Nas fotos e nos links
que colocarei a seguir toda confusão sobre o Torneio Sudam de 1971. No excelente
Racing Sports Cars o que eu classificaria como raund dois da Sudam aparece como
Campeonato Argentino de Esporte Protótipos, foi corrido no dia 27-06-1971 no Autódromo
Municipal de Buenos Aires, depois da prova do Tarumã.
Então...
A recém-formada Equipe
Z precisava de visibilidade e horas de pista, depois de vencer na estreia em Interlagos
e se não me falha a memoria nas Seis Horas de Interlagos (não tenho certeza se
foi antes ou depois desta prova) procurava um patrocínio e nada melhor para
fazer que ir para pista.
E foi logo encarar uma “briga
de cachorro grande”, topando de frente com o “Loco” e o “Mago” que pouco depois
seria parceiro da Equipe Hollywood em duas criações sensacionais e muitas
vitórias.
Luiz em matéria da
revista Quatro Rodas queixa-se dos pneus e de sua pouca experiencia com o
carro, não custa lembrar que 1971 foi o primeiro ano da plena utilização dos
slicks e que o 908/2 foi projetado e construído antes do advento deles. Enquanto
o Berta LR Tornado, cujo projeto era do ano anterior estava “em casa” e Luis di
Palma já o testara à exaustão inclusive em corridas.
Dois Puma inscritos, Zé
Pedro com motor de 2.000cc e Waldemir Costa (que a RSCs escreve Waldemar) com 2.200cc
P.V. de Lamare com o belo Fúria com motor GM de quatro cilindros e 2.500cc. E
finalmente ele...Antonio Carlos Avallone e sua Lola T70 Chevrolet.
Conta Luiz...
Link, que recebi de meu amigo Walter, para página em que meu amigo e guru Carlos de Paula descreve o Torneio Sudam.
Na QR, apesar que
compartilha a reportagem com a excelente Parabrisas Corsa, muito pouco sobre a
corrida, nem referencia ao bom quinto lugar de Avallone. Fora o tom que me
pareceu de sarcasmo de uma frase no topo de uma das páginas “AGORA ELES ACHAM
QUE ESTÃO DEZ ANOS NA NOSSA FRENTE”. Mesmo cinquenta anos depois digo apenas “eles
não estavam dez, estavam vinte!”, com cinco títulos mundiais e aquela épica participação
na 84 Horas de Nurburgring. Hoje descontamos, e muito, mas continuo admirando o
automobilismo portenho, e continuo também não suportando pieguices.
Rui Amaral Jr
PS: Na prova de 8-08-1971 em Las Flores encontrei a participação de Lian Duarte com o Porsche 910 da Equipe Holliwood chegando em quarto lugar na geral. Mais tarde ligo para o Chico para perguntar, mas foi a equipe formada por Lian, Chico, Crispim e não lembro quem mais, que antecedeu a ida do patrocínio da tabaqueira para a Equipe Z, um dia conto mais.
REMINISCÊNCIAS: PARABRISAS CORSA - A partir de 1962, minha mãe me levava todo começo de Julho a Montevideo, lá morava seu tio Raphael Angrisani, foi quando comecei a ler a revista, embasbacado com os textos e fotos, depois toda vez que lá chegávamos a primeira coisa que pedia era para ir compra-la, lia tudo e trazia na volta sempre dois ou três exemplares, que se acabavam de tanto folheá-los!
Peço licença ao Rui, para postar mais de um comentário.
ResponderExcluirUm 'post' destes é para ser reverenciado. Para os que não tinham nascido naquele tempo, pensem numa corrida de Rebellions, Orecas, contra protótipos Tubarão ou Kraucher brasileiros, um duelo de tecnologias cucarachas contra os melhores europeus, muito fascinante.
E não é fácil resgatar as informações -- obrigado ao Rui -- porque revistas e jornais não guardam acervos: O Clarin, La Nacion (na Argentina), Zero Hora, no Brasil, além de Parabrisas Corsa, AutoEsporte (a melhor!!), todas estão 'fora do ar'.
Ainda se acha na web um pouco de Autosprint, 4Rodas, Placar, mas estas não cobriam as corridas sulamericanas no detalhe. Mas detalhes mesmo é no Histórias.
E com sua ajuda Walter.
ExcluirNossos protótipos são muito bem feitos, se igualam aos melhores, falta apenas muito dinheiro para desenvolvimento.
Vou colocar abaixo o comentário que o Chico fez via Zap, ainda não conversamos...
"Rui , bem por aí ….. lembrar de 50 anos atrás e’ trabalho árduo ….. lembro de Luiz ter comentado {{ não sei se foi em Buenos Aires }} que entre uma bateria e outra Berta riscou os pneus do Berta Tornado pois a pista ficou lambuzada de óleo ….. então eles estavam “”” carecas “””” de saber as manhãs do local incluso ….. mas pensando bem foi uma alegria para “”los irmanos “”” ver um projeto local andar na frente de um alemão ….. não se pode esquecer que Berta fez um motor de F 1 por lá e nós 1000 Quilômetros de B A andou na frente dos Porsches 917 enquanto durou ….. então tem fundamento a alegria local ….. mereceram ….!!!!"
Pois é: a 4Rodas precisava emular uma rivalidsde (a imprEnsa come isso, não tem jeito...). Mas a verdade é que o automobilismo argentino estava anos luz à nossa frente.
ResponderExcluirPara mim, "caiu a ficha", depois de ver, por tantos anos a foto da primeira linha dos 500Km de Interlagos de 1972. Quando fui olhar os tempps de volta, provocado aqui pelo Histórias, me dei conta que o incrível Porsche 908 da equipe Hollywood estava atrás do Berta LR. No ano seguinte, adeus Porsche 908 e viva o Berta Hollywood. É verdade, tinha o regulamento, mas Berta já tinha mostrado seu valor.
E se fosse para valer o regulamebto, o Berta é argentino. Tem razão o Favarin que, num "post" perdido na blogosfera, diz que o campeão foi ele, porque nacional era o protótipo Manta, dele e não o Berta Hollywood (como motor Maverick brasileiro).
O enigma é: por que Berta só competiu como F5000? Por que não arrumou um motor Cosworth?
Na F1 os hermanos acabaram sendo uma espécie de cavalo paraguaio.
Walter, em Nurburgring 1.000 o LR usou o motor Cosworth, nos formulas é uma boa pergunta, vamos assuntar, depois conto o que sei do Maverick-Berta.
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