A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

Há 50 anos - Monza 1973 - Por Ronaldo Nazar

 

A largada no templo de Monza. Ronnie Peterson pega a ponta seguido de Emerson Fittipaldi que também largou muito bem pelo meio e passou as 2 McLaren. A de Peter Revson à esquerda e a de Denny Hulme à direita.

Largada vista de cima em ângulo espetacular. Peterson já vem com boa vantagem sobre Emerson que tem Hulme à esquerda e Revson à direita. Atrás à direita a Ferrari de Arturo Merzario que largou muito bem em 7º ganhando 3 posições. À esquerda vemos Jackie Stewart que vem no bolo. Quem não largou bem foi José Carlos Pace que de 5º está em 7º. Atrás do Moco vem o argentino Carlos Reutemann, François Cevert, Mike Haillwood e o surpreendente Mike Beutler.

No dia 9 de setembro de 1973, durante a disputa do GP da Itália em Monza, o piloto escocês Jackie Stewart conquistou pela 3ª vez o campeonato mundial de fórmula, antecipadamente, quando faltavam mais duas corridas para o encerramento da temporada. Foi uma conquista memorável, já que Stewart teve um pneu furado na 8ª volta da corrida, e após a troca que demorou por volta de 40 segundos entre parada, troca do pneu e retorno `a pista, Jackie recomeçou a sua recuperação na 20ª posição. Ao fim das 55 voltas, ele estava na 4^ posição para somar os pontos suficientes e sacramentar o seu tricampeonato. Logicamente que não podemos deixar de frisar a estranha vamos dizer assim "ajuda" da equipe Lotus que era a grande rival na disputa do título, e que através do seu fundador Colin Chapman, não deu a ordem para que Ronnie Peterson o líder deixasse Emerson Fittipaldi passar e assim ainda ter chances de conquista do Bi campeonato se vencesse na Itália, Canadá e Estados Unidos, as três corridas que fechariam a temporada. Emerson ficou furioso e falou em alto e bom som que em 1974 não correria pela Lotus. Na versão da popular "rádio peão"   comentava-se que   Chapman  nutria uma certa preferência por Ronnie Peterson. O mais estranho de tudo isso é que Chapman simplesmente não queria acreditar que perderia Emerson para a McLaren em 1974 e segundo o próprio Emerson Fittipaldi, Colin teria oferecido um cartão de crédito com valor altíssimo para que o brasileiro continuasse na Lotus. 

Jackie Stewart comemora a conquista do tri ainda no cockpit do Tyrrell. Seus 3 títulos mundiais foram conquistados antecipadamente. Os de 1969 e o de 1973 em Monza. O de 1971 uma corrida antes na Áustria.O escocês foi um tremendo bota.

Emerson e Peterson conversam sobre acertos das Lotus. Emerson não culpou Peterson pelo ocorrido.

José Carlos Pace com modificações na entrada de ar de admissão do motor de seu Surtees a lá Lotus 72 que por coincidência o segue com Ronnie Peterson no volante. Moco treinou muito bem cravando o 5º tempo. Na corrida teve problemas com os freios e abandonou.

Moco fazendo a parabólica. Treinou bem e infelizmente abandonou cedo devido aos freios, que falharam e ele ralou na guia da chicane furando o pneu dianteiro.

Peter Revson conseguiu mais uma boa colocação com o McLaren M23. Terceiro lugar.

O bicampeão Graham Hill terminou na 14ª posição após largar em 22º lugar. Boa corrida do veterano piloto.

O belga Jacky Ickx não queria correr pela Ferrari. No fim largou numa distante 14ª posição e terminou em 8º . Corrida burocrática do belga, totalmente desmotivado com o carro.

Wilsinho Fittipaldi, aqui treinando com o Brabham reserva. O Tigrão abandonou cedo com pane nos freios.

O suíço Clay Regazzoni voltou a ter problemas com a BRM. As revistas da época relatam que ele discutiu um monte com o Louis Stanley, e aí durante o final de semana ele praticamente acertou o seu retorno à Ferrari.

François Cevert treinou mal, largando na 11ª colocação. Fez boa corrida finalizando na 5ª posição ao ceder o 4º posto para o companheiro Jackie Stewart. Essa atitude mostra como deveria ter feito também a Lotus que não deu a ordem de troca de Peterson e Emerson.


Jackie Stewart já correndo na 4ª posição à frente de Cevert que o segue na foto. O "vesgo" ficou com a melhor volta da corrida. Novo recorde para Monza.

Emerson Fittipaldi passando pela famosa placa de propaganda de Monza.

Emerson Fittipaldi ficou muito decepcionado com o comportamento de Colin Chapman. Após a ordem no GP da Áustria, Chapman simplesmente não deu a ordem para troca de posições e assim permitindo que Jackie Stewart ganhasse o título em Monza.

O escocês Jackie Stewart recebe a bandeirada completando a prova na 4ª colocação . Graças à estranha atitude de Colin Chapman. Stewart sagra-se tri campeão.

