEY MOUSE. A corrida transcorria em certa harmonia, até que não sei o motivo mais minha carretera foi parar na testa do Júlio, ai começou a confusão, não sei por que, no desenho MIKEY MOUSE também voava. Terminamos esta corrida, o Carlos Alberto meu amigo e eu indo embora para casa a pé, não deu nem para ligar para D. Arinda ir nos buscar. No caminho, que era longo, tivemos de ir até a Rebouças para pegar um taxi, e já era noite, o Carlos reclamava "tinha que acertar a testa dele” e nós andando com todas nossas tralhas na mão.
O Júlio é meu amigo até hoje, embora não o veja há muito tempo. Lembro que no meu ultimo pódio no automobilismo, recebi de suas mãos meu troféu.
http://www.titotil.blogspot.com/ o blog do Tito.
Muito bonito e muito legal essas lembranças, elas nos remetem de volta as origens dos nossos gostos por velocidade, e por incrivel que pareça eu tambem comecei no autorama, onde construia meus carros com plastico bolha e chapa de ozazol(de aluminio super fina), para um dia poder construir os carros de verdade.Os carros de verdade,foram a minha vida e hoje já fazem parte do passado, porem os meus carros de brinquedo,que eram os de autorama, ainda existem e estão bem guardados, para quem sabe num futuro eu possa passa-los para os meus netos.
ResponderExcluirkkkk
ResponderExcluirRsrs... ótimo causo, Rui. Também lembro de algumas brigas, mas acho que poucas delas chegaram às vias de fato.
ResponderExcluirE eu também tive uma carretera DKW branquinha, estilo Mickey Mouse. Só que na minha eu usava um chassi Estrela ajustável de alumínio (tipo Revell). O motor, não lembro mais.