A largada no templo de Monza. Ronnie Peterson pega a ponta seguido de Emerson Fittipaldi que também largou muito bem pelo meio e passou as 2 McLaren. A de Peter Revson à esquerda e a de Denny Hulme à direita.
Largada vista de cima em ângulo espetacular. Peterson já vem com boa vantagem sobre Emerson que tem Hulme à esquerda e Revson à direita. Atrás à direita a Ferrari de Arturo Merzario que largou muito bem em 7º ganhando 3 posições. À esquerda vemos Jackie Stewart que vem no bolo. Quem não largou bem foi José Carlos Pace que de 5º está em 7º. Atrás do Moco vem o argentino Carlos Reutemann, François Cevert, Mike Haillwood e o surpreendente Mike Beutler.
No dia 9 de setembro de 1973, durante a disputa do GP da Itália em Monza, o piloto escocês Jackie Stewart conquistou pela 3ª vez o campeonato mundial de fórmula, antecipadamente, quando faltavam mais duas corridas para o encerramento da temporada. Foi uma conquista memorável, já que Stewart teve um pneu furado na 8ª volta da corrida, e após a troca que demorou por volta de 40 segundos entre parada, troca do pneu e retorno `a pista, Jackie recomeçou a sua recuperação na 20ª posição. Ao fim das 55 voltas, ele estava na 4^ posição para somar os pontos suficientes e sacramentar o seu tricampeonato. Logicamente que não podemos deixar de frisar a estranha vamos dizer assim "ajuda" da equipe Lotus que era a grande rival na disputa do título, e que através do seu fundador Colin Chapman, não deu a ordem para que Ronnie Peterson o líder deixasse Emerson Fittipaldi passar e assim ainda ter chances de conquista do Bi campeonato se vencesse na Itália, Canadá e Estados Unidos, as três corridas que fechariam a temporada. Emerson ficou furioso e falou em alto e bom som que em 1974 não correria pela Lotus. Na versão da popular "rádio peão" comentava-se que Chapman nutria uma certa preferência por Ronnie Peterson. O mais estranho de tudo isso é que Chapman simplesmente não queria acreditar que perderia Emerson para a McLaren em 1974 e segundo o próprio Emerson Fittipaldi, Colin teria oferecido um cartão de crédito com valor altíssimo para que o brasileiro continuasse na Lotus.
Jackie Stewart comemora a conquista do tri ainda no cockpit do Tyrrell. Seus 3 títulos mundiais foram conquistados antecipadamente. Os de 1969 e o de 1973 em Monza. O de 1971 uma corrida antes na Áustria.O escocês foi um tremendo bota.
Emerson e Peterson conversam sobre acertos das Lotus. Emerson não culpou Peterson pelo ocorrido.
José Carlos Pace com modificações na entrada de ar de admissão do motor de seu Surtees a lá Lotus 72 que por coincidência o segue com Ronnie Peterson no volante. Moco treinou muito bem cravando o 5º tempo. Na corrida teve problemas com os freios e abandonou.
Moco fazendo a parabólica. Treinou bem e infelizmente abandonou cedo devido aos freios, que falharam e ele ralou na guia da chicane furando o pneu dianteiro.
Peter Revson conseguiu mais uma boa colocação com o McLaren M23. Terceiro lugar.
O bicampeão Graham Hill terminou na 14ª posição após largar em 22º lugar. Boa corrida do veterano piloto.
O belga Jacky Ickx não queria correr pela Ferrari. No fim largou numa distante 14ª posição e terminou em 8º . Corrida burocrática do belga, totalmente desmotivado com o carro.
Wilsinho Fittipaldi, aqui treinando com o Brabham reserva. O Tigrão abandonou cedo com pane nos freios.
O suíço Clay Regazzoni voltou a ter problemas com a BRM. As revistas da época relatam que ele discutiu um monte com o Louis Stanley, e aí durante o final de semana ele praticamente acertou o seu retorno à Ferrari.
François Cevert treinou mal, largando na 11ª colocação. Fez boa corrida finalizando na 5ª posição ao ceder o 4º posto para o companheiro Jackie Stewart. Essa atitude mostra como deveria ter feito também a Lotus que não deu a ordem de troca de Peterson e Emerson.
Jackie Stewart já correndo na 4ª posição à frente de Cevert que o segue na foto. O "vesgo" ficou com a melhor volta da corrida. Novo recorde para Monza.
Emerson Fittipaldi passando pela famosa placa de propaganda de Monza.
Emerson Fittipaldi ficou muito decepcionado com o comportamento de Colin Chapman. Após a ordem no GP da Áustria, Chapman simplesmente não deu a ordem para troca de posições e assim permitindo que Jackie Stewart ganhasse o título em Monza.
O escocês Jackie Stewart recebe a bandeirada completando a prova na 4ª colocação . Graças à estranha atitude de Colin Chapman. Stewart sagra-se tri campeão.
