Quando o Marazzi escreveu para revista MOTOR 3 a reportagem "Pinicos atômicos", eu não pude acompanhar os testes, só cheguei mais tarde para tirar aquela foto com meu bigode lusitano, meus mecânicos não queriam que ninguém andasse no carro, e por isso o levaram sem motor e com as rodas de transporte. Acho que o " Velho " ficou chateado comigo, quando cheguei ele já tinha ido embora. Depois das fotos o Duran, que era um festeiro de primeira, combinou uma homenagem ao Marazzi em sua casa noturna o TALBOT, na Av. Henrique Schaumann para dali alguns dias.
Na noite marcada resolvi ir com a CARRETERA, para homenagear meu amigo que havia corrido com ela as MIL MILHAS de 1966 e dela me contava mil histórias. Quando estava de saída chegou o Homero e fomos juntos. Desci a Av. Bandeirantes, Marginal Pinheiros,Av. Cidade Jardim, Faria Lima, Rebouças, e entrei na Henrique Schaumann, por onde passávamos todo mundo olhava, aquele ronco do V 8 , aqueles dois loucos guiando aquela máquina, pouca gente deve ter se dado conta que não era um calhambeque e sim, a História. Ao chegarmos ao TALBOT aglomeração encima dela, lá todo mundo sabia o que ela já havia feito. Entrei e o Marazzi estava no meio de uma roda de amigos conversando, cumprimentei-o e disse " trouxe um presente para você, vamos lá fora ". Hoje 25 anos depois ainda me lembro de seus olhos, atrás dos óculos brilharam, me olhou e disse " vou dar uma volta com ela ". A volta durou mais de uma hora, quando voltou sentou-se a meu lado e disse só " obrigado ", não falamos do assunto CARRETERA, mais eu via que ele estava emocionado, imaginei o que se passava em sua mente, e imaginei também como havia sido sua voltinha.
Dois anos depois estava andando uma manhã pelo Ibirapuera, e encontro o Homero que dispara, " leu a QUATRO RODAS o Marazzi te fez uma baita homenagem" fui comprar a revista e ao ler a matéria pude entender sua emoção e o só " obrigado ". É " Velho " cheguei naquela noite com ela para te homenagear e você acaba escrevendo um texto maravilhoso destes.
Obrigado Velho!
Rui
Victório Azzalin
Maravilhoso post! Bela e justa homenagem não só ao grande Marazzi mas também a todos os citados, na qual incluo o amigo e autor da mesma. Parabéns!
ResponderExcluirCaro Rui,, Eu participei desta Mil Milhas de 1965 - Foi minha 1a Prova de longa duração,, estavamos em 8o lugar na geral, mas tivemos um problema com a pressao do oleo e paramos nosso Renault Teimoso 850 cc antes do final da prova,, No miolo nosso REnault andava junto com as Carreteras mas nas retas e subidas , só viamos as " poeiras das careteras " .. Gostei do Post homenageando o Vitorio Azalin Filho ,,,abaixo o resultado final da prova ,,,abraçao Águia from Floripa..
ResponderExcluir1º Carretera Chevrolet Corvette nº 50 Justino de Maio e Vitório Azalin Filho SP – 201 voltas
2º Carretera Chevrolet Corvette nº 34 Caetano Damiani e Bica Votnamis SP - 199 voltas
3º FNM 2000 nº 5 Leonardo Campana e Jaime Pistili SP - 185 voltas
4º Simca Carretera nº 35 Breno Fornari, Nestor Mário Koch e Afonso Hoch RS - 184 voltas
5º Alfa Giulia 1600 nº 25 Emílio Zambello e Marivaldo Fernandes SP - 182 voltas
6º Renault 1093 - 1000CC nº 75 Fernando Pereira e Hélio Mazza RJ - 180 voltas
7º VW 1300 nº 45 Armando Lagoeiro e Abelardo Aguiar RJ - 178 voltas
8º DKW 1000 nº 19 Charles Marzanasco e Ozório Araújo SP - 177 voltas
9º Renault 1000 nº 99 Luiz Felinto Silva, Adão Brito Daher e Eduardo Celidônio SP - 177 voltas
10º Carretera Ford F600 nº 22 Luiz Valente e Luiz Carlos Valente SP - 174 voltas
11º Renault 1000 nº 27 Coruja (Maurício Chulam) e Luiz Felipe Gama Cruz RJ – 173 voltas
12º Simca 2500 nº 87 Edward Nahum, Claude Bernardi e Zoroastro Avon SP – 172 voltas
13º Renault 1000 nº 85 Clóvis E. Pereira Bueno e João Batista Caldeira SP – 172 voltas
14º DKW 1000 nº 32 Waldomiro Pieski e Expedito Marazzi SP – 170 voltas
15º Carretera Ford nº 61 Arlindo Vigineviski e José Vera Filho PR – 167 voltas
16º Alfa Giulia 1600 nº 23 Piero Gancia e Ruggero Peruzzo SP – 159 voltas
17º VW nº 9 Silvano Pozzi e Marcelo Audrá SP – 157 voltas
18º Carretera Chevrolet Corvette nº 6 Francisco Zeni e Haroldo Vaz Lobo PR – 155 voltas
19º Renault 850 nº 40 Luiz Evandro Águia e Paulo Pardal SP – 149 voltas
20º FNM 2000 nº 39 Ugo Galina e Luciano Borghese SP – 149 voltas
21º Fiat Stanguelini nº 30 Luciano Bonini e Chuvisco SP – 145 voltas
22º DKW 1000 nº 37 Arquimedes e Santo SP – 143 voltas
23º Renault 1000 nº 8 Antonio Duarte e Mago SP – 142 voltas
24º Carretera DKW nº 20 Nilo Barros Vinhais e Bruno Barracano SP – 139 voltas
25º Carretera DKW nº 13 Volante 13 e Roberto Mendonça SP – 123 voltas
26º Carretera Ford Thunderbird nº 7 Ayres Bueno Vidal e Zé Peixinho SP – 123 voltas
27º Chevrolet Corvette nº 2 Catharino Andreatta e Victorio Andreatta RS – 120 voltas
28º Alfa Giulietta 1600 nº 28 Luiz Carlos Sansone e Ariberto Iasi SP – 112 voltas
29º Carretera Ford F600 nº 36 Ocimar Miranda Coutinho e Mário Cocchieri PR – 106 voltas
30º Carretera Simca nº 82 Roberto Gomes e Rui Santiago SP – 106 voltas
31º Simca 2500 nº 51 Inácio Terrana e T. Nuvuolari – 96 voltas
32º Renault Gordini 1000 nº 88 Zoroastro Avon e Jeff Gagá SP – 75 voltas
33º Carretera Chevrolet Corvette nº 18 Camilo Christófaro e Antonio Carlos Aguiar SP – 73 voltas
34º Renault 1000 nº 3 Elvio Ringel SP – 59 voltas
35º Renault 1000 nº 84 Antonio Carlos Porto Filho e Renato Lenci SP – 48 voltas
36º Renault 1000 nº 16 Emerson Fittipaldi e Antônio Versa – 39 voltas
37º VW Porsche 1600 nº 81 Buby Loureiro e Roberto O. Costa SP - 34 voltas
38º Carretera Chevrolet Corvette nº 58 Antonio Carlos Avalone e Nicolau Papaleo SP – 32 voltas
Obs: A carretera de Catharino e Victorio Andreatta vinha liderando a prova até as 7,30 horas da manhã quando quebrou o eixo do setor e abandonou a prova
Bela postagem Rui! Grande abraço!
ResponderExcluirBelo post, Rui.
ResponderExcluirTomara que ela siga firme nos dias de hoje
Grande Rui,como eu sempre digo "as CARRETERAS tem alma",por onde anda a 50,tu sabes...
ResponderExcluirSENSACIONAL, Rui!!!!
ResponderExcluirObrigada por repartir conosco esta reliquia dos primordios do automobilismo brasileiro!
Um abraço,
Graziela
NOSSA! ...tenho essa revista! Lembrei da matéria ao ver as fotos. As vezes não associamos o 'nome aos bois'..rs...
ResponderExcluirmais uma vez...valeu!
A única que tinha dei ao meu amigo Victório Azzalin, ele merece mais do que eu!
ResponderExcluir