O belo JS2 Maserati 2.991cc de J.P Jarrier e J.P. Beltoise nasw 24 Horas du Mans de 1975, quebraram.
Final da década de 1960, dois pilotos, esportistas e empresários franceses decidem construir um carro francês para disputar as corridas de Esporte Protótipos, sendo ao mesmo tempo, um carro esporte para uso nas ruas, Jo Schlesser e Guy Ligier haviam competido em várias categorias. Guy havia participado de cerca de uma duzia de corridas na Formula Um, marcando apenas um ponto e Jo em sua terceira corrida na categoria, já perto dos quarenta anos perde a vida justamente no GP da França quando pilotava uma Honda.
Em 1969 Guy consegue terminar o primeiro carro, o Ligier JS1, que até o final de sua trajetória nas pistas levariam a denominação de JS em homenagem ao amigo e parceiro. A ideia era montar o carro com motor frances, mas sem uma opção competitiva o JS1 usava o motor Ford Corsworth, o mesmo usado na Formula Dois, depois usou o Ford/Weslake.
O sonho de um motor francês veio com o JS2, quando a Citroen adquiriu a italiana Maserati e com ela veio o motor V6 de três litros que era usado no Citroen-Maserati, usou também o Ford-Cosworth DFV da Formula Um.
Como a categoria Esporte exigia uma quantidade minima de quinhentos carros a serem fabricados eles correram na categoria Protótipos, quando mesmo com o motor Ford Cosworth DFV não conseguiam fazer frente às feras da época, quando enfim a Guerra do Yom Kippur e a crise do petróleo enterraram de vez as belas Ligier JS1/2.
JS1
Categoria Protótipo
Construtor Automóveis Ligier
Designer Frus
Projetista Michel Têtu
Especificações técnicas
Chassis estrutura de alumínio/poliuretano
Suspensão dianteira - triângulos superiores e inferiores, amortecedores, barra estabizadora e freios a disco.
Suspensão traseira - triângulos superiores e inferiores, amortecedores, barra estabilizadora e freios a disco.
Comprimento - 3.950 mm
Largura - 1.680 mm
Altura - 1.110 mm ]
Entre eixos dianteiro - 1.380 mm.
Entre eixos traseiro - 1.360 mm
Distância entre eixos 2.300 mm (90,6 pol.) [2]
Motor;
1- 1.598 cc Cosworth FVA
2 - 1.790 cc Cosworth FVC
3 - 2.397 cc Ford/Weslake V6
4- 2.637 cc Ford RS2.6 V6
Cambio Hewland/Citroën SM 5 marchas
Peso 790 kg
JS2
JS2 Maserati 2.991cc de Guy Chasseuil vencedeor das 4 Horas em Mans 1974.
Designer Pietro Frua
Carro esportivo coupé de 2 portas.
Disposição motor central, tração traseira.
Powertrain
Motor
1- 2675 cc Maserati C114-1 DOHC V6 do Citroen Maserati
2- 2965 cc Maserati C114-11 DOHC V6 da Maserati Merak
3- Ford-Cosworth DFV 2.993 cc
Transmissão Manual de 5 velocidades
Dimensões
distância entre eixos - 2.350 mm
Comprimento - 4.250 mm
Largura - 1.720 mm
Altura- 1.151 mm
Peso 980 kg
JS3
3 Horas Le Mans 1971 - JS3 Cosworth DFV, Guy Ligier foi segundo colocado.
Enquanto o JS1/2 foram projetados para categoria Esporte o JS3 era para categoria Protótipo, já nasceu com o motor Ford-Cosworth DFV e seu chassi era uma mistura de honey comb com painéis de alumínio e PVC. Como nos Formula Um da época seu motor fazia parte da estrutura, poucas foram as corridas deste carro.
Pouco tempo depois a Ligier fez história na Formula Um
Rui Amaral Jr
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PS: 1973 - Aos dezenove anos eu tinha cargo de relevo nos negócios que meu pai havia deixado, ia trabalhar de moto ou com outro carro que segundo minha mãe não condizia com a situação.
Certo dia chego em casa e ela havia comprado um Landau, automático obviamente, eu gostava do carro, pois anos antes tivera um Galaxie, acontece que o carro era azul-turquesa com a capota preta que todos ostentavam. Achei horroroso logo que vi, mas usei, lembro que certo dia ao visitar meu amigo Expedito ele olhou o carro e riu.
Um dia chega um funcionário e me conta que um fornecedor que ia sempre receber as faturas (outros tempos! ) era apaixonado pelo carro. Tempos depois me chamam e o "apaixonado", pelo carro obviamente, queria conversar. Papo vai papo vem, deixei ele sair com o carro, na volta me faz uma proposta irrecusável, afinal o carro era novo. Um cheque naquele dia e mais dois para trinta e sessenta dias, aceitei na hora, compraria um carro "condizente" de uma cor que gostasse!
Na data de pagamento do segundo cheque estoura a Guerra do Yom Kippur (sem comentários, pois para mim a situação é quase como uma briga em família, sangrenta e inútil, que ceifa vida de irmãos), e a gasolina que custava uns poucos centavos o litro sobe assustadoramente. Trazendo para os dias de hoje é como se para encher o tanque do Landau ( 80 litros se não me falha a memória ) antes custasse uns vinte reais, passou a custar uns duzentos!
O preços daquela categoria de carros despencaram, mas o senhor cumpriu o combinado e deve estar com sua paixão até hoje.
Desculpem se me estendi no post com minha lembrança, apenas me deu vontade de dividir.
Forte abraço a todos
Rui
Achei esse post maldoso: a segunda metade é tão divertida que faz sobra para a primeira. Imagina um carro daquele tamanho e azul-turqueza!
ResponderExcluirSobre a eclosão da crise do petróleo, havia uma piada suja que dizia que Landau, Maverick e Dodjão era carros muito machões porque roncam grosso e prejudicam o dono todos os dias.
Vc se diverdiu com a "sofridão" alheia!!!!!! Imagine...Com 1.90m guiando eu via aquele capô, certas vezes chorava, outras ria de minha triste situação, que durou mais de seis meses!!!! Lembrei disso outro dia guiando um que um amigo comprou para presentear a irmã, preto obviamente.
ExcluirExcelente artigo e história! Mas e depois, que carro vc comprou?
ResponderExcluirVou confessar, gostava mesmo era de andar com minha BMW R60 prateada, tinha um carro de dois lugares e como sempre gostei deles brancos fui até uma concessionária perto do Campo de Marte e comprei um VW 1.500cc, branco. Obrigado pelo comentário, um abraço.
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