Sempre bem assistido!
No ano anterior François já estava entre os melhores do mundo, havia vencido seu primeiro Grand Prix em Watkins Glen, sendo terceiro no mundial de Formula Um, atrás de seu parceiro de equipe Stewart e do veloz Ronnie Peterson. Estava inscrito pela Matra, no fatídico 1.000 KM de Buenos Aires mas não correu, sua dedicação a F.Um foi total, era o preferido de Ken Tyrrel para o lugar de Stewart, quando este parasse.
Agora era hora de colocar no bolso os lucros de uma fantástica carreira. Contei vinte e nove corridas dele em 72, doze na F.Um, onde foi quinto no campeonato, sete na CanAm pela equipe Young American Racing pilotando o McLaren M8F Chevrolet de 8.000cc. Uma na Itália onde com seu parceiro Stewart pilotou um Ford Capri, e as demais pela Matra Simca no Mundial de Endurance.
Com bons resultados em todas categorias foi na CanAm com este McLaren das fotos que venceu sua única corrida no ano, em Donnybrooke.
Liderando um Porsche - Foto enviada por meu amigo Zé Carlinhos.
1972 foi o ano em que a equipe Penske, com o Porsche 917/10 desbancou o domínio de cinco temporadas da McLaren. A primeira corrida do ano em Mosport foi vencida por Denny Hulme, com a McLaren M20, que venceria também a terceira em Watkins Glen. Depois foram as vitórias arrasadoras da Penske com os 917/10 pilotados por Mark Donohue e George Follmer o campeão.
Em Donnybrook Cevert largou com o sexto tempo,. atrás dos dois carros da Penske com Donohue e Follmer, das duas McLaren de Hulme e Revson e o Porsche 917/10 de Milt Minter.
Na briga de gigantes os dois carros da McLaren ficaram pelo caminho, assim como o 917/10 de Donohue.
François venceu à frente de Milt Minter, Jack Oliver com o Shadow MK III Chevrolet e o 917/10 de Follmer.
No campeonato Follmer teve o dobro de pontos do segundo Hulme, era o Velho Urso que mesmo com um carro inferior mostrava suas garras. Milt Minter empatado com Hulme foi o terceiro e Donohue o quarto. Terminando Cevert em quinto, atrás apenas dos fabulosos 917/10 e de toda experiência de Hulme, bicampeão da categoria.
pesquisa e fotos
Grande registro Rui, François era realmente talentoso, talvez o maior piloto que a França já produziu. Watkins Glen conheceu a sua glória e sua morte!
ResponderExcluirDiscreto na pilotagem era muito rápido, um grande piloto.
ExcluirAbração
Esses carros eram mais rápidos que os F1.
ResponderExcluirA pole da CanAm em Watkins Glen / 1972 foi 1'39" e a da F1, mesma pista, mesmo ano, foi 1'40".
Imagino a diferença entre um F1 de 3litros e um CanAm de 8 litros: talvez fosse como ir do Dodge Dart para o Fusca de Div. 3, não sei bem...
Veja Walter, os motores da CanAm eram os big bloc americanos, a maioria com 8.000cc, eram motores com comando no bloco mas mesmo assim geravam mais de 600 hps, já os 917/10 usavam os motores Porsche de 5.000cc com duplo comando no cabeçote e nesta fase já com dois turbocompressores, já chegavam a 800/900 hps! Já escrevi sobre o 917 >>> https://ruiamaraljr.blogspot.com/2013/01/917.html . Vou escrever sobre os 917/10 e 30...
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