A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

GP DOS EUA 1979 - Watkins Glen

 Nelson a BT49 e o capacete branco!

1979 os campeonatos da Formula Um estavam decididos quando chegaram à Watkins Glen a derradeira corrida, Jody com a Ferrari 312 T4 já era o Campeão do Mundo e a Ferrari Campeã dos Construtores depois de vencer seis vezes na temporada três com Jody e após W.Glen três com Gilles. Mas um carro já vinha despontando para para 1980, era a equipe de Frank Willians  com um patrocínio forte, um bom carro e um piloto raçudo que neste ano havia vencido quatro vezes...a dupla imbatível; Alan Jones e a FW07, com a qual o grande Clay Regazzoni havia vencido a primeira corrida para a Willians no GP da Inglaterra em Silverstone.  
Depois da vitória de Clay o que se viu foi só a FW07 vencendo...venceu em  Hockenheim,Zeltweg e Zandvoort com Jones, depois Jody venceu em Monza vencendo o campeonato e novamente Jones venceu em Montreal.
O final de semana em Watkins Glen foi complicado, choveu na sexta e sábado com o tempo seco Alan Jones e a Willians FW07 enfiou apenas 1 30/100 sobre Nelson e a Brabham BT49 o segundo no grid...
Na largada Gilles toma a ponta seguido por Jones, Nelson Piquet fica muito atrás pois largou com pneus para pista seca...Gilles dominou de ponta à ponta chegando 50 segundos à frente do segundo...Jones abandonou com problemas na suspensão  e Piquet, com este capacete que vemos na foto, depois de uma bela corrida abandonou com problemas de motor não sem antes fazer a melhor volta da corrida!


   Gilles
Jones
Reutemann
John Watson MacLaren dá uma carona ao Cadango que estava com este capacete branco...

CLASSIFICAÇÃO FINAL




Ao amigo Ararê

Rui Amaral Jr

PS: Em um bate papo com meu amigo Alvaro Guimarães comentávamos sobre capacetes e macacões da época...vejam que Piquet já um piloto consagrado estava com o macacão sujo e um capacete que sabe-se lá onde arranjou...ele ainda lembrou de um dia em Interlagos quando no box viu o capacete de Graham Hill com a viseira quebrada na ponta. Hoje os pilotos saem limpinhos dos carros têm um montão de capacetes e macacões!   
...esqueci...meu amigo Marcelo Indy acertou!


2 comentários:

  1. 1979 era a transição da F1 de Emerson, Lauda. Peterson para a F1 de Jones, Piquet e Villeneuve.
    Era uma f1 profissional, comercial, em que a guerra dos 'cartolas' e dos construtores geraria o fiasco de corridas como África do Sul 1981 e San Marino 1982.
    Mas era competição de carros e pilotos. Os carros eram mecânicos e os pilotos eram homens.
    Dos oito que o Rui listou acima (classificação do Gp de Watkins Glen), três morreram na pista.
    Por isso, os carros tinham graxa e os pilotos se sujavam na graxa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...e os pilotos tinham um macacão e capacete e principalmente quem acelerava eram seus pés direitos nunca os assessores de imprensa!

      Um abração Walter

      Excluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr