Muito bem, tigrada. O
carro em questão é o Stein Porsche Twin, uma tentativa feita na década de
sessenta de promover o encontro do célebre fabricante alemão e as
tradicionalíssimas 500 Milhas de Indianápolis. Uma semana atrás, o meu amigo
Luiz Carlos Dias, da boa cepa dos kartistas cariocas, me questionou sobre esse
carro e ao fazer a pesquisa sobre o mesmo, achei sua história interessante, o
bastante para ganhar espaço neste prestigiado Blog.
All Stein em sua criação.GettyImages
O Stein Porsche Twin,
surgiu da mente criativa do ex-piloto de Midgets da Califórnia, Albert Stein.
Estávamos no ano da graça de 1966 e Al Stein queria requentar uma velha idéia
dos ovais, o roadster com dois motores. Stein até chegou a pensar em alguma
configuração mais convencional, mas um amigo da Europa, ofertou-lhe três
motores Porsche 2.0 litros, que custariam menos que um único propulsor ianque.
Al visualizou seu carro explorando o baixo centro de gravidade dos motores
planos, mais a vantagem adicional da tração nas quatro rodas. A bizarrice teria
um motor dianteiro...e outro traseiro. Foi acrescentado um par de transmissões
da Lancia, os tradicionais freios Girling e um conjunto de rodas de magnésio.
Para projetar o Porsche Twin, foi chamado Joe Huffaker, que criaria um chassi
para reunir essa parafernália toda. Só faltava o piloto...
Talvez Stein, um cara
das pistas, tenha pensado seriamente em conduzir o Porsche-Twin, mas ele
resolveu chamar alguém do ramo, Bill Cheesbourg, que estivera ativo no oval de
Indiana na década passada. Porém durante a qualificação, Cheesbourg não passou das 149 milhas
por hora, além da equipe perder muito tempo realizando reparos no carro. A
qualificação não veio e apesar da promessa de Al Stein, de retornar ao
Brickyard em 67, suas novas negociações com a Porsche não deram certo. Sem
novos apoiadores para o projeto, o carro foi desmontado e vendido por partes e
por muito tempo não se falou dele.
CARANGUEJO
Oferecido ao Luiz
Carlos Dias, responsável pela redescoberta do Porsche Twin.
Olá amigos,
ResponderExcluirOutro detalhe interessante nos dois motores Porsche 911: O dianteiro manteve a turbina de refrigeração. Já o traseiro aparenta ter sido retirada a turbina e colocados dutos de refrigeração diretamente nos cilindros, como na nossa Super-Vê.
luizborgmann
Olá, grande Borgmann.
ExcluirQuem sabe o que Stein obteria se fechasse o esquema para fornecimento
com a Porsche; ou contasse com outro piloto que não Bill Cheesbourg.
Abraço
Caranguejo
Dos motores Porsche? Tremendo!
ResponderExcluirFelicitaciones Luiz, Rui y Caranguejo!
Abrazos!
Sim Juan, um abração!
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