CARROLL SHELBY – nascido em Leesburg, Texas, era filho de um carteiro e foi uma criança doente, que passou a maior parte da infância na cama, devido a problemas de coração. Aprendeu a dirigir quando estudava na Woodrow Wilson High School, em Dallas. Em 1940 alistou-se na Força Aérea, atuando como instrutor de vôo e piloto de testes, nos dias da II Guerra Mundial, reformando-se como 2º tenente. Seu primeiro negócio foi com uma frota de caminhões, passando depois para o ramo do petróleo. Participava de corridas de Força Livre com um Ford 1932, mas logo passou para a categoria Sport-cars, com um MG TC. A partir de 1952 torna-se piloto profissional e faz sucesso com um Austin Healey 100 S modificado, com o qual estabelece 16 recordes norte americanos e internacionais de velocidade. Vence a Auto Mount Washington Hillclimb em 1956, com uma Ferrari especialmente preparada, e em 58 chega à Fórmula 1, participando dos GPs da França, Grã-Bretanha, Portugal e da Itália, com um Maserati 250F. Em Monza chega na quarta colocação em dupla com Masten Gregory, mas é desclassificado. No ano seguinte, troca o Maserati pelo Aston Martin DBR4 e corre nos GPs da Holanda, Grã-Bretanha, Portugal e Itália, mas seu maior feito nessa temporada é a vitória nas 24 Horas de Le Mans, correndo junto com Roy Salvadori, de novo pela Aston Martin. No final da década de cinqüenta, Carroll abandona as pistas e volta-se para outro desafio. Ele começa a importar um esportivo inglês, o AC,mas opta pelo motor Ford V8 ao invés do motor original Bristol: nascia o AC Cobra ( ou Shelby Cobra) um dos mais famosos carros de competição do mundo. Sua parceria com a Ford Motor Co. foi marcante e como construtor produziu o Daytona Coupe, o célebre GT40, os Mustangs GT350 e GT500 além do 427 Cobra. Também trabalhou para a Dodge e foi o mentor do projeto do Dodge Viper. Em 2003, retornou à Ford e de imediato surgiu o Ford Shelby GR1, um carro conceito provando que o velho Mestre ainda sabia o que estava fazendo. Sem nunca se afastar dos carros, continua na ativa e em 2008 foi agraciado com o Executive Automotive of the Year Award.
Carlos Henrique Mércio-Caranguejo
Corvette transformada por Carroll com design de Scaglietti.
A GM perdeu uma grande oportunidade de fazer um campeão!
AC recebendo o V8 Ford/Shelby
Largada 24 Horas de Le Mans 1959, vitória de Carroll e Roy Salvadori, Aston Martin DBR1/300.
Targa Florio 1964, Dan Gurney/Allen Grant, 8º lugar.
24 Horas de Le Mans 1966, Ford GT40 MKII, Bruce McLaren/Chris Amon, vencedores.
Le Mans 1966 a chegada.
#2 MacLaren/Amon, #1 Ken Miles/Denis Hulme, #5 Ronnie Bucknum/Richard 'Dick' Hutcherson
Ken Miles
Ken Miles/Lloid Ruby vencem as 12 Horas de Sebring 1966
24 Horas de Le Mans 1968, vitória de Pedro Rodriguez/Lucian Bianchi. GT40.
Le Mans 1967 vencedores Dan Gurney/A.J. Foyt, Ford GT40 MK IV
Os pequenos foguetes feitos para Chrysler, os Dodges Daytona, Lancer e Charger.
Le Mans 1966
http://ruiamaraljr.blogspot.com/search/label/Ford%20Gt%2040%20Mark%20II
Le Mans 1967
http://ruiamaraljr.blogspot.com/search/label/Ford%20GT%2040
Le Mans 1966
http://ruiamaraljr.blogspot.com/search/label/Ford%20Gt%2040%20Mark%20II
Le Mans 1967
http://ruiamaraljr.blogspot.com/search/label/Ford%20GT%2040
Excelente artigo, sem dúvida um Grande Sr.. Neste mundo onde faltam referências é sem dúvida um grande exemplo e o trabalho da Fundação C. Shelby em prol das deficiências cardíacas é notável
ResponderExcluirAbraço
Domingos
Grande Rui,esta é mnais uma grande história de um abnegado e apaixonado pelo automobilismo,valeu Caranguejo por mais esta!!!
ResponderExcluirVendas de Carros seminovos Online www.saopaulomotors.com.br
ResponderExcluirComo sempre, belo comentário e lindas fotos, Mestre Caranguejo!
ResponderExcluirRui, parabéns pela postagem!
Abraços aos dois,
Guima
Excelente!
ResponderExcluirImagine se ele não tivesse problema no coração...
Abraços.
Obrigado Domingos, Fabiani,Guima e Sidney.
ResponderExcluirE Sidney vc bem sabe o quue é pilotar uma das criações dele!
Abraços, meus e do Caranguejo
Se nao me engano teve 2(!) coracoes transplantados,e' isso?
ResponderExcluirE e' tambem pao-durissimo.
Mas e' realmente um heroi em boas causas.
Ya de chiquito se lo veía con ganas de autos....
ResponderExcluirMuy buen artículo y las fotos excelentes!!!!
Saludos!!!!
Muito bom Caranguejo, aprendi um pouco mais.
ResponderExcluirQuase noventa anos de idade, vencedor da 24 Horas de Le Mans, criador do Ford Cobra e do Shelby Mustang (para não falar no Viper), mentor das vitórias da Ford no Mundial de Marcas... nada mau pra um garoto com problemas cardíacos!
ResponderExcluirBelair, Vasco, Mauricio e Paulo, ganhei um belo video sb a vida dele. Lá ele conta que precisou parar de correr aos 30 anos, venceu 51 das 111 corridas que participou. Tomava striquinina (?) para o coração. O video tem 26 min e já assisti umas 10 vz.
ResponderExcluirImaginem se a fera não tivesse problema algum!
Abs