Ontem ao postar sobre
as 250 Milhas de Interlagos 1971 -GP Iguatemi- fiquei matutando sobre os tempos
de voltas.
Logo de cara vi um erro
sobre a melhor volta de Luiz na prova, 58.100/1000 para os 3.207 km do Anel
Externo de Interlagos, ao fazer o calculo me deparei com uma velocidade média
de 199.02 km/h, ao contrário do 187.599 km/h da revista QR. Usei para tanto o site https://www.calkoo.com/pt/tempo-velocidade-e-distancia
.
Lembremos que em 1971 os
pneus slicks ainda não eram utilizados, no ano seguinte nos 500 KM de
Interlagos Luiz já com o carro mais acertado e com slicks virou na classificação
o tempo de 53.864/1000 segundos à velocidade média de 214.34 km/h (segundo o
site acima citado), quase cinco segundos mais rápido. Carro mais acertado para
competir com as feras, pneus slicks...
Comparando com Silverstone
1971 quando a pole foi de Clay com o tempo de 1`18”100/1000 e depois em 1973,
já com os slicks Ronnie cravou a pole com 1`16”300/1000 e Zetwelg 1971 quando a
pole foi de Siffert com 1`37”440/1000 e em 1972 de Emerson com 1`35”970/1000
Luiz ganhou cerca de 2 segundos com os slicks
e o resto de acerto e conhecimento do carro, fora a batalha com iguais, coisa
que não aconteceu em 1971.
Lembro de conversar com
o Luiz sobre o 908/2 mais de uma vez, e ele contou ao nosso amigo Chico que com
o tanque de combustível cheio tirava de leve o pé para fazer a curva Um de
Interlagos, e do meio tanque para baixo fazia cravado, isto à mais de 250 km/h!
Hoje pensando melhor
lembrei que um amigo que corria com Puma 2.000cc virou, não lembro se nesta
corrida 1`13”, então errei ontem, duvido que estes VW D3 com os Cinturatto e o
Simca virassem abaixo dois 1`18”.
Adoro essas especulações. É uma pena que haja tão oouca informação técnica e o Histórias acumula e publica os fatos e dados, obrigado!
ResponderExcluirA evolução do Porsche 908, nos primeiros anos da década de 1970, foi enorme, eu não "enxergava" esses números.
E peço uma licença para outra especulação: e se o Luiz P. Bueno tivesse ido andar de protótilos na Europa, como foram de Lamare e Castro Prado? Acho que teria sido um baita sucesso.
Verdade Walter do 908/2 para o 908/3 que era um outro carro, um novo projeto que usava o mesmo motor com mais desenvolvimento...
ExcluirBem que Joest teve vontade de levar o Luiz!
PV teve aquele acidente trágico em Silverstone, Prado era um tremendo bota talvez na continuidade...Pena a quebra da SPI - Sociedade Paulista de Investimentos - do amigo Jayminho Levy.