A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Velocidade pura...

 Jr Lara e seu Pequeno Foguete.

"Essas velocidades se deram em meu VW quando brigava francamente com os Passats que já dominavam a D3 nos anos 1980/1981. Esse fato "velocidade" é mostrado nos poucos videos que existem, um em Interlagos e outro em Jacarepaguá, só dava o meu VW e os Passats.

Explico, como conseguimos atingir com os motores box acima de 8000 rpm.... "

Junior Lara Campos

 Arturão bi campeão brasileiro da categoria.
 Edson Yoshikuma

 Paulo Gomes e Luiz Pereira Bueno
 Pedro Victor de Lamare e Luiz Pereira Bueno
Vicente Correa
João Franco



Tenho lido muita bobagem sobre a velocidade máxima de nossos VW D3, alguns falam que em Interlagos chegavam à absurdos 240 km/h, então vamos tomar Interlagos como referencia...
Os carros mais rápidos saiam da curva Dois à cerca de 180 km/h e logicamente a velocidade final depende muito da relação da quarta ou quinta marcha usada bem com da relação do diferencial, segundo o Jr Lara seu carro foi pego no radar à 208 km/h o Arturo Fernandes que corria com relação final mais curta deveria chegar à uma velocidade menor pois ele mesmo me conta que tirava o pé antes do meio do Retão para não estourar o motor, eu que usava diferencial 8:31 e quarta 0.96 chegava à velocidade próxima do Jr...

Amadeu Rodrigues e eu na linha de chegada em Interlagos, era um treino da corridab pelo Anel Externo.

 apenas uma vez quando fizemos uma corrida pelo Anel Externo com a mesma relação peguei um vento de popa e vi meu contagiros chegar à cerca de 200 giros a mais, na época calculei a velocidade mas não lembro direito qual era, cerca de 5 km/h a mais. 
Velocidades acima destas era dos Maverick D3 com seus V8 de mais de 350 hp ou depois os Passat D3 que tinham cerca de 35 hp a mais que os VW boxer.

Rui Amaral Jr 

6 comentários:

  1. Essas velocidades se deram em meu VW quando brigava francamente com os passats que já dominavam a D3 nos anos 1980/1981. Esse fato "velocidade" é mostrado nos poucos videos que existem, um em Interlagos e outro em Jacarepagua, só dava o meu VW e os passats.

    Explico, como conseguimos atingir com os motores box acima de 8000 rpm....

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    1. Para conseguir acompanhar na categoria que disputava a D3 os novos carros equipados com motores modernos no caso os do VW Passat que eram mais elásticos nas grandes retas, fizemos uma experiência que deu certo pois com o álcool como combustível usávamos alta taxa de compressão, 14:6, testamos comandos de válvulas de motores de dragastes, assim consegui a elasticidade e a alta rotação nas grandes retas, mas a durabilidade dos motores ficou muito pequena, concluindo era o fim dos carros VW equipados com os antigos motores refrigerados a ar nas competições da categoria da conhecida Divisão 3

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  2. Olá Rui, olá amigos,
    Muito bacana a matéria, parece que o automobilismo naquela época era outro, não havia informática, coleta de dados(sensores), desenvolvimento virtual...Lembrei quando o preparador de D3 gaúcho Vilmar Azevedo me dizia que carburador Weber tem de ser o IDA porque o IDF não injeta o suficiente na retomada...macetes. Vale lembrar, ainda, que os motores dos Passat 1600, na época, ainda eram os bielões (os "BS" dos Passat TS e depois, ainda, os MD270, também conhecidos como marteladores ou batedores). Mais tarde, meados dos anos 80, surgiriam os famosos AP, também 1600, mas com outra configuração no diâmetro e curso, mas aí já é outra história. Mas me parece que o mais difícil, para quem optou pelos Passat na época, era transferir a grande potência na tração dianteira. Lembrei do Afonso Giaffone, quando o Passat dele apareceu e surpreendeu a patota dos Fuscas. Legal ver os depoimentos de quem já atuou na época, chegar na curva 3 de Interlagos (antiga "paredão") a mais de 200 impressiona ainda hoje.
    luizborgmann

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    1. ...e frear depois da placa dos 50m Borgmann!
      Verdade os AP eram mais viradores e realmente o grande problema dos Passat era a transferência da potencia ao solo, vou pegar o depoimento de algum de meus amigos passateiros. Um abraço

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  3. Fusca, Passat, Maverick, Opala... Meu coração quer sair pela boca quando vejo essas fotos!!!

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Rui Amaral Jr