tag:blogger.com,1999:blog-8711695258618574080.post4914274292467486013..comments2024-03-09T20:04:56.138-03:00Comments on HISTORIAS QUE VIVEMOS: Velocidade pura...Rui Amaral Lemos Juniorhttp://www.blogger.com/profile/15421493287852151784noreply@blogger.comBlogger6125tag:blogger.com,1999:blog-8711695258618574080.post-5671718921064853372019-05-02T05:03:23.090-03:002019-05-02T05:03:23.090-03:00Para conseguir acompanhar na categoria que disputa...Para conseguir acompanhar na categoria que disputava a D3 os novos carros equipados com motores modernos no caso os do VW Passat que eram mais elásticos nas grandes retas, fizemos uma experiência que deu certo pois com o álcool como combustível usávamos alta taxa de compressão, 14:6, testamos comandos de válvulas de motores de dragastes, assim consegui a elasticidade e a alta rotação nas grandes retas, mas a durabilidade dos motores ficou muito pequena, concluindo era o fim dos carros VW equipados com os antigos motores refrigerados a ar nas competições da categoria da conhecida Divisão 3Junior Lara Camposhttps://www.blogger.com/profile/06214356787884484252noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711695258618574080.post-87150784318902650332016-01-08T11:39:38.874-02:002016-01-08T11:39:38.874-02:00...e frear depois da placa dos 50m Borgmann!
Verd......e frear depois da placa dos 50m Borgmann! <br />Verdade os AP eram mais viradores e realmente o grande problema dos Passat era a transferência da potencia ao solo, vou pegar o depoimento de algum de meus amigos passateiros. Um abraço<br /> Rui Amaral Lemos Juniorhttps://www.blogger.com/profile/15421493287852151784noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711695258618574080.post-22411178423402396452016-01-08T11:25:30.571-02:002016-01-08T11:25:30.571-02:00Rsrsrsr...um abração Alica!!!Rsrsrsr...um abração Alica!!!Rui Amaral Lemos Juniorhttps://www.blogger.com/profile/15421493287852151784noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711695258618574080.post-7164626614021358222016-01-08T09:35:35.554-02:002016-01-08T09:35:35.554-02:00Fusca, Passat, Maverick, Opala... Meu coração quer...Fusca, Passat, Maverick, Opala... Meu coração quer sair pela boca quando vejo essas fotos!!!Francis Henrique Trennepohlhttps://www.blogger.com/profile/01316325879952749650noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711695258618574080.post-69424916967914959382016-01-07T12:25:57.571-02:002016-01-07T12:25:57.571-02:00Olá Rui, olá amigos,
Muito bacana a matéria, parec...Olá Rui, olá amigos,<br />Muito bacana a matéria, parece que o automobilismo naquela época era outro, não havia informática, coleta de dados(sensores), desenvolvimento virtual...Lembrei quando o preparador de D3 gaúcho Vilmar Azevedo me dizia que carburador Weber tem de ser o IDA porque o IDF não injeta o suficiente na retomada...macetes. Vale lembrar, ainda, que os motores dos Passat 1600, na época, ainda eram os bielões (os "BS" dos Passat TS e depois, ainda, os MD270, também conhecidos como marteladores ou batedores). Mais tarde, meados dos anos 80, surgiriam os famosos AP, também 1600, mas com outra configuração no diâmetro e curso, mas aí já é outra história. Mas me parece que o mais difícil, para quem optou pelos Passat na época, era transferir a grande potência na tração dianteira. Lembrei do Afonso Giaffone, quando o Passat dele apareceu e surpreendeu a patota dos Fuscas. Legal ver os depoimentos de quem já atuou na época, chegar na curva 3 de Interlagos (antiga "paredão") a mais de 200 impressiona ainda hoje.<br />luizborgmannAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711695258618574080.post-10052355196780976322016-01-06T12:12:57.975-02:002016-01-06T12:12:57.975-02:00Essas velocidades se deram em meu VW quando brigav...Essas velocidades se deram em meu VW quando brigava francamente com os passats que já dominavam a D3 nos anos 1980/1981. Esse fato "velocidade" é mostrado nos poucos videos que existem, um em Interlagos e outro em Jacarepagua, só dava o meu VW e os passats.<br /> <br />Explico, como conseguimos atingir com os motores box acima de 8000 rpm....Junior Lara Camposhttps://www.blogger.com/profile/06214356787884484252noreply@blogger.com