A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 18 de fevereiro de 2023

Radio Paddock

 

Tomando o S...

O ano não lembro, 1978/79 ou 80, tinha o carro, dois ou três motores feitos pelo Chapa – Flávio Cuono - e todo resto, mas não tinha a mínima vontade de correr, porem tinha e ainda tenho os amigos  e eis que chega em casa o Adolfo – Cilento Neto – e diz “vamos, você vai correr!”, juntou-se a nós o Ricardo – Bock – e o Celso que seria o mecânico.

O regulamento da Divisão 3 dizia que os escapamentos dos VW não poderiam exceder um certo tanto da carroceria, acontece que os escapamentos 4 x 1 onde as quatro saídas de escape juntavam-se em uma única saída sempre excediam essa medida, o mesmo com os cruzados se bem que menos.

No treino da sexta feira num comunicado nossa Federação alertava para este fato, e a Radio Paddock já tocava alto, quem não estivesse no padrão não largaria.

Serrar um escapamento não é só pegar uma serra e tirar um tanto, a harmonia do conjunto vai-se embora, muda tudo.

Adolfo e Ricardo, que mais tarde viria a se tornar o grande mestre da engenharia automotiva, conversando chegam a um consenso a uma ideia “genial”, soldar uma lata na traseira para que os escapes ficassem “dentro do regulamento”.

No sábado quando chegamos a gozação foi total, “é um aerofólio?” foi o que mais ouvimos, fora outras chacotas. Foi aí que resolvemos largar com ela, já que ninguém respeitou o comunicado pois seria muito difícil que mais de trinta carros se adaptassem a ele, coisa que nunca ocorreu.

Notem que a maravilhosa peça de engenharia foi feita para um escapamento 4 x 1 mas estou usando o cruzado, não me perguntem porquê.

Lembrei agora, a lata era azul! 

Aos queridos amigos Adolfo, que já nos deixou, e Ricardo, um irmão sempre presente.

 

Rui Amaral Jr




4 comentários:

  1. Legal demais, ALICA-MESTRE!!! A criatividade tá no DNA do brasileiro!
    Abraçalhão

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    1. Verdade verdadeira Alica!!! Vou continuar escrevendo alguns posts com o titulo "Radio Paddock" sempre que lembrar de algo parecido, vc podia escrever também, só não fala mal de mim!rsrsrrsr Putabraçalhão!

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  2. O episódio é uma aula de direito: tem uma regra, a autoridade avisa que vai cumprir e... não cumpre. Pronto: acabou a autoridade. Não acabou a lei, acabou a autoridade, o que é muito pior.
    O senso comum acredita que muitas regras geram muita organização, mas isso é uma bobagem grande: menos regras é sinal de mais ordem. Tem uma 'lei ideal' que a gente deveria defender: Art. 1o. Cumpram-se as leis em vigor. Art. 2o. Revogam-se as disposições em contrário.
    Vejam o caso do escapamento: sempre 'sobrava' na traseira dos Fuscas. Nos Opala e Maverick, na minha memória, saiam para o lado (o motor era dianteiro). Mas nas Brasílias também sobravam na traseira (que o digam Ingo Hoffmann e Janjão Freire).
    Confinar os dutos de escape à área coberta da carroceria tinha pouco sentido (poderia ter um limite em centímetros, para extravasar, com segurança) e gerou esse aerofólio maluco.
    Quem sabe seja a primeira vez que algum usa o ar quente dos escapes, com efeitos aerodinâmicos, antecipando os Red Bull e outros do Século XXI...

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    1. É triste Walter! Meu amigo/irmão Turito - Arturo Fernandes - na verdade foi tri-campeão brasileiro da D3 mas para sua mágoa o último dos titulos ficou sub judice por 40 anos e ele se foi sem ter a devida resposta.
      O grande problema do cano saindo muito da carroceria é a segurança, a lata da porta de meu VW e dos outros era uma lata finíssima e apesar de passar uma barra do Sto Antonio na altura do banco qualquer panca que outro carro viesse de traseira o cano alcançaria o piloto. Alguns pilotos maldosos, principalmente em carros com motores dianteiros, com um simples toque podiam danifica-los, e o faziam.

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Rui Amaral Jr