A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Estilos...


 Hulme
 McLaren ou Amon?
 Surtees

 Hill
 Rindt
Clark

Outro dia arrumando minhas bagunças encontrei um caderno de desenhos onde em 1966, aos 13/14 anos, colava minhas fotos prediletas tiradas das revistas que lia, sempre pensei que estas fotos fossem de alguma Auto Esporte, então uma revista de primeira, e que lia com avidez, agora folheando antigas Quatro Rodas encontrei sem querer o artigo na edição de Setembro de 1966, aproveitei e digitalizei a foto de Jimmy Clark que estava perdida do tal caderno.
Relendo logo descobri que certamente tal artigo não foi escrito por meu amigo Expedito Marazzi pois ele com todo seu conhecimento e competência na certa compararia os estilos por outro ângulo; o de quem também “andava” lá dentro!
1966 foi um ano complicado em que a F.Um estrearia o novo regulamento com motores de três litros aspirados e as equipes procuravam alternativas entre os fornecedores já escrevi aqui sobre. 
A Brabham desenvolveu seu próprio motor, um V8, com o pessoal da Repco, BRM e Lotus usavam motores vindos da F.2 ou da série da Tasmânia com cilindradas aumentadas, a Cooper tentava com o pesadíssimo motor Maserati V12 e a McLaren com o pesado e de alto consumo Sereníssima.
Nas fotos 1, 4 e 6 notem que os carros de Hulme, Hill e Clark, o primeiro com o V8 que levaria Black Jack ao titulo de 66 e ele mesmo ao de 67, Hill com o carro do ano anterior e Jimmy e a Lotus 33 campeonissimos em 1965, estão muito mais acertados e fora Clark fazem a tangencia da curva com um leve sobresterço, enquanto nas fotos 2, 3 e 5 cujos carros levavam os pesados motores Maserati e Sereníssima estão num nítido substerço, saída de frente, apesar do que narra o autor do texto sobre a foto 2.
Na foto 2 uma curiosidade, apesar do texto afirmar ser Bruce o capacete é de Chris Amon, acredito que já mostrei esta foto aqui e alguém afirmou ser Bruce mesmo pilotando para uma cena do ótimo filme Grand Prix com o capacete de Chris, o interessante é que das seis fotos a 2 é que tanto sendo um como outro foram os únicos que não foram campeões...foram campeões sim, apenas não chegaram ao titulo!

Aos grandes pilotos que mostraram nas pistas sua arte.

Rui Amaral Jr  


digital



4 comentários:

  1. Se são fotos do GP da Grã-Bretanha/66, é o Bruce quem está "na boléia". Os produtores do filme Grand Prix convenceram outros pilotos a dublarem Pete Aron, incluiindo Bruce, que cedeu também o McLaren M2B para ser a Yamura de Aron. Em 66, Amon não teve muita sorte (ora vejam). Estava pronto para ir para a Cooper quando John Surtees foi para lá depois de brigar com o perfumista Dragoni. E ficou sem carro.
    Caranguejo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A matéria não menciona a pista Caranguejo, conta então p/ nós o imbróglio Amon/Surtees em 66.

      Um abraço

      Excluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr