Jim Clark Lotus33Climax em sua vitória na Holanda.
Naquele ano a Cidade do México veria a decisão do Mundial de Formula I, o Campeonato havia sido disputadíssimo. Jim Clark com o Lotus-Climax 33 ganhara os GP da Bélgica,Holanda e Inglaterra, John Surtees Alemanha e Italia, Lorenzo Bandini na Austria, Hill em Mônaco e nos EUA e Dan Gurney o GP da França e por fim esse GP do México.
Na época o sistema de pontuação era 9 pontos para o primeiro a partir dai 6/4/3/2/1 até o sexto colocado. Apenas seis resultados valeriam para o campeonato, assim os pilotos descartavam os seus piores resultados, assim a F I chegou ao México com Surtees tendo 39 pontos, Hill 34 e Clark 30. Em caso de vitória de Clark ele seria campeão não importando a colocação dos outros pilotos.
Na classificação o que se viu foi o Clark de sempre, abriu "apenas" um segundo de Dan Gurney- Lotus33Climax- vindo a seguir Bandini com uma Ferrari estranhamente azul e branca, fruto de uma rixa de Enzo Ferrari com a entidade Italiana que regia o automobilismo, Surtees, Spencer e Hill em sétimo. A Ferrari trouxe um terceiro carro para o ídolo local e depois mundial Pedro Ródriguez.
Na largada Clark a seu estilo dispara, Gurney em segundo a seguir Bandini, Spence, Richie Guinter de BRM. Surtes e Hill perderam várias posições e brigava após o nono colocado. Numa recuperação surpreendente Hill na décima segunda volta toma o terceiro lugar de Bandini, só que não consegue partir para cima dos Lotus-Climax de Clark e Gurney. Bandini segue colado a Hill quando Surtees chega e por ordens da equipe o ultrapassa mas não consegue chegar em Hill, vendo a situação a equipe manda Bandini tomar o lugar de Surtees para tentar tomar o lugar de Hill. Na frente Clark soberano caminha para seu Bi-Campeonato seguido de Gurney.
Bandini tenta tomar a posição de Hill, manobra desastrada ou proposital?
No enrosco Hill se dá mal e Bandini segue em terceiro lugar.
Fazendo assim a Ferrari de Big John seu Campeão do Mundo de Formula I.
Surtees 40 pontos, Hill 39, Clark 32, Bandini 23, Richie Guinter 23 e Gurney 19.
Não creio de coração que Bandini tenha dado uma de Prost ou Schummi, naquela altura da corrida Clark era campeão e Bandini que vinha sendo preparado por Enzo para trazer um campeonato para Itália depois do glorioso bi de Alberto Ascari em 1952/53, não se proporia a tal. Deixou Surtees passar no final num claro jogo de equipe, mas não acredito repito que tenha jogado seu carro contra o de Hill.
Obrigado ao meu amigo Caranguejo pelas fotos e toda colaboração.
A Ferrari correu com as cores dos Estados Unidos, Azul e Branca.
ResponderExcluirO Comendador Ferrari estava em guerra com Automovel Club Italiano, ainda por causa da não homologação da Ferrari 250GT.
Os cartolas classificavam o carro como protótipo.
Por isso em sinal de protesto, inscreveu as duas Ferraris na ultima prova do campeonato, pela NART (North American Racing Team) equipe de Luigi Chinetti, revendedor Ferrari nos States.
Os defensores da "teoria da conspiração", afirmam até hoje, que a batida de Bandini em Hill foi proposital.
Mas na verdade o campeonato foi ganho merecidadmente por Surtees, que havia sido campeão de motociclismo.
Parabens pelo post, Rui.
Romeu
Obrigado Romeu. Lembro a primeira vez em que vi NART escrito em uma Ferrari, sem as facilidades da Internet de hj demorei algum tempo até saber seu significado. Luigi Chinetti foi um grande parceiro de Enzo e pretendo um dia escrever sb ele e a NART.
ResponderExcluirAbs
Rui
Esse jogo de equipe ,já vem de longo tempo.
ResponderExcluir