E assim foi escrita mais uma importante página no automobilismo mundial.
Há 50 anos.
Ronaldo Nazar
No intervalo dos treinos , houve uma corrida de pedestrianismo com obstáculos ao redor da pista de Monza. James Hunt chegou na 2ª posição. Viram como a bebida faz bem??? Kkkkk
Tio Frank e seus dois mecânicos comemoram a vitória do chefão da Williams , que na época chamava-se Isso Marlboro...
Tio Frank e seus dois mecânicos comemoram a vitória do chefão da Williams , que na época chamava-se Isso Marlboro...
Nessa foto vemos James Hunt à direita. Atrás sem camisa é Wilson Fittipaldi que é seguido pelo vencedor Frank Williams. Wilsinho chegou bem atrás, pregado...
Nessa foto vemos James Hunt seguido por Jackie Stewart com a camiseta a Tyrrell. Stewart foi um bom 6º colocado.
Essa corrida custou caríssimo ao Chapman. E mais caro ainda ao Peterson. Os dois perderam ao Emerson, um acertador de carros, que levou sua competência para a McLaren ganhar seus dois primeiros títulos mundiais (Emerson, 1974; Hunt, 1976, com o carro que o Emerson arrumou).
ResponderExcluirFicaram com o Peterson, o mais veloz, mas quem ia ajustar o carro? Que ia desenvolver a nova e linda Lotus 74 (que nunca deu certo) ?
Em 1976, no Gp do Brasil, Mario Andretti tira o Peterson da corrida (tem no youtube o Andretti se desculpando, nos boxes) e Peterson dá uma de Emerson: vai embora. Para a March...
Em 1977, Peterson protagoniza fotos lindas no Tyrrell de seis rodas. Só isso.
Volta para Chapman em 1978, mas para ser o escudeiro de Andretti, papel que ele desempenha lindamente.
Andretti é o campeão e, no dia do título, Peterson bate feio. No dia seguinte, Peterson morre por erro médico hospitalar. A comemoração do Andretti fica funesta.
E tudo isso começou no GP da Itália de 1973, que essa linda reportagem do Nazar está publicada aqui no Histórias.
Valeu, Rui! Parabéns, Nazar!
Obrigado Walter, o Caranguejo escreveu sobre a saga de Ronnie... https://ruiamaraljr.blogspot.com/2011/06/entre-o-triunfo-e-o-desastre-19731978.html
ExcluirOlá, qual erro foi cometido no Ronnie? Sempre soube que foi embolia provocada por coagulo em decorrencia das fraturas.
ResponderExcluirDepois do comentário do Walter comecei à lembrar de alguns comentários da época, não lembro bem, disputas entre médicos, demora em opera-lo, algo do gênero.
ExcluirPacientes com fraturas múltiplas têm um risco altíssimo de embolia e requerem tratamento específico; se falha o tratamento, pode ocorrer a embolia com efeito fatal.
ResponderExcluirPeço licença ao Rui para compartilhar alguns 'links' sobre o assunto: https://it.wikipedia.org/wiki/Ronnie_Peterson#:~:text=Non%20%C3%A8%20stato%20mai%20chiarito%20se%20sia%20stata%20proprio%20l%27embolia%20a%20causare%20la%20morte .
http://atlasf1.autosport.com/2000/ita/preview/peterson.html#:~:text=At%20close%20to%20four%20o%27clock%20in%20the%20morning%2C%20Professor%20Watkins%20received%20a%20call%20informing%20him%20that%20Peterson%27s%20condition%20had%20worsened.%20By%20the%20time%20he%20reached%20the%20hospital%2C%20Peterson%20was%20clinically%20brain%2Ddead%3A%20he%20had%20died%20from%20a%20fat%20embolism%20%2D%20a%20fairly%20rare%20condition%20that%20can%20follow%20fractures%20of%20the%20thigh
https://www.formulapassion.it/motorsport/storia/pillole-f1-glen-1978-piloti-contro-patrese-morte-peterson-monza#:~:text=Ronnie%20mor%C3%AC%20per%20embolia%20lipidica%20e%20ci%20furono%20polemiche%20nei%20confronti%20dello%20staff%20medico%20dell%E2%80%99ospedale%20milanese
https://www.poleposition.ca/actualite/2021/09/08/tragedie-a-monza-en-septembre-1978-ronnie-peterson-decede-des-suites-dun-accident-au-depart-du-gp-ditalie/#:~:text=Peterson%20est%20reconduit,sont%20d%C3%A9sormais%20irr%C3%A9versibles
Affreusement touché aux jambes, le Suédois décéda le lendemain d'une embolie. Selon toute vraisemblance, l'opération fut précipitée pour lui permettre de piloter à nouveau, comme il en fit la demande le soir de l'accident.