Emerson Fittipaldi
Depois de uma curta carreira na Formula Ford e Formula 3 na Europa, Emerson em 1970 assinou com a Lótus e depois de duas temporadas e mais algumas corridas, era o novo campeão do mundo de Formula Um. Levando à Lótus o campeonato que antes dele Jimmy Clark, Graham Hill e Jochen Rindt haviam conquistado.
Assisti duas de suas corridas aquele ano, primeiro a prova de Interlagos, que serviu para homologar a pista, depois o GP da Inglaterra em Brands Hatch. Em Brands fiquei nas arquibancadas na Paddock Hill Bend, e vi a grande briga dele com a Ferrari 312B2 de Jacky Ickx, e senti que teríamos aquele ano nosso primeiro Campeão do Mundo de Formula Um.
Foram 5 vitórias, numa Formula Um que era super competitiva, Jarama na Espanha, Nivelles na Belgica, Brands, Zeltweg na Áustria e finalmente Monza, onde com a vitória veio o titulo.
A você Emerson, meu, e acho que de todos que gostam do automobilismo, muito obrigado!
Brands, Ickx na frente de Emerson, logo as posições se inverteriam, eu estava naquela arquibancada. Valeu Emerson!
Segurando Graham Hill
À sua esquerda segurando o extintor Peter War, chefe de equipe da Lotus.
Acima e abaixo vencendo em Monza
GP do Brasil, Interlagos 1973, já com o #1, Campeão do Mundo e uma grande vitória.
No vídeo, Stewart quebra na largada, as duas Ferrari 312B2 de Ickx e Clay Regazzoni tomam a ponta com toda potencia de seus motores 12 cilindros, mas Emerson já vem cutucando Clay.
Obrigado Cuca - Mario M. Souto Maior.
O carro principal deu um problema e Emerson ficou com as costas encharcadas de gasolina. Trocou de carro e largou sem saber como seriam as coisas.
ResponderExcluirForam bem!
Ouvi a corrida pelo rádio (a tv não passava as corridas) e pirei junto com o Barão, locutor da Jovem Pan, pai de Emerson, que urrava "Emerson Campeão!" Foi épico e me emociona até hoje.
É Walter, também me emociono até hoje!
ResponderExcluirAbraços
Grande Rui, este é realmente o EMBAIXADOR Brasileiro no automobilismo mundial, parabéns Emerson!!!
ResponderExcluir