A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

DA SUBIDA DO LAGO ATÉ A JUNÇÃO.

 Algum tempo atrás vendo uma foto da freada da "Três" tive vontade e escrevi como era a tocada de um D3, na época em que corri na TEP em 1982, no nosso belo Interlagos ou como diz meu amigo Fernando "o Templo". Descrevi da entrada da "Três" até a saída da "Ferradura", agora vou até o "Bico de pato". Na configuração da TEP meu D3 usava pneus Maggion e amortecedores nacionais( (do regulamento), cambio de quatro marchas o resto igual aos carros que competiam o Brasileiro, motor 1.600 cc, disco nas quatro rodas etc...Saía da "Ferradura" em 2ª com o motor cheio a 7.500 rpm e logo colocava 3ª, mais um pouco à frente o motor cheio novamente vinha a 4ª e chegava àquela curva muito louca a "Subida do lago" bem rápido em 4ª. Na tomada à esquerda a zebra era bem alta e encostando nela o carro chacoalhava um bocado e de pé embaixo entravamos na curva, logo em seguida começava a subida e um pouco antes da tangência num malabarismo grande para minhas pernas longas - elas teimavam em querer bater na lateral da cabine _ enfiava a 3ª tentando aproveitar no máximo a saída para subir a "Reta oposta" bem forte. Já na "Reta oposta" uns duzentos metros após a saída da curva espetava a 4ª e olhava a entrada daquela curva maravilhosa o "Sol". Ah o "Sol"! Curva de personalidade forte, separava os homens dos meninos, um dia assistindo um treino de Stock no barranco que a margeava ouvi um campeão da categoria falando do Guaraná " ele enfia um segundo em todos nós só ai no Sol" acho que não preciso dizer mais nada.

No "Sol" acima um carro da KINKO à frente de Jr Lara e abaixo o Orlando e Duran.

Tomava em 4ª pé no fundo, sua tomada era aberta e seu raio longo, a tangência bem à frente quando já vinha dosando o acelerador numa tiradinha de pé, o carro teimando em sair nas quatro rodas . Encostava os pneus na zebra à direita, para logo a seguir abrir um pouquinho para uma segunda tangência, e o barranco à esquerda parecia dizer "vem". Contornava ela toda em 4ª e na saída pegava de leve a zebra da esquerda já olhando para o "Sargento".

"Sargento" Jr Lara dá uma papada no Affonsinho e abaixo na saída da curva Ferraz.

 Chegava ao "Sargento" em 4ª com o motor bem cheio e sua freada bem forte apertando com firmeza os alicates e reduzindo para 2ª, tentando deixar o carro redondo para em sua saída em subida aproveitar toda força do motor. Sua tangência era lá na frente onde acelererava forte em 2ª para sair beliscando a zebra à direita rumo ao "Laranja".
Na subida para o "Laranja" espetava a 3ª e na sua entrada com tomada à esquerda até um recuo no asfalto onde existia um portão era usado como pista. "Laranja" tomada em 3ª cravado, curva gostosa em sua saída ia lá fora para depois tomar a entrada do "S".
"Laranja" já mostrei essa foto mil vezes, mas é uma das poucas que tenho, eu e o Elcio Pelegrini.

Na freada forte colocava 1ª marcha entrava aberto para fazer a tangência antecipada e aproveitar sua segunda perna o "Pinheirinho". Na entrada do "Pinheirinho 2ª, o carro teimando em sair na sua tangência acelerando forte para o "Bico de pato".

"S" Expedito na tomada da curva e o Jr Lara já na primeira perna antes do "Pinheirinho" 

 Na entrada do "Bico de Pato" uma freda forte e espetava novamente a 1ª marcha, sua tangência complicada para mim, já que o motor vinha cheio e sem diferencial autoblocante as rodas teimavam em patinar. Em sua saída logo 2ª marcha e terceira no meio da curva que esqueci o nome, mas o Duran me alertou que era "Mergulho" e seguir para a "Junção".


"Bico de pato" Orlando quase na tangência e Ferraz saindo. E que saída!



Aqui eu paro e um dia mostro a "Junção" nas palavras de meu amigo Jr Lara que descreve em seu blog como o Grande Chico Landi o aconselhou a fazer a curva.

16 comentários:

  1. Parabens, assim deixo o sem comentários pro Portuga encrenqueiro, a curva sem nome não seria MERGULHO???

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  2. que maravilha !!!!!!!!!
    bela escapada em ferraz , isso que é pilotar um Divisão 3 tinhamos que levar no braço mesmo

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  3. Obrigado aos dois. É Duran, mas "Mergulho" era toda aquela parte que ia do "Bico de pato" até a "Junção", pode ser que eu esteja enganado, fica aqui nossa questão!
    Abs

    Rui

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  4. rsrsrsr, ja temos uma polemica, mais posso estar enganado tambem, para mim sempre foi curva do mergulho

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  5. Mais tarde vou mudar na postagem.
    Valeuuuuuu!!!!!

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  6. Meus cara e profundos amigos: no que vcs se referem ao mergulho, é que na saida do bico de pato, a curva e em descida e logo vem a curva da junção que ligava o anel externo....então por essas e outras, como a curva é em descida, é chamada a curva do mergulho, que por sinal a maioria fala não da curva mas sim do mergulho....quando batem ali, todos falam, bati no mergulho...abs.

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  7. Estava esquecendo: esta é para o meu amigo Duran....encrenqueiro não meu,talvez com um certo conhecimento a mais..Hahahahahaha..kuakuakuakiua..abs.

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  8. Daqui uns vinte anos não vou mais aguentar os dois!
    Eu ia escrever que na freada do "Sargento" chegavamos a mais ou menos 200 km/h mas esqueci, gostaria do palpite de vcs.

    Abs

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  9. Rui, nos rallies de regularidade da Fasp, com gestão do Jan, como os pontos cegos, imagino eu, serem nas retas, o miolo, nas devidas proporções, as fucas dão show. Passando o "Bico", aperta uma terceira no mergulho, alivia numa quarta, reduz para terceira e pitaco no freio e manda vê na junção e café. O legal são os comentários depois...hehehehe

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  10. Oi Luiz, tudo bom?
    Na D3 quando eu andava de Caixa 3 era primeira na entrada do "Bico" e na "Junção" já estava em 4ª bem rápido e fazia
    a curva em 2ª que devia chegar à uns 150 km/h.
    Agora, um dia vou acelerar seu Okrasa e aí sim vamos ver!
    Gostou dos comentários?

    Abs

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  11. Muito boa a sua descrição Rui.
    Deu até pra sentir algumas trepidações, as "beliscadas" nas zebras e a barata insistindo e sair de traseira...Show!
    Romeu.

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  12. Rui a junção hoje está bem diferente do que a pista velha....só pra vc ter uma ideia, no laranjinha hoje, os carros não fazem mais do que 150km mais ou menos, isso carros de turismo, por ai vc tem uma ideia de velocidade que tinha na junção na quela altura....não poderia ser de 150km, eu calculo uns 100km se tanto.abs.

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  13. Rui no sargento agente segava sim a 200km ou mais, porque ai sim, nós saiamos do sol já com grande velocidade e pegava a descida para o sargento bem lançado. abs.

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  14. Obrigado Romeu. É Ferraz esqueci de falar p/ o Saloma que aquela parte da pista era bem diferente de hoje. No "Bico de pato" acho que fazia à uns 65/75 km/h, eu espetava 2ª no meio da curva que o Duran chama de "Mergulho" e chegava na "Junção" em 4ª. Agora na freada do "Sargento" lembro que chegava à 7.200 rpm, mais rápido que na "Um".

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  15. rsrsrs, o sol era tomado a 7000 rpm 7100 rpm, penso que a 190 195km, como escorregava na 2 perna (logo vc freava o carro) penso que na saida do sol estavamos a 185 km, vinha a decida pro sargento o motor subia bem de giros indo ate 7400 ates da freada, penso que era mais de 200 na freada, pq o carro sempre queria ir reto, e era uma briga fazer a tomada.

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Rui Amaral Jr