quinta-feira, 28 de abril de 2022
terça-feira, 26 de abril de 2022
Tempos...
Ontem ao postar sobre
as 250 Milhas de Interlagos 1971 -GP Iguatemi- fiquei matutando sobre os tempos
de voltas.
Logo de cara vi um erro
sobre a melhor volta de Luiz na prova, 58.100/1000 para os 3.207 km do Anel
Externo de Interlagos, ao fazer o calculo me deparei com uma velocidade média
de 199.02 km/h, ao contrário do 187.599 km/h da revista QR. Usei para tanto o site https://www.calkoo.com/pt/tempo-velocidade-e-distancia
.
Lembremos que em 1971 os
pneus slicks ainda não eram utilizados, no ano seguinte nos 500 KM de
Interlagos Luiz já com o carro mais acertado e com slicks virou na classificação
o tempo de 53.864/1000 segundos à velocidade média de 214.34 km/h (segundo o
site acima citado), quase cinco segundos mais rápido. Carro mais acertado para
competir com as feras, pneus slicks...
Comparando com Silverstone
1971 quando a pole foi de Clay com o tempo de 1`18”100/1000 e depois em 1973,
já com os slicks Ronnie cravou a pole com 1`16”300/1000 e Zetwelg 1971 quando a
pole foi de Siffert com 1`37”440/1000 e em 1972 de Emerson com 1`35”970/1000
Luiz ganhou cerca de 2 segundos com os slicks
e o resto de acerto e conhecimento do carro, fora a batalha com iguais, coisa
que não aconteceu em 1971.
Lembro de conversar com
o Luiz sobre o 908/2 mais de uma vez, e ele contou ao nosso amigo Chico que com
o tanque de combustível cheio tirava de leve o pé para fazer a curva Um de
Interlagos, e do meio tanque para baixo fazia cravado, isto à mais de 250 km/h!
Hoje pensando melhor
lembrei que um amigo que corria com Puma 2.000cc virou, não lembro se nesta
corrida 1`13”, então errei ontem, duvido que estes VW D3 com os Cinturatto e o
Simca virassem abaixo dois 1`18”.
segunda-feira, 25 de abril de 2022
250 Milhas de Interlagos 1971 - GP Shoping Iguatemi
Para vocês além da matéria
da Quatro Rodas assinada pelo Anísio encontrei no site de meu8s amigos do Lorena
GT uma matéria da Auto Esporte e um excelente texto de Ricardo Cunha, abaixo o
link para o site além de link para o Bandeira Quadriculada de meu amigo Paulo
Peralta. Fui ao Bandeira procurar algo sobre o Carlinhos Aguiar, que correu com
a carretera #34, uma bota.
Fico aqui me
perguntando, no meio do Torneio Sudam qual o motivo desta prova não ser parte
dele?
Eu estava lá, ainda
novato não tinha como participar, mas lembro bem da largada quando Avallone e Zé
Pedro largando no final do grid aceleraram, passando VW D3, Simca e outros como
foguetes, os dois largaram ao lado do Lorena do Freddy, três saudosos amigos.
Imaginem a loucura que
foi, enquanto Luiz virava na casa dos 58 segundos, os D3 e Pumas viravam na
casa dos 1”14, quer dizer, a cada quatro voltas o Porsche colocava uma sobre
eles, foi interessante de assistir!
Por fim, uma prova patrocinada
pelo Shoping Iguatemi, uma obra do visionário Alfredo Mathias que nesta época
engatinhava para hoje se transformar no grande centro de compras. Lembro bem
pois minha namorada da época morava na Rua Manduri, paralela à Av. Rebouças,
duas ou três quadras do Iguatemi. Na época o grande centro de compras era a Rua
Augusta, e lembro bem quando ela foi atapetada, se não me engano da Rua Estados
Unidos até a Av. Paulista e um certo piloto muito amigo meu subiu por ela com
um Formula à toda velocidade com o transito parado para sua exibição.
Saudades.
Rui Amaral Jr
quinta-feira, 21 de abril de 2022
Torneio SUDAM 1971 – Las Flores 8 de agosto
Enfim na revista Quatro
Rodas encontro um texto do Anísio, nele nenhuma referencia ao torneio, no
Racing Sports Cars consta como uma corrida dele.
Anísio: Um ser do outro
mundo, um cara sensacional, fiquei mais próximo dele cerca de quinze anos
atrás, conversar com ele era sempre muito rico e cheio de causos. Muito amigo
de meu amigo Júlio Caio, vou guardar em minha memória os causos deles, coisa
que infelizmente não dá para dividir.
Certa noite em um longo
bate papo instigado pelo Ricardo – Bock – e movido por algumas latinhas de
cerveja, ele me contou como conseguiu a licença da Porsche para Dacon de Paulo
Gulart representar a marca no Brasil.
Anísio- “Veja bem Rui,
o Paulo me mandou para Alemanha para conversar com um senhor que era ligado à
Casa Porsche, eu não falava sequer uma palavra em inglês e muito menos
alemão...foi muito bom, e voltei com a representação!”
A conversa foi mais ou
menos assim, entremeada de muitos risos, este era o Anísio.
Sobre a corrida e o
Torneio Sudam deixo vocês com o artigo dele na Quatro Rodas e o link para o
Racing Sports Cars, nele a presença de Massimo Pedrazzi com o Sabre-Porsche da Divisão 4, não tenho maiores informações sobre.