Luigi Chinetti e a Ferrari 166 MM
Após o termino da Segunda Guerra voltavam as grandes corridas, a maioria dos carros era de antes do conflito. As 24 Horas não eram disputas desde sua edição anterior a 16ª em 1939 agora era a 17ª e uma nova era despontava no automobilismo, e uma nova marca chegava para ficar, a Ferrari!
Largada, eram cinco as categorias, de 501 á 750cc, 751 à 1.100cc, 1.101 à 1.500cc, 1.501 à 2.000cc, 2001 à 3.000cc e 3001 à 5.000cc. Sendo que os carros de maior cilindrada largaram à frente na ordem acima. Na foto pomos ver o Talbot #1 de André Morel e André Chambas, #2 Talbot de Paul Vallée e Guy Mairesse , #3 Delahaye de Charles Pozzi e Eugene Chaboud, #5 Delettrez de Jean e Jacques Delettrez.
Quarenta e nove equipes inscritas com Delahaye, Delage, Talbot, Fiat, Singer, Realey, Simca, Renault...a grande novidade era a Ferrari 166 MM inscrita pela equipe de Lord Selsdon e pilotada por ele e Luigi Chinetti - mais tarde o fundador da NART e representante da Ferrari nos EUA -, apresentada meses antes a 166 com motor V12 de 2 litros corria na categoria até 2 litros. A única equipe de fábrica era a Aston Martin-Lagonda com o também novo DB2 pilotado por Leslie Johnson e Charles Brachenburry #19. Ainda devido ao conflito as alemãs BMW e Mercedes Benz não puderam se inscrever, tendo um motor da BMW o 328 equipado o Frazer Nash #26 de H.J Aldington e Norman Culpan.
Foi a primeira grande vitória da Ferrari como fábrica, Enzo resolveu talvez com medo da fragilidade e pouco tempo de uso do novo carro não inscrever nenhum pela equipe oficial entregando nas mãos da equipe de Lord Selsdon a tarefa que convidou Chinetti para companheiro. Chinetti que havia vencido as edições de 1932 pilotando uma Alfa Romeo 8C 2.300 MM em parceria com Raymon Sommer e 1934 com o mesmo carro tendo como parceiro Philippe Etancelin. Outra 166 MM a #23 foi inscrita para dupla Jean Lucas e Pierre Louis Dreyfus acidentada na volta 53.
Antes da largada consta que Lord Selsdon bebeu até a última gota uma garrafa de conhaque e Chinetti teve que pilotar apenas as 13 primeiras horas da corrida, só então entregando o carro ao nobre companheiro que após pilotar por mais ou menos trinta minutos entregou o carro de volta para que Chinetti terminasse, e terminou em primeiro!
#57 Renault 4 CV, Camille Hardy/Maurice Roger
Delahaye 175 S, Pierre Flahault/André Simon
Aston Martin DB Mark II - DB2-Prototipo - Lagonda 2.6, Leslie Johnson/Charles Brackenbury, quebrou na 6ª volta.
#8 Delahaye 135 CS, Marius Chanal/Yves Giraud-Cabantous, #4 Delahaye 175 S, Pierre Flahault/André Simon
Talbot GS Coupé, André Morel/André Chamba
#4 Delage D6S-3L, Louis Gérard/Francisco Godia, 4º colocado #26 Frazer-Nash High Speed Replica Le Mans - Bristol, Harold John Aldington/Norman Culpan, 3º colocado.
#16 Delage D6-3L, Marc Versini/Gaston Serraud
Healey Coach Sport Elliott - Riley, Jack Bartlett/Nigel Mann
RESULTADO FINAL
Escrevi este texto e postei em 2013, foi uma vitória épica, antes o Caranguejo - Carlos Henrique Mércio - havia escrito sobre Pierre "Levegh", ou Pierre Eugene Bouillin, que como Chinetti tentou pilotar durante as 24 horas, eis o link - https://ruiamaraljr.blogspot.com/2012/12/xx-grand-prix-dendurance-les-24 -heures.html -, hoje os regulamentos mudaram não sendo mais possível pilotar mais que três horas.
Neste vídeo Chinetti conta um pouco desta linda história.
XX Grand Prix d'Endurance les 24 Heures du Mans 1952
À Levegh e Chinetti.
Rui Amaral Jr
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