A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 22 de maio de 2023

Mr. Monaco - por Ronaldo Nazar

 

1969 - Recebendo o troféu de  Rainier III.

18 de maio de 1969. 

Na disputa do GP de Mônaco o bicampeão mundial Graham Hill vence no principado pela 5^ vez. Daí veio o "apelido" Mister Mônaco. Essa foi a última vitória do londrino em provas válidas pelo campeonato  Mundial. Foi também a 1^ vitória de um piloto usando o capacete inteiriço, que cobre toda a cabeça na F1.O recorde de Hill perdurou até 1993, quando Ayrton Senna venceu lá pela 6^ vez. Recorde que perdura até hoje. Hill por sua vez segue sendo o único piloto que conseguiu vencer a tríplice coroa.GP de Mônaco, 24 hs de Le Mans e as 500 milhas de Indianapolis.

1963 - A primeira vitória com BRM P57, seguido de Clark com Lotus 25, .
1964 - BRM P261, 3º no grid e melhor volta na corrida.
1965 - BRM P261, com pole e melhor volta.
1968 - Lotus 49B com pole.
1969 - Lotus 49B com o #1 de Campeão do Mundo.
1969 - Seguido por Beltoise com Matra MS80.
1966 - Vitória em Indianapolis 500.
24 Horas Le Mans 1972 - Hil/Pescarolo  Com Matra-Simca MS670.
Na chuva!


Ronaldo Nazar

 







 


























2 comentários:

  1. Graham Hill é único. tem que ser cantado e louvado.

    Eu o vi na pista pela primeira vez em 1972. Achei que era apenas um velhão. Ledo engano...

    Hill é o ÚNICO em tantas décadas de automobilismo, a conquistar a tríplice coroa, como nos contou o Nazar.

    Hoje em dia, muitos poderiam consegujr o feito (Andretti,?Emerson?) Mas só Hill conseguiu. E, de lambuja, tem um filho campeão do mundo.

    Hill, como Jose Carlos Pace, morreu de acidente de avião, num acidente que também matou sua equipe e a poderosa revelação, Tony Brise.

    Teve ainda a ventura de andar em coisas especiais, como um Lotus movido a trubina. E a fantástica Matra com seu V12 sinfônico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Walter, já contei aqui e acredito que p/ vc, vinha andando nos boxes com o Expedito e uns metros à nossa frente aparece primeiro o sorriso, depois o bigode, as pernas tão tortas quanto as do Mané, macacão já bem usado. Nós o saudamos e o sorriso se ampliou...Depois encontrei com ele várias vezes na quele torneio de F.2, sempre com o sorriso, não pedi autógrafo nem fotografei, outros tempos, saudades!

      Excluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr