Foto: ALFREDO MASLOSKI -Goiânia - Nelson, Chico, Tite, Julio Caio, Zé Pedro Chateubriant, Chulan...
Conta Walter
"Vejam só como é a
vida... Em 1975 eu tinha 14 anos e era fanático pelo Lameirão, o verdadeiro
campeão da Fórmula Super Vê. Deveria ser bi - campeão, mas o destino favoreceu
ao Marcos Troncon, em 1974.
Lameirão bateu
Guaraná, Nelson Piquet, Ingo Hoffmann...
Passam os anos e
virei leitor do genial "Histórias que Vivemos" e, pela mão do Rui,
pude ler Lameirão, o cara cujas mãos no volante era a minha grande alegria da
adolescência. Agora, vamos de mão-no-teclado!
Entendo claramente
essa sensação do Lameirão, de falar para as paredes: ele imagina o futuro
genial, possível! e olha para o lado e não vê ninguém comprometido. É chato...
Não sou fã da
Inglaterra, mas não tem como tirar o mérito deles. Dentre tantos méritos,
voltar a viver, depois do massacre da II Guerra Mundial. A batalha fortalece e,
talvez, para os brasileiros, a falta de batalhas nos tenha deixado meio moles.
Talvez o grande
mérito inglês, alemão, seja o da experimentação permanente (hoje chamamos de
R&D, Research and Development), a também chamada Inovação (tá na Lei
10973/2004). O domínio da aerodinâmica é um desses campos (viva Jim Hall, e
viva as calotas do Lameirão, em 1976). Mas o Lameirão e o Histórias já nos
falaram de muitas outras revoluções, especialmente mecânicas.
E essa experimentação
vira um monte de empresas que investem (se arriscam!) em tecnologia. O mundo
baba na California, mas não entende que as Big Tech nasceram com liberdade e
muito capital, não foi por geração espontânea. Ao invés de, por exemplo, a
Prefeitura de São Paulo fazer prédios em Interlagos, devia fomentar o 'cluster'
de tecnologia ao seu redor.
E dá - lhe escola! Se
os alunos crescem com curiosidade científica, estímulo para a experimentação,
estímulo para empreender, isso gera frutos. Se aprendem que o Estado dá casa,
comida e roupa lavada, crescem esperando mais favores...
Obrigado ao Rui pela
oportunidade de tietar ao campeão. Obrigado ao Lameirão, por seguir uma
poderosa usina de inteligência e por dividir isso conosco.
Walter"
Conta Chico
"......... , Caro RUI
, enfim meu cel recomeçou a funcionar e agora deu para encontrar o texto de
WALTER ......., a bem da verdade , passado o primeiro susto pós eleições ,
agora um pouco mais refeito , tentarei escrever ao ex- jovem de 14 anos que me via em minha lida
nos """ Polares da
vida """" . Quanto a esses , um papiro de coisas e causos
a contar , um dia talvez ....!!!!! No
teclado , sendo em doses homeopáticas ainda dá para enfrentar , mas um livro
como deve ser escrito , mui provavelmente 'é muita """ areia
para o meu caminhão """" .
Á época da fantástica SUPER V , eu
dentro da EQUIPE MOTORADIO , trabalhava no dia a dia dela em desenvolvimentos e
organização do TEAM , só me resguardando
um pouco mais quando era em semana de corrida , pois ai tinha que estar
preparado para enfrentar a """" novelle vague
"""" da terceira geração de pilotos por que passei . Ainda
como meio representante da POLAR , levando peças fundidas da SCORRO de MARCO
GRILLI para a fábrica no RIO de JANEIRO
em um ir (((( tomava um café )))) e vir
mais ou menos constante ....., coisa de louco mesmo , mas graças a DEUS
tinha saúde para tais feitos ....!!!!! O pilotar dessa época , já era diferente
do de ser piloto de fábrica como o fui na EQUIPE WILLYS e na EQUIPE VEMAG
principalmente , pois aí a responsabilidade financeira era zero e isso muito
muda na arte .....!!!!! Quantas corridas na SUPER V , em que está eram em três baterias e pela
soma do tempo , na última bateria você apenas administrava com a corrida já
ganha pelo que tinha """" aberto """"
nas primeiras duas ou uma conforme o caso , pois o principal era marcar o maior número de pontos para os
campeonatos , pois aí , se a contento ,
iria suavizar em muito o martírio dos
finais e começos de ano , para a
renovação dos contratos com os patrocinadores ......., uma angustia para todos
os membros do TEAM , até saber- se se
estávamos empregados ou não para o ano
seguinte ......., ninguém imagina isso ...... , acho ....!!!!!
Você Walter mencionou , no item desenvolvimentos
, duas grandes feras , JIM HALL e COLLIN
CHAPMAN , daqueles que eu chamo
de ENG de parachoque a parachoque ,
absolutamente fantásticos ......, em que em aerodinâmica deitaram regras com os
WING CARS em que HALL colocou dois pequenos motores para sugar o
"""" ar entre o chao e o assoalho do carro
"""" colando de vez os pneus no asfalto e COLLIN colocando
as laterais como se fossem enormes aerofolios , os dois com excelentes
resultados , mas , mas se pesquisarmos os anos trinta , o trabalho mais
especificamente de CHAPMAN foi exemplificado em um desenho por um ENG italiano
cujo nome me foge ao momento ........ , """" nada se
inventa , tudo se copia """" ou se desenvolve ........,
sejamos mais fidalgos ......!!!!! Realmente , deve ser raro começar- se com uma
ideia do zero absoluto , só em cientistas extremados deve acontecer . Outros
nomes também foram consagrados neste metiê
, como MAURO FORGHIERI da FERRARI que
dizem que era desse mesmo naipe , CARLO CHITI da ALFA ROMEO , este mais na
questão de motores .....!!!!
Me lembro agora , ainda ,
quanto o """" colar """" o auto ao
chão , que o ALPINE M63 do saudoso CHRISTIAN HEINZ , tinha essa
característica , pois assim seu pai me
contou que. BINO lhe havia comentado que ao passar os 170//180 KLM/ h , sentia o auto grudar ao chão ......, e aí
já estamos falando do ano de 1963 , muito antes como vemos dos feitos de JIM
HALL e CHAPMAN .......!!!!!!
Por último , WALTER ,
gostaria de comentar sobre FANGIO , não o piloto , mas sim sua pessoa , do que
ele conseguiu para o automobilismo de competição de sua ARGENTINA , em
convencer PERON a (((( não sei a palavra
certa )))) fazer uma lei em que para cada auto zero KLm vendido , 01 % seria
destinado para competição , em que os argentinos com essa
"""" mola """" conseguiram elaborar e fazer um """ parque
industrial de competição """ de respeito e muito forte ........,
sendo hoje em dia talvez a terceira ou quarta força mundial do setor
......!!!!!!
Porque não aqui
...........!!!!!!!!!!?????????????
Abraço amigo ,
CHICO. LAMEIRÃO
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
Pois bem, vamos lá...Walter é um amigo que prefere assinar seus posts e comentários com o primeiro nome, ele e o Chico ainda não se conhecem pessoalmente e sou o elo de ligação entre eles.
De seu segundo comentário no post ( link ) anterior a resposta do Chico é a que aqui está, um grande prazer poder dividir com vocês o papo entre eles.
Já que tive o privilégio de ler os dois textos antes de postar quero lembrar aqui um grande inovador, um engenheiro super competente que fez de sua cátedra na FEI uma verdadeira miríade de engenheiros espalhados pelas montadoras do mundo, Ricardo Bock meu irmão do coração e amigo e parceiro do Chico muito fez e ainda há de fazer por este mundo.
À vocês Walter e Chico e à vocês queridos amigos Vera & Ricardo Bock.
Um abraço
Rui Amaral Jr