domingo, 20 de março de 2022

NURBURGRING 1970 - Berta LR Cosworth

 

Berta LR Cosworth

 Depois do sucesso na prova que a FIA homologaria o Autódromo de Buenos Aires para os Esporte Protótipos e a Formula Um a equipe Berta foi convidada para os Mil Quilômetros de Nurburgring válida para o mundial de Esportes Protótipos.

Gostaria de saber mais sobre o convite, porem acredito que foi uma homenagem aos argentinos da épica participação da equipe comandada por Orestes Berta na 84 Horas de Nurburgring e da incrível vitória de Juan Manuel Fangio em 1957, quando o próprio Quintuple declarou “nunca pilotei desta maneira, e não voltarei a fazê-lo!”. Além obviamente da participação do Berta LR Cosworth na prova homologatória.

Procurei na internet e em algumas das revistas e livros e pouco encontrei, mas, porém, todavia encontrei um site, o “Berta LR a La Historia”, que conta sobre esta participação como só um argentino poderia. O texto a letra de um tango de Gardel e Lepera (Le Pera), e ao ler senti Piazzolla tocando “Adios Nonino”, me fascina a maneira com que os argentinos cultuam seus heróis.

Confesso que não escolheria Nurburgring para uma apresentação na Europa, acertar um carro novo para uma pista com 23 quilômetros é muito complicado, mesmo com a experiencia que Berta e seus pilotos Luis Di Palma e Carlos Marincovich tinham nas 84 Horas.

Vejamos; A Porsche para enterrar de vez as pretensões da Ferrari levou quatro 908/3, dois na equipe oficial, para Vic Elford / Kurt Ahrens, Jr. e Hans Herrmann / Richard Attwood e dois para a John Wyer. Automotive Engineering com Jo Siffert/Brian Redman e Pedro Rodriguez/Leo Kinnunen, deixando os 917 de fora. Fora inúmeros 908/2 e outros. A Ferrari sem ter um carro à altura foi com as 512S para as duplas Ignazio Giunti/Arturo Merzario, John Surtees/Nino Vaccarella e Mike Parkes/Herbert Müller pela Scuderia Filipinetti. Até a Alfa Romeo T33/3 da Autodelta com Rolf Stommelen/Piers Courage largou na frente das Rossas.

Luis Di Palma/Carlos Marincovich com o LR Cosworth largaram em decimo quarto, atrás ainda de um 917K particular e três 908/2. A corrida aqui era de campeonato, e mesmo os 908/2 eram versões aprimoradas, mais rápidos que os que foram para Buenos Aires.

Aqui um parêntese, as corridas homologatórias geralmente levam ao país carros para serem alugados para os locais e alguns grandes pilotos convidados. Os locais tentam dar o máximo, mas com carros alugados, e já comentei aqui sobro o assunto e os astros vão sem muito compromisso, simples assim. Isto não tira de forma alguma a brilhante participação do Berta LR Cosworth naquela corrida.

Infelizmente não tenho o mapa da corrida, saudades de quando a Auto Esporte e AutoSprint os traziam, e Di Palma e Marincovich abandonaram na quinta ou sexta volta por falta de pneus adequados para a chuva.

O 908/3 vencedor com Elford.

E um 908/3 venceu com Elford/Ahrens outro no segundo lugar com Herrmann/Attwood em terceiro a 512S de Surtees/Vaccarella quase dois minutos atrás.

 

Berta LR La Historia

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Nürburgring 1000 Kilometres

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Rui Amaral Jr  




ADIOS NONINO

Astor Piazzolla


2 comentários:

  1. Sou muito intrigado pelo fato de carros tão "menores" em cilindradas podiam andar junto com carros "maiores": Porsche 908 andando com Ferrari 512 é inacreditável mas é real.

    E o que explicaria o desempenho pífio do Berta? Falta de testes e uma pista tão longa são um bom começo de explicação.
    Os pilotos eram feras.
    Mas o desempenho do Berta LR3 nos 500 km de Interlagos prpvam que, com orçamento adequado, os argentinos teriam um belo desempenho.
    Mas esse "post" lembra um detalhe hoje esquecido: os mapas de corrida. Minha irmã, Marcia, virginiana e detalhista, fazia mapas de corrida, nas corridas de F2 e F1 de 1971, 1972 e 1973, que ajudavam a nossa família e todos em volta, na arquibancada, a saber as posições, em tempo real, naquele tempo sem telefone ou internet.

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    1. Marcia manda vesses mapas para mim!
      É fácil Walter, eles são leves, freiam melhor, contornam as curvas melhor, os grandes ganham em velocidade e força, subindo o Lago em Interlagos verdadeiro, subida para o Laranja e principalmente na subida dos Boxes. No Tarumã na subida que antecede a reta e por aí vai...acredito que os VW D3 com 30/40 hps a mais andasse na frente dos Opalas e Mavericks.
      Nos 500 km a pista era de 3.000m a vantagem deles para o 908/2 era na subiuda dos Boxes, assim como a da 512S de Muller Caso dê tempo essa semana mostro um texto do Anísio na QR quando ele comenta o 908/2 x o Berta LR Tornado.

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Rui Amaral Jr