Ken Tyrrel conserta guard rail
Mario Andretti empurra Niki Lauda
Clay e Niki fora da corrida na largada
Muita coisa acontecendo nesse GP, com a vitória inesperada de Jochen Mass e o acidente com Rolf Stommelen, que tradicionalmente não ocupava o primeiro pelotão. Na tua foto dá para vê-lo bem no cantinho (22). Brambilla (sempre ele) largou na base do "vitória ou muro"e bateu em Andretti. O croata-ítalo-americano tocou na traseira do pole Lauda, que acertou Regazzoni, numa lambança que deve ter deixado Enzo furioso; poucos metros e as duas macchinas tinham conseguido se eliminar mutuamente. Apesar de alguma avaria, Andretti passou a liderar com o Parnelli VPJ4.seguido de Watson, Stommelen, Brambilla e Pace. Wattie, que na época era piloto da Surtees começou a ter problemas com excesso de vibração e buscou os boxes, fazendo com que Stommelen e os demais subissem uma posição. Brambilla atrasa-se e quando Andretti tem problemas com a suspensão traseira e abandona, Stommelen passa para a frente,perseguido por Moco e Ronnie Peterson. Mais atrás, Mass e Ickx "discutiam" a quarta posição.Na 24ª volta Ronnie abandona e duas voltas depois, o caos. O líder Stommelen perde o aerofólio traseiro e seu carro decola. Bate no guard rail e atinge os espectadores. Cinco espectadores morrem e Rolf fica ferido. Moco, que vinha logo atrás, pegou a rebarba do acidente e abandona. Os organizadores custam a reagir e não interrompem de imediato a corrida. Nesse meio tempo, Mass consegue ultrapassar Ickx e vence o GP. Jarier faz o mesmo com Reutemann, mas em local sinalizado por bandeira amarela e tem que devolver a posição ao argentino. E onde estava Emerson Fittipaldi? Em sua casa na Suiça. Nos treinos, Emmo já desconfiara das precárias condições da pista de Montjuich, com guard-rails mal fixados e outras irregularidades e decidira simplesmente não correr, por falta de segurança.Se o brasileiro não correu, Lella Lombardi sim. E ela vinha na sexta posição, logo atrás de seu companheiro de equipe Vittorio Brambilla, quando a prova foi encerrada, tornando-se a primeira mulher a marcar pontos em um GP de F1, ainda que tenha sido 0,5.
Caranguejo
Wilson Fittipaldi, Emerson, Lauda, Hunt. O Rato campeão dentro e fora das pistas.
Jochen Mass
Lella
Carlos Reutmann
O carro de Stommelen
RESULTADO
Na
Na coluna da direita os tempos e posições de grid
QUATRO RODAS
Na QR Digital, edição Maio de 1975, ótimo depoimento de Emerson
Bela historia Grande Rui, tiro o chapéu p/ vc e p/ o Caranguejo!!!
ResponderExcluirTremendo, un accidente que terminó con Montjuich; pobre Rolf, justo iba puntero en esa carrera. Excelentes imágenes, gracias por compartirlas.
ResponderExcluirAbrazos!
Rui,
ResponderExcluirexcelente post... imagens fantásticas...
abs...