Gostaria de saber mais
sobre o convite, porem acredito que foi uma homenagem aos argentinos da épica
participação da equipe comandada por Orestes Berta na 84 Horas de Nurburgring e
da incrível vitória de Juan Manuel Fangio em 1957, quando o próprio Quintuple
declarou “nunca pilotei desta maneira, e não voltarei a fazê-lo!”. Além
obviamente da participação do Berta LR Cosworth na prova homologatória.
Procurei na internet e
em algumas das revistas e livros e pouco encontrei, mas, porém, todavia encontrei
um site, o “Berta LR a La Historia”, que conta sobre esta participação como só
um argentino poderia. O texto a letra de um tango de Gardel e Lepera (Le Pera),
e ao ler senti Piazzolla tocando “Adios Nonino”, me fascina a maneira com que os
argentinos cultuam seus heróis.
Confesso que não
escolheria Nurburgring para uma apresentação na Europa, acertar um carro novo
para uma pista com 23 quilômetros é muito complicado, mesmo com a experiencia
que Berta e seus pilotos Luis Di Palma e Carlos Marincovich tinham nas 84
Horas.
Vejamos; A Porsche para
enterrar de vez as pretensões da Ferrari levou quatro 908/3, dois na equipe
oficial, para Vic Elford / Kurt Ahrens, Jr. e Hans Herrmann / Richard Attwood e
dois para a John Wyer. Automotive Engineering com Jo Siffert/Brian Redman e Pedro
Rodriguez/Leo Kinnunen, deixando os 917 de fora. Fora inúmeros 908/2 e outros.
A Ferrari sem ter um carro à altura foi com as 512S para as duplas Ignazio Giunti/Arturo
Merzario, John Surtees/Nino Vaccarella e Mike Parkes/Herbert Müller pela Scuderia
Filipinetti. Até a Alfa Romeo T33/3 da Autodelta com Rolf Stommelen/Piers
Courage largou na frente das Rossas.
Luis Di Palma/Carlos
Marincovich com o LR Cosworth largaram em decimo quarto, atrás ainda de um 917K
particular e três 908/2. A corrida aqui era de campeonato, e mesmo os 908/2
eram versões aprimoradas, mais rápidos que os que foram para Buenos Aires.
Aqui um parêntese, as
corridas homologatórias geralmente levam ao país carros para serem alugados
para os locais e alguns grandes pilotos convidados. Os locais tentam dar o
máximo, mas com carros alugados, e já comentei aqui sobro o assunto e os astros
vão sem muito compromisso, simples assim. Isto não tira de forma alguma a brilhante
participação do Berta LR Cosworth naquela corrida.
Infelizmente não tenho
o mapa da corrida, saudades de quando a Auto Esporte e AutoSprint os traziam, e
Di Palma e Marincovich abandonaram na quinta ou sexta volta por falta de pneus
adequados para a chuva.
O 908/3 vencedor com Elford.
E um 908/3 venceu com Elford/Ahrens
outro no segundo lugar com Herrmann/Attwood em terceiro a 512S de Surtees/Vaccarella
quase dois minutos atrás.
link
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Rui Amaral Jr
Astor Piazzolla
Sou muito intrigado pelo fato de carros tão "menores" em cilindradas podiam andar junto com carros "maiores": Porsche 908 andando com Ferrari 512 é inacreditável mas é real.
ResponderExcluirE o que explicaria o desempenho pífio do Berta? Falta de testes e uma pista tão longa são um bom começo de explicação.
Os pilotos eram feras.
Mas o desempenho do Berta LR3 nos 500 km de Interlagos prpvam que, com orçamento adequado, os argentinos teriam um belo desempenho.
Mas esse "post" lembra um detalhe hoje esquecido: os mapas de corrida. Minha irmã, Marcia, virginiana e detalhista, fazia mapas de corrida, nas corridas de F2 e F1 de 1971, 1972 e 1973, que ajudavam a nossa família e todos em volta, na arquibancada, a saber as posições, em tempo real, naquele tempo sem telefone ou internet.
Marcia manda vesses mapas para mim!
ExcluirÉ fácil Walter, eles são leves, freiam melhor, contornam as curvas melhor, os grandes ganham em velocidade e força, subindo o Lago em Interlagos verdadeiro, subida para o Laranja e principalmente na subida dos Boxes. No Tarumã na subida que antecede a reta e por aí vai...acredito que os VW D3 com 30/40 hps a mais andasse na frente dos Opalas e Mavericks.
Nos 500 km a pista era de 3.000m a vantagem deles para o 908/2 era na subiuda dos Boxes, assim como a da 512S de Muller Caso dê tempo essa semana mostro um texto do Anísio na QR quando ele comenta o 908/2 x o Berta LR Tornado.
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