A chegada com Ronnie Peterson ganhando seguido na cola por Emerson Fittipaldi. A tão propalada ordem de equipe para que os dois pilotos trocassem de posição estranhamente não foi dada.

Ronnie Peterson e a namorada Barbroo comemoram a vitória.
O sueco Ronnie Peterson comemora a vitória no pódio.


E assim foi escrita mais uma importante página no automobilismo mundial. 

Há 50 anos.

Ronaldo Nazar  

No intervalo dos treinos , houve uma corrida de pedestrianismo com obstáculos ao redor da pista de Monza. James Hunt chegou na 2ª posição. Viram como a bebida faz bem??? Kkkkk

Tio Frank e seus dois mecânicos comemoram a vitória do chefão da Williams , que na época chamava-se Isso Marlboro...
Tio Frank e seus dois mecânicos comemoram a vitória do chefão da Williams , que na época chamava-se Isso Marlboro...
Nessa foto vemos James Hunt à direita. Atrás sem camisa é Wilson Fittipaldi que é seguido pelo vencedor Frank Williams. Wilsinho chegou bem atrás, pregado...


Nessa foto vemos James Hunt seguido por Jackie Stewart com a camiseta a Tyrrell. Stewart foi um bom 6º colocado.












5 comentários:

  1. Essa corrida custou caríssimo ao Chapman. E mais caro ainda ao Peterson. Os dois perderam ao Emerson, um acertador de carros, que levou sua competência para a McLaren ganhar seus dois primeiros títulos mundiais (Emerson, 1974; Hunt, 1976, com o carro que o Emerson arrumou).

    Ficaram com o Peterson, o mais veloz, mas quem ia ajustar o carro? Que ia desenvolver a nova e linda Lotus 74 (que nunca deu certo) ?

    Em 1976, no Gp do Brasil, Mario Andretti tira o Peterson da corrida (tem no youtube o Andretti se desculpando, nos boxes) e Peterson dá uma de Emerson: vai embora. Para a March...

    Em 1977, Peterson protagoniza fotos lindas no Tyrrell de seis rodas. Só isso.

    Volta para Chapman em 1978, mas para ser o escudeiro de Andretti, papel que ele desempenha lindamente.

    Andretti é o campeão e, no dia do título, Peterson bate feio. No dia seguinte, Peterson morre por erro médico hospitalar. A comemoração do Andretti fica funesta.

    E tudo isso começou no GP da Itália de 1973, que essa linda reportagem do Nazar está publicada aqui no Histórias.

    Valeu, Rui! Parabéns, Nazar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Walter, o Caranguejo escreveu sobre a saga de Ronnie... https://ruiamaraljr.blogspot.com/2011/06/entre-o-triunfo-e-o-desastre-19731978.html

      Excluir
  2. Olá, qual erro foi cometido no Ronnie? Sempre soube que foi embolia provocada por coagulo em decorrencia das fraturas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois do comentário do Walter comecei à lembrar de alguns comentários da época, não lembro bem, disputas entre médicos, demora em opera-lo, algo do gênero.

      Excluir
  3. Pacientes com fraturas múltiplas têm um risco altíssimo de embolia e requerem tratamento específico; se falha o tratamento, pode ocorrer a embolia com efeito fatal.

    Peço licença ao Rui para compartilhar alguns 'links' sobre o assunto: https://it.wikipedia.org/wiki/Ronnie_Peterson#:~:text=Non%20%C3%A8%20stato%20mai%20chiarito%20se%20sia%20stata%20proprio%20l%27embolia%20a%20causare%20la%20morte .

    http://atlasf1.autosport.com/2000/ita/preview/peterson.html#:~:text=At%20close%20to%20four%20o%27clock%20in%20the%20morning%2C%20Professor%20Watkins%20received%20a%20call%20informing%20him%20that%20Peterson%27s%20condition%20had%20worsened.%20By%20the%20time%20he%20reached%20the%20hospital%2C%20Peterson%20was%20clinically%20brain%2Ddead%3A%20he%20had%20died%20from%20a%20fat%20embolism%20%2D%20a%20fairly%20rare%20condition%20that%20can%20follow%20fractures%20of%20the%20thigh

    https://www.formulapassion.it/motorsport/storia/pillole-f1-glen-1978-piloti-contro-patrese-morte-peterson-monza#:~:text=Ronnie%20mor%C3%AC%20per%20embolia%20lipidica%20e%20ci%20furono%20polemiche%20nei%20confronti%20dello%20staff%20medico%20dell%E2%80%99ospedale%20milanese

    https://www.poleposition.ca/actualite/2021/09/08/tragedie-a-monza-en-septembre-1978-ronnie-peterson-decede-des-suites-dun-accident-au-depart-du-gp-ditalie/#:~:text=Peterson%20est%20reconduit,sont%20d%C3%A9sormais%20irr%C3%A9versibles

    Affreusement touché aux jambes, le Suédois décéda le lendemain d'une embolie. Selon toute vraisemblance, l'opération fut précipitée pour lui permettre de piloter à nouveau, comme il en fit la demande le soir de l'accident.

